Saiba como aliviar dor de cabeça sem uso de remédios

Escrito por
Em 08.06.20

iStock

A dor de cabeça atinge muitos brasileiros e é uma das principais queixas em consultórios médicos. No entanto, dependendo da causa, é possível aliviá-la sem uso de medicamentos. Consultamos a homeopata e fisioterapeuta Aryane Evaristo, que deu dicas de como aliviar dor de cabeça com algumas medidas simples. Acompanhe a matéria!

Continua após o anúncio

1. Chá de camomila para dor de cabeça

iStock

O chá de camomila é indicado, principalmente, quando a dor é provocada em situações de ansiedade e estresse. A erva possui efeito calmante e relaxante, o que ajuda a aliviar a pressão. “No entanto, é importante investigar a causa da dor de cabeça para a escolha de um tipo de chá que seja mais efetivo, pois existem vários tipos e causas”, alerta Aryane.

Como fazer

  1. Ferva 1 xícara de água;
  2. Adicione 1 colher (chá) de flores secas de camomila;
  3. Tampe, deixe repousar por 5 minutos e, em seguida, coe;
  4. Adoce com 1 colher (sopa) de mel e tome morno.

2. Chá de limão para dor de cabeça

iStock

O chá feito com as sementes do limão é eficaz, mas prepará-lo com mel e alho tem um efeito ainda maior. O alho é antimicrobiano e tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a aliviar a dor.

Como fazer

  1. Amasse 2 dentes de alho e coloque em uma panela;
  2. Adicione 1 xícara de água e deixe ferver por cerca de 5 minutos;
  3. Em seguida, acrescente meio limão espremido e 1 colher (sopa) de mel;
  4. Misture bem e tome morno.

3. Qual ponto da mão para dor de cabeça?

iStock

A técnica Do-in, originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é uma automassagem em que é feita uma pressão com os dedos das mãos em pontos específicos do corpo. No caso da dor de cabeça, pressiona-se o ponto localizado próximo ao 1º dorsal interósseo da mão, de 1 a 30 minutos. Mantém-se o ponto pressionado e, em alguns casos, é necessário repetir o processo por algumas vezes.

4. Reflexologia palmar

iStock

Essa técnica pode ser realizada de duas formas. A primeira é fazendo uma massagem no dedo médio, em manobras de bracelete, pressão e deslizamento. A segunda forma é pressionar somente as pontas dos dedos de manhã, à noite e nas horas de crises no mínimo três vezes, permanecendo mais tempo com a pressão no dedo médio.

5. Como aliviar enxaqueca rapidamente

iStock

Continua após o anúncio

“É possível aliviá-la por meio das agulhas da acupuntura ou auriculoterapia. Outra opção é realizar compressas quentes associados à planta medicinal arnica (spray, erva ou creme em gel). Ou, ainda, fazer uma massagem, que une a liberação miofascial e das contraturas com alongamentos da região cervical. Lembrando que é importante fazer um acompanhamento e tratar a enxaqueca para não ocorrer mais recidivas”, explica Aryane.

6. Como aliviar dor de cabeça na gravidez

iStock

De acordo com a homeopata, “cada caso precisa ser analisado para identificar a causa da dor de cabeça, no entanto, para aliviar as dores são indicadas algumas práticas meditativas, musicoterapia, cromoterapia, além de massagens relaxantes nos ombros, costas e em especial na região cervical (pescoço).” É importante enfatizar que gestantes devem evitar o consumo de chás, pois alguns podem ser abortivos, como o boldo e a carqueja.

7. Como aliviar dor de cabeça na TPM

iStock

“Nesse caso, o calor é um grande aliado, é indicado realizar compressas quentes, bolsas de ervas aquecidas nos ombros e no abdômen também”, orienta a homeopata.

Vale ressaltar que essas dicas são para alívio da dor de cabeça, mas é necessário buscar ajuda médica para investigar a causa e iniciar o melhor tratamento. Aproveite e confira como os exercícios físicos podem auxiliar no combate ao problema.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar