Bem-estar

Como saber se ele está a fim? 10 sinais que respondem a sua dúvida

Canva

Atualizado em 23.01.24

Todo mundo já passou pela situação de gostar de uma pessoa, mas não conseguir identificar se é recíproco. Afinal, o crush quer só amizade ou algo a mais? Ele tem medo de se declarar ou não está mesmo interessado? Quando isso acontece, é preciso observar pequenos comportamentos que entregam as verdadeiras intenções. Na lista abaixo, confira os principais sinais e faça nosso teste.

10 sinais de que ele está a fim de você

Separamos alguns sinais corporais e atitudes comuns nos homens quando eles estão ou não a fim de você. Confira abaixo:

1. Ele te olha de um jeito diferente

Quem nunca leu que “o olhar é a janela da alma”? Pois, então, ele diz muitas coisas sobre o outro, inclusive revela se há ou não um interesse a mais em uma relação. Por isso, repare: quando vocês conversam, ele tem o costume de olhar diretamente para os seus olhos ou para a sua boca? Outro tipo de olhar que merece atenção é aquele meio disfarçado quando vocês estão distantes. Isso pode significar que ele está interessado em você, porém é muito tímido para puxar conversa.

2. Ele sempre busca contato físico

Canva

Sabe quando ele tira seu cabelo do rosto ou toca em você enquanto conversam? Esse sinal indica que ele está buscando proximidade, entretanto, muitas vezes, não consegue transpor em palavras. Isso acontece porque alguns homens costumam demonstrar interesse pelo toque físico ao invés de palavras de afirmação. Fique atenta aos abraços mais demorados e apertados quando vão se despedir – eles dizem muitas coisas! Se ele for do tipo mais vergonhoso e tímido, pode ser que esse tipo de demonstração não se encaixe tanto em seu perfil, o que não quer dizer que ele não está a fim.

Publicidade

3. Ele faz palavras de afirmação

O cara que está a fim sempre elogiará algo em você, tanto aspectos físicos quanto da personalidade. Além disso, ele pode reafirmar constantemente o quanto gosta de passar momentos ao seu lado e fazer pequenos planos, por exemplo, conhecer um restaurante. Um sinal fácil de ser identificado, mas fique atenta às armadilhas. Se ele sempre te elogia, porém as atitudes dele não reafirmam suas palavras, pode significar um golpe. Pergunte-se: ele realmente vale a pena?

4. Ele quer estar com você

Canva

Esse é um sinal muito importante, pois demonstra o quanto a sua companhia é valiosa. Por isso, quando ele estiver interessado, sempre haverá um convite para ir ao cinema, jantar, barzinho etc. Observe se ele constantemente diz “sim” aos seus convites. Quando se encontram em lugares públicos, ele te cumprimenta e, se estiver com amigos, não exita em te apresentar para a galera? Isso é um bom sinal. Mas atenção! Se ele só manda mensagem querendo te ver em dias chuvosos ou depois das 23h, por exemplo, é bom reavaliar que tipo de relação ele está realmente querendo construir. Abre olho, Mulher!

5. Ele estará disposto a escutar

Quando gostamos de alguém, queremos saber sobre os gostos, as histórias e, até mesmo, os problemas da pessoa. Por isso, se ele demonstra escuta sincera, é um sinal positivo. Esse aspecto é muito importante, pois a comunicação deve ser a base de qualquer relação. Portanto, se você quer dar um passo a mais, observar se há reciprocidade na escuta é o conselho do dia.

6. Ele lembra o que você falou pra ele

Quando ele retoma alguma conversa que vocês tiveram, assiste ao filme que você indicou ou, então, lembra de algum detalhe que você havia mencionado em outra ocasião, saiba que é um bom sinal. Ele demonstra interesse, não quer ser apenas um ouvinte nas conversas, mas, sim, te conhecer a fundo. Portanto, fique atenta a esse detalhe, que parece pequeno, porém tem grande importância para entender as intenções do seu crush.

7. Ele traz você para a vida dele

Canva

Esse é um dos sinais mais importantes quando você está em dúvida sobre a reciprocidade dos sentimentos. Então, já pega a dica: se a pessoa realmente quer algo a mais com você, é normal ela compartilhar sobre sua vida. Pode iniciar com um convite para conhecer os amigos dele, depois, os medos e assim por diante.

Publicidade

8. Como ele age perto de outras garotas

Esse sinal é relevante para você entender se as atitudes dele realmente indicam interesse ou se ele age do mesmo modo com as outras pessoas. Fique atenta à forma como ele olha e conversa com outras mulheres. Dependendo do comportamento, talvez ele seja um homem bacana, mas sem interesse em algo além de amizade. Olhe, compare e reflita: ele me trata diferente ou é apenas o jeito dele?

9. Ele fica com ciúmes

Quando há interesse romântico, é normal sentirmos ciúmes. Se você notar que ele fica mais sério e muda da água ao vinho quando você comenta sobre outro homem, pode ser mais um sinal de um interesse romântico. Cuidado! É muito importante saber identificar quando as reações se tornam ciúmes excessivos. Ao primeiro sinal de reações exageradas, ou se você se sentir desconfortável, afaste-se.

10. Você vai saber

Mesmo com tantos sinais que podem indicar se ele está a fim ou não, no fim das contas, você sentirá quando ele realmente estiver interessado. Acima de qualquer pista, quando um homem realmente quer construir algo com alguém, ele fala. A partir do momento que ele põe em dúvida a capacidade de construir algo legal ao seu lado, por medo ou falta de preparo, essa já é uma resposta negativa da parte dele.

Enfim, não há uma fórmula secreta para saber se alguém está interessado ou não em você. Nossa principal dica é: olhe para si e, antes de se perguntar se ele está a fim de você, reflita se você realmente está a fim dele.

Publicidade

Faça o teste: será que está rolando algo?

Preparamos um teste para você chegar às suas próprias conclusões: será que seu crush corresponde aos seus sentimentos?


É claro que esse resultado não é uma regra. Mas ajudará você a refletir sobre o que anda acontecendo entre vocês dois. E aí, vale a pena tomar uma atitude? Se você está sentindo um clima com alguém do seu círculo de amizade, não perca tempo e confira dicas para transformar seu amigo em namorado.

Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.