Moda e Beleza

6 produtos incríveis para cuidar do seu cabelo 4c

Adriana Suelen

Atualizado em 13.07.22

Você sabe como identificar um cabelo de curvatura 4c? Tem dúvidas de como cuidar dos cabelos crespos? A seguir, a cabeleireira Viviana Silva, especialista em saúde capilar e cachos explicará tudo sobre o cabelo 4c, suas características e os melhores produtos. De bônus, confira também uma lista com penteados e cortes para se inspirar!

Publicidade

Identificando o cabelo 4c

Ao contrário do senso comum, cabelo cacheado não é tudo igual! Segundo a cabeleireira Viviana Silva, “os fios cacheados possuem várias espessuras, curvaturas e formas, que são resultado da grande miscigenação existente no Brasil”. Para tratar melhor cada tipo de cabelo, os especialistas desenvolveram uma classificação para as mechas, que varia de acordo com a definição de cada fio, sendo os cabelos tipo 4 crespos, crespíssimos ou afro

As madeixas 4a são cachos mais fechados e bem definidos, enquanto os 4b apresentam um grande volume e fios unidos, porém, ambos são cabelos que sofrem com a fragilidade e ressecamento, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar nas extremidades do fio. O cabelo 4c é ainda mais volumoso que seus antecessores, compartilhando das mesmas vulnerabilidades. De acordo Viviana, os cabelos crespos são mais finos e frágeis devido a sua forma espiralada, que prejudica a distribuição da queratina nos fios.

Características deste tipo de cabelo

Como já visto, cada tipo de cabelo requer cuidados e produtos específicos. O cabelo 4c, por exemplo, possui algumas características que pedem um olhar especial ao fio. Vejamos algumas delas:

  • Formato de Ziguezague: segundo a especialista, este padrão contribui para a formação de cachos quase imperceptíveis, sendo necessário uma texturização para maior definição do fio;
  • Fator encolhimento: Viviana explica que devido ao seu formato de ziguezague, o cabelo 4c possui um alto fator de encolhimento;
  • Poroso: por possuir poucas glândulas sebáceas, geralmente as madeixas crespas são mais porosas, necessitando de um cuidado especial na hidratação, como citado pela cabeleireira;
  • Frágil e quebradiço: conforme Viviana, o cabelo 4c também têm poucas camadas de cutículas, resultando em mechas mais frágeis e quebradiças;
  • Fino e seco: além das características citadas acima, o crespo 4c geralmente é fino e seco, favorecendo a formação de nós nos fios e maior frizz.

5 produtos essenciais para o cabelo 4c:

Tendo em vista as características do cabelo 4c, os fios crespos necessitam de tratamento exclusivo. Por isso, Viviana indicou alguns itens que podem ajudar nesse processo:

  • Óleos vegetais: Viviane explica que a umectação capilar é uma grande aliada das cacheadas! Por isso, utilize de óleos vegetais (como os de coco ou rícino, por exemplo) para garantir a nutrição das madeixas;
  • Shampoos com ação hidratante: escolher o shampoo certo faz toda a diferença na hora de evitar o ressecamento, conta a especialista. Por isso, prefira produtos que possuam em suas fórmulas óleos e manteigas vegetais, que são componentes hidratantes e nutritivos;
  • Máscaras de hidratação potentes: por serem naturalmente ressecados, os fios crespos necessitam de hidratação profunda por pelo menos uma vez na semana. Assim, a cabeleireira indica a utilização máscaras consistentes, com componentes ricos em em manteigas e óleos vegetais;
  • Leave-in: para conservar a hidratação das etapas anteriores e dar mais brilho ao cabelo, a dica de Viviane é usar e abusar do leave-in! Além de ser um ótimo aliado na finalização, o produto ainda ajuda a proteger os fios e é uma boa pedida nos dias de day-after;
  • Geleias e Gelatinas: na hora de finalizar as madeixas, geleias e gelatinas podem auxiliar na definição dos cachos – se for a sua intenção. Mas a especialista lembra que é preciso usar a quantidade de produto na medida certa para não prejudicar os fios!

Para além dos produtos, a forma de lidar com seus fios é muito importante para ter um cabelo saudável. Veja agora algumas dicas de como fazer isso.

Como cuidar do cabelo crespo

Para te auxiliar nos cuidados com os fios, confira uma seleção de vídeos que ensinam cuidados e tratamentos para cabelo 4c:

Publicidade

Aprenda a fazer uma finalização de milhões no cabelo 4c!

Tem dúvidas ou dificuldades na hora da finalização? Este vídeo irá te ajudar! Nele, Juliana Luzie ensina como fazer para ter um cabelo com definição e volume, dividindo mecha por mecha e fazendo a fitagem.

Use e abuse dos acessórios no cabelo 4c

Que tal dar um up no visual? Acessórios são os itens perfeitos para esbanjar personalidade e incrementar seu look. Nesse vídeo, Monalisa Nunes apresenta algumas opções como tiaras, lenços e laços.

Tenha uma rotina de cuidados para seu cabelo 4c

Para manter um cabelo saudável e bonito é preciso ter uma rotina de cuidados! Nesse vídeo, Djamila Marcelino mostra sua rotina da semana, ensinando como revitalizar no day after, cuidados noturnos e etc.

Como escolher os melhores produtos para cabelo 4c

Para ter resultados incríveis, é preciso utilizar os produtos certos. Nesse vídeo, Marisa Lopes dá dicas de cremes, escovas e utensílios que ajudam na hora de finalizar o cabelo crespo.

Como lavar e pentear o cabelo 4c

A maneira de lavar e desembaraçar o cabelo influencia diretamente no resultado dos seus cachos! Nesse vídeo, Ana Lucia King mostra como ela faz esses processos utilizando de técnicas como pré-poo.

Publicidade

Pegou todas as dicas? Agora que você já sabe como cuidar do cabelo crespo, confira algumas fotos que podem te inspirar ainda mais!

20 inspirações de cortes e penteados para cabelo 4c

O cabelo 4c é muito versátil! Ele fica lindo com cortes curtos ou compridos, preso ou solto e com ou sem acessórios. Veja agora 20 fotos de cortes, cores e penteados que fazem sucesso nas madeixas 4c:

1. O cabelo 4c é poderoso!

2. E possui um charme incrível

3. Além de ser muito elegante

4. O cabelo 4c pode ser curtinho

5. E fica lindo grandão!

6. Perfeito com cortes tradicionais

7. Ou mais moderninhos

8. Combina com várias cores

Yolanda Mafuma

Publicidade

9. E expressa muita personalidade

10. Ressalta seu estilo

11. E fica bem de todas as formas

12. Combina com brincos grandes

13. E com os mais diversos acessórios

14. Trazendo a liberdade de ser quem você quiser

15. O cabelo 4c também fica lindo com penteados

16. Os mais diversos penteados!

17. E preso também

18. Fica maravilhoso de coque

19. Ou rabo de cavalo

20. Enfim, lindo de todas as formas, cores e tamanhos!

Agora que você já sabe quais são as especificidades do cabelo crespo, não deixe o seu sem a atenção necessária! Confira também algumas ideias de cortes de cabelo cacheado para arrasar

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!