Como tirar o sabor amargo da berinjela?

Se você já cansou de ver suas receitas com berinjela ficarem com sabor amargo, siga esta dica simples para ficar só com o lado bom dessa planta

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você sabia que a berinjela é um fruto? Pois é, isso também acontece com o tomate, a abobrinha, o pepino, o chuchu e o pimentão, que frequentemente são chamados de verduras ou legumes.

A explicação para isso é que, pela definição da Botânica, frutos são as partes da planta que contêm os ovários amadurecidos, onde se localizam as sementes – e é isso que acontece com a berinjela.

Talvez essa informação seja completamente nova para você, mas o que muito provavelmente não é novidade é o fato de que a berinjela às vezes fica com um sabor muito amargo, estragando nossas preparações.

Se você adora berinjela, mas acaba evitando o ingrediente por causa do sabor amargo, você precisa aprender a técnica a seguir para resolver este problema.

Saiba como tirar o sabor amargo da berinjela

Foto: iStock

Assim que escolher a receita que você vai preparar, separe um tempinho para realizar esse procedimento e se deliciar com o seu prato sem se preocupar com o sabor amargo.

Leia também: 10 substituições para tornar sua alimentação mais saudável no verão

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão

Como fazer

  • Corte a berinjela conforme requisitado pela receita
  • Misture o vinagre ou suco de limão na água e coloque a berinjela de molho por 20 minutos
  • Enxágue em água corrente

A técnica praticamente não dá trabalho nenhum, por isso vale muito a pena dedicar esses minutos a mais antes de executar a receita propriamente dita.

Benefícios da berinjela

Além de ser muito saborosa – depois que tiramos o sabor amargo, é claro –, a berinjela é um alimento com várias propriedades benéficas para a nossa saúde.

Redução do colesterol

Foto: iStock

Em testes com coelhos, a ingestão de berinjela reduziu as taxas de colesterol em 30%, mas esses resultados não foram observados em outros animais, como os ratos.

Nos humanos, existem relatos de que pessoas que consumem suco de berinjela têm seu nível de colesterol no sangue diminuído, mas as pesquisas ainda não são conclusivas. Quem sabe você esteja no grupo que pode se beneficiar dessa propriedade, não é mesmo?

Melhora da digestão

Foto: iStock

Por ser rica em fibras alimentares, a berinjela ajuda a dar a sensação de saciedade e melhora o fluxo no trato intestinal, facilitando o trânsito dos resíduos.

Leia também: 16 saborosas receitas de lasanha de berinjela para uma dieta low carb

Controle da diabetes

Foto: iStock

A berinjela é um bom alimento para o controle da diabetes do tipo 2 por ter baixo nível de carboidratos e ser rica em fibras. Além disso, o fruto também tem compostos químicos chamados fenóis, que colaboram para a manutenção do nível de glicose no sangue.

Proteção do cérebro

Foto: iStock

Por conter fitonutrientes e antioxidantes, a berinjela ajuda a proteger os neurônios contra a ação dos radicais livres. Além disso, a vitamina B6, também presente no fruto, ajuda a reduzir o cansaço mental e a regular o humor.

Prevenção contra o câncer

Foto: iStock

A casca da berinjela contém um antioxidante chamado nasunin, conhecido pelo seu grande poder de combater os radicais livres.

Ao impedir a oxidação das células, o nasunin previne a formação de células cancerosas e, consequentemente, o desenvolvimento de tumores.

Vale lembrar que as pesquisas sobre os benefícios da berinjela não são conclusivas, havendo ainda algumas dúvidas a respeito das suas propriedades. Por isso, não troque nenhum tipo de medicamento prescrito pelo seu médico pela berinjela, ok?

Leia também: 15 receitas de hambúrguer fit para um lanche sem peso na consciência

Assuntos: Alimentação, Dietas

Dicas pela Web