Como conhecer pessoas novas: veja dicas simples e aplicativos práticos

Escrito por
Em 21.01.19

iStock

Nos dias atuais muitas de nós possuímos vidas corridas, sempre cheias de tarefas e compromissos, resultando em uma dificuldade de se conectar com novas pessoas. Entretanto, estar sempre em contato com outros indivíduos pode ser muito saudável, pois daí obtemos novos conhecimentos constantemente e aprendemos com o próximo. Para tentar solucionar essa dificuldade de conexão com o outro, não deixe de conferir algumas dicas simples para você conhecer pessoas novas.

Continua após o anúncio

8 dicas para conhecer pessoas novas

Então para te ajudar nessa missão em busca do contato com mais indivíduos, veja abaixo indicações práticas que podem ser aplicadas facilmente no seu dia a dia.

1. Sair com os amigos de seus amigos

iStock

Sabe quando aquele amigo te chama para sair com mais gente e você fica sem jeito de conversar com as demais pessoas que ainda não conhece? Talvez pareça simples, mas uma ótima maneira de conhecer novas pessoas é se relacionando com os conhecidos de seus amigos. O clima é mais agradável sabendo que sempre que for preciso alguém que você gosta estará do seu lado, mas também é uma ótima oportunidade para conversar e fazer novas amizades.

2. Iniciar algo novo

iStock

Aprender um novo idioma, fazer uma aula de pintura, iniciar um curso interessante são maneiras de adquirir conhecimento e ainda interagir com novas pessoas. O medo de sair da zona de conforto e enfrentar sozinha uma nova experiência pode parecer um pouco assustador de início, mas conforme a convivência com os demais alunos você começará a se sentir mais à vontade com os outros e até com a aula.

Leia também: 10 coisas que toda mulher deveria fazer antes de chegar aos 30

3. Grupos de Facebook

iStock

Mesmo parecendo um pouco superficial, criar um grupo de interesses em comum no Facebook também é um modo fácil de conhecer várias pessoas com gostos parecidos. Criar esse espaço de conversa à distância permite a troca de convivências e a aproximação entre os usuários. O bacana é estabelecer os focos de conversa do grupo e não incluir um número tão grande de participantes, de forma que as pessoas se sintam confortáveis para trocar uma ideia e ter sua opinião ouvida.

Continua após o anúncio

4. Buscar um passatempo

iStock

Esportes coletivos, clube do livro, dança de salão são atividades em que você pode se encontrar e ainda fazer amigos. Se você é daquelas que está sempre em busca de algo que seja a sua cara, experimentar possíveis hobbies é uma boa opção para descobrir algo divertido e ainda se relacionar com pessoas novas. Vocês podem discutir o passatempo e estar sempre atualizando uns aos outros sobre assuntos relacionados à atividade.

5. Viajar

iStock

Explorar diferentes partes do mundo, sozinha ou com um grupo de amigos, é um jeito divertido de também conhecer culturas, costumes e pessoas diferentes. A viagem não precisa ser nada sofisticada, podendo até ser para uma cidade perto de onde você mora ou outro lugar dentro do estado, evitando grandes gastos. Outra forma de economizar, muito utilizada em viagens internacionais, é se hospedando em hostels, onde normalmente o hóspede fica em quartos compartilhados ou em um lugar cheio de pessoas, facilitando o contato com elas.

6. Não estabelecer um local exato

iStock

Uma dica que serve para o dia a dia é não definir momentos e lugares específicos para conhecer pessoas novas. Quando nos limitamos podemos perder a oportunidade de fazer uma amizade inesperada em uma situação inusitada, desde o caixa do supermercado, a atendente de uma loja, alguém no ônibus, entre outros. Por isso, procure sempre se manter aberta para encontrar alguém interessante em qualquer lugar. Pode ser que você se surpreenda!

7. Quebrar o gelo

iStock

Se tem uma regra de ouro para conhecer mais pessoas, essa regra é: puxe papo! Muitas vezes as pessoas ficam sem graça de começar a conversar com um desconhecido com receio de incomodar ou mesmo por vergonha, então seja a pessoa que supera esse medo e ouse dominar a timidez e quebrar o gelo. Isso serve tanto para atividades rotineiras em que nos encontramos pessoalmente ou até na internet, por meio das redes sociais. Comente, elogie, faça piadas sempre que possível, mas também vale o bom senso. Por isso, tente fazer tudo com naturalidade, sem forçar algo que não é seu.

Leia também: 20 dicas e motivos para começar a viajar sozinha

8. Convidar “desconhecidos”

iStock

Continua após o anúncio

Outra maneira de expandir seu círculo de amizades é saindo da sua bolha. Pode parecer muito confortável se contentar com seu núcleo de amigos, chamando sempre as mesmas pessoas para ir ao cinema, para visitar aquele barzinho novo ou qualquer outra atividade social. Mas tente começar a convidar quem também não fala muito com você. Se você faz parte de um grupo de conversa com todo mundo da sua sala da faculdade por exemplo, envie um convite geral perguntando se alguém está a fim de sair. Você pode acabar conseguindo uma companhia especial para todo e qualquer momento.

Muito legal pensar que com simples mudanças de hábitos fica muito mais prático fazer novas amizades e ter uma boa troca de ideias, não é mesmo?

5 aplicativos para conhecer pessoas novas

Os aplicativos oferecem também uma maneira de facilitar nossa vida, promovendo o contato com indivíduos por meio de diferentes ferramentas. Cada app tem suas características específicas, confira.

  1. Bumble: o Bumble foi desenvolvido com a premissa de reunir pessoas, seja a procura de amigos ou de um relacionamento amoroso, de forma respeitosa. Nele você escolhe quem te interessa e se essa pessoa se interessar de volta vocês podem bater um papo. Outro fator legal é que o app permite maior controle pelas mulheres, que podem denunciar comportamentos inadequados ou mesmo optar por não iniciar uma conversa, fazendo com que a conexão suma se não houver interesse em até 24 horas.

  2. Patook: já o Patook foi desenvolvido com o objetivo único de juntar novos amigos. Ele permite que você procure pessoas próximas de onde você está e também calcula as preferências dos usuários para unir pessoas com gostos parecidos. O app proíbe flertes, funcionando como uma plataforma exclusivamente para fazer amizades, sendo perfeito para quem não está a procura de um relacionamento amoroso.

    Leia também: 100 legendas para fotos com amigas que revelam a beleza da amizade

  3. Amigo Virtual: o interessante desse app é que nele você pode postar desabafos, frustrações e alegrias e as pessoas te chamam para conversar a partir dessas mensagens. Os usuários também não possuem um perfil com preferências, facilitando o contato com várias pessoas diferentes, bastando que essas tenham algo a dizer sobre suas frases postadas.

  4. Meetup: esse aplicativo também tem uma funcionalidade muito interessante: em vez de promover conversas entre pessoas similares ou próximas, ele promove a interação por meio de eventos de interesses específicos. Algumas de suas categorias são: meetups de fotografia, esportes, idiomas, entre outros, e ele recomenda os eventos que são mais a sua cara para que você possa frequentar e encontrar pessoas novas.

  5. Skout: por fim, o Skout é mais uma ferramenta que permite que você crie filtros de preferências para conversar com pessoas da sua cidade ou de um lugar que você pretende visitar. O app oferece recursos em que é possível trocar presentes, compartilhar fotos, entre outras funções que facilitam o contato com novas pessoas.

    Agora que você já conhece essas plataformas e tem as dicas necessárias para conhecer mais pessoas, comece a aplicá-las no cotidiano e prepare-se para aumentar seu ciclo social.

    Continua após o anúncio

Assuntos: Relacionamentos

Para você