Corte bordado remove as pontas duplas sem alterar o comprimento dos cabelos

A técnica é antiga, mas ganhou “nova cara” com o uso de aparelho específico nos salões de beleza

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Para quem deseja ter cabelos longos, cortar os fios – ainda que “só um dedinho” – costuma ser um pesadelo! Mas, ainda assim, faz-se necessário, já que, a maioria das pessoas sabe: é preciso se livrar das pontas secas para garantir cabelos aparentemente saudáveis e até mesmo para possibilitar o crescimento dos fios.

Mas, de um tempo para cá, uma “nova técnica” tem chamado a atenção e conquistado especialmente aquelas pessoas que não gostam muito de mexer no comprimento dos cabelos. O corte bordado promete acabar com as pontas duplas e reduzir problemas como o frizz, deixando os fios mais bonitos, sem que seja necessário optar pelo corte tradicional com tanta frequência.

Na verdade, a ideia em si é bastante antiga, utilizada desde a antiguidade quando as pessoas dividiam os cabelos em mechas e, com paciência, iam removendo apenas as pontas duplas ao longo de todo o comprimento dos cabelos com uma tesoura fina. Porém, a técnica recentemente ganhou cara nova, com o uso de um aparelho específico, que facilita e muito o processo.

Carlos Ferreira, hairstylist do Up Hair Make Up de São Carlos (SP), explica que o corte bordado é uma técnica desenvolvida para remover as pontas duplas em todo o comprimento do fio. “O aparelho utilizado de forma geral é o Split End Hair Trimmer. Aparentemente se assemelha com uma piastra (chapa) e a maneira para manusear também é igual. Porém, sem a interferência do calor”, diz.

O hairstylist destaca que o corte bordado tem diversos diferenciais, dentre eles, a remoção das pontas duplas, dos fios arrepiados e secos. Quer saber mais sobre esta técnica inovadora? Confira todas as informações!

Leia também: 10 segredos para ter um cabelo comprido e lindo

Corte bordado: como ele funciona?

Foto: iStock

Confira como funciona o corte bordado na prática, de acordo com o hairstylist Ferreira:

  • O corte bordado ocorre no salão e a cliente deve chegar ciente dos benefícios e bem informada em relação à técnica.
  • O cabelo é lavado normalmente.
  • O cabelo é seco e escovado, alinhando-o em fios retos, para assim facilitar a identificação das pontas duplas e estragadas. “Dessa forma, conseguimos um melhor resultado e a máquina de corte bordado consegue percorrer todo o fio com maior facilidade”, diz o hairstylist.
  • O cabelo é dividido em mechas, para facilitar a passagem do aparelho.
  • O aparelho, que é semelhante a uma chapinha, mas conta com pentes niveladores entre as lâminas, é passado em cada mecha de cabelo quantas vezes o profissional julgar necessário, removendo assim as pontas duplas e fios quebrados ou “rebeldes”, sem alterar em nada no comprimento.

Ferreira explica que a durabilidade do corte bordado chega a três meses. Mas, vale destacar que, apesar dos benefícios da técnica, o corte bordado não exclui a necessidade do corte tradicional (ainda que ele possa ser feito com menor frequência).

Como fazer o corte bordado em casa

Algumas pessoas têm optado por fazer o corte bordado em casa, mas não necessariamente utilizando o aparelho próprio para isso. Confira como é possível aplicar essa técnica em casa:

Tirando as pontas duplas do cabelo, por Júlia Doorman

Ela gasta cerca de 30 minutos para fazer este tipo de corte, que é feito de forma simples com uma tesoura, embora exija paciência. Entenda o passo a passo assistindo ao vídeo.

Leia também: Cortes de cabelo feminino: 200+ fotos lindas e inspiradoras

Corte bordado em casa?, por Amanda Domenico

Para fazer este tipo de corte, o cabelo deve estar limpo, seco e liso, para que seja possível visualizar as pontas duplas. Depois, as etapas são simples. Confira o vídeo para aprender!

Corte bordado sem tirar o comprimento do cabelo, por Letícia Sally

A proposta é deixar o cabelo crescer forte, sem pontas duplas e sem ficar ralo. Você precisará apenas de uma toalha, uma tesoura e muita paciência! Assista ao vídeo para ver os detalhes.

O hairstylist Carlos ressalta, porém, que não é indicado aplicar essa técnica em casa sem o auxílio de um profissional experiente. “Fazendo em casa o corte bordado você pode correr o risco de quebrar o cabelo e fazer muitas falhas em todo o comprimento”, diz. Esse cuidado vale especialmente no caso de se usar o aparelho específico para corte bordado.

Vantagens do corte bordado

Foto: iStock

Quer saber se vale a pena investir no corte bordado? Confira abaixo suas vantagens:

  • O especilista destaca que a técnica ajuda a acabar com o problema do frizz nos cabelos e o resultado são fios mais soltos, com muito mais brilho e uma aparência supersaudável;
  • O corte bordado, lembra Carlos, não altera o comprimento e o corte do cabelo;
  • O hairstylist comenta ainda que, com o corte bordado, os fios desembaraçam com mais facilidade e que ele também previne o afinamento capilar;
  • Para as cacheadas, o corte bordado deixa os cachos mais definidos;
  • A técnica pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo e não tem nenhuma restrição, pois só traz benefícios para a saúde capilar.

Vale destacar que, para usufruir dos benefícios que oferece, o ideal é fazer o corte bordado em um salão da sua confiança. O preço costuma variar entre R$ 70 a R$ 150.

Leia também: 25 dicas espertas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

Agora você já sabe que é possível reduzir o frizz e as pontas duplas sem alterar o comprimento dos cabelos com esta técnica relativamente simples, mas que faz toda a diferença!

Dicas pela Web
Comentários