Chá de bebê: como organizar uma celebração inesquecível

Escrito por
Em 25.02.19

iStock

Preparar um chá de bebê é tão emocionante quanto a espera pelo parto; é um momento único para celebrar com muito carinho a chegada deste alguém especial. Por isso, os detalhes são superimportantes quando se trata da organização do evento.

O enxoval do bebê contém muitos itens essenciais de uso diário, por isso, o chá é uma ótima alternativa para auxiliar nesse quesito e também para comemorar este momento de alegria com os familiares e amigos.

Como organizar um chá de bebê: 8 dicas importantes

Para começar os preparativos do seu chá de bebê, pense primeiramente em qual será o estilo da festa, o orçamento e se você vai contratar ou convidar alguém de sua confiança para te ajudar. Vamos às etapas:

1. Escolha a data

iStock

O ideal é que o chá de bebê seja feito entre o sexto e o oitavo mês de gravidez, para que você possa se programar com os itens que vierem a faltar. Porém, é preciso ter cuidado caso esteja em repouso. Por isso, o ideal é conversar com seu médico antes de marcar a data. O mês escolhido pode interferir no cardápio e na decoração, então procure marcar uma data que você consiga se planejar melhor.

Leia também: Chá revelação: ideias, dicas e inspirações para organizar o seu

2. Prepare a lista de convidados

Para ir para as próximas etapas, primeiramente você precisa organizar uma lista de convidados, para saber para quantas pessoas você estará organizando o seu chá de bebê. Organize a lista com nome, telefone e endereço, para você controlar depois se foram entregues todos os convites.

3. Reserve um local

iStock

Procure um local que tenha a ver com o estilo do seu chá de bebê. Se você deseja algo mais caseiro, barato e tem poucos convidados, um espaço em uma casa que comporte a quantidade de pessoas da sua lista pode ser uma ótima opção, como em uma sala de estar, garagem, edícula…

Salões de festa de condomínios e edifícios também podem ser uma ótima opção. Caso precise um lugar maior, uma boa ideia é pedir orçamentos em restaurantes, salões de eventos e outros locais que te forneçam serviços mais completos para o dia do chá, como freezers, mesas, cadeiras, ambientes climatizados, etc.

4. Defina o cardápio

Para escolher a comida e bebida do seu chá de bebê, você deve analisar o horário e o tipo da festa. Uma dica legal para chás de bebê à tarde é investir em bolos, tortas e salgados em geral. Encomendar salgadinhos pode ser uma ótima opção se você quer praticidade.

Outra ideia muito interessante, é pedir que os convidados levem um prato para montar uma mesa deliciosa com bastante variedade. Além disso, não se esqueça da mesa de doces! Você pode montar uma mesa simples, com docinhos caseiros ou até mesmo encomendar alguns doces personalizados com o tema da festa, isso vai depender do quanto você poderá investir.

Leia também: 66 nomes de meninos para inspirar e/ou sair do comum

Para chás de bebê à noite, um jantar cai muito bem, mas pode demandar um custo mais alto, uma vez que a variedade de pratos deve ser maior para agradar a todos. Você terá que analisar também se você mesma conseguirá preparar o jantar, se poderá contar com ajudantes ou se terá que contratar um serviço.

5. Pense na decoração

iStock

Se você desejar preparar sua decoração, comece a pesquisar sugestões e modelos aproximadamente três meses antes, para que você tenha tempo hábil para colocar a mão na massa. Se preferir contratar uma decoração, busque orçamentos de acordo com o tema e as cores que você pensou para deixar a sua festa de chá de bebê ainda mais cheia de amor.

Decorações com balões ficam superalegres e preenchem o ambiente. Flores são perfeitas para quem quer delicadeza. Uma ótima ideia é decorar com objetos do bebê, como ursinhos de pelúcia, plaquinhas de quarto e outros brinquedos.

6. Convites

Existem muitos convites à pronta entrega para chá de bebê. Mas se você deseja preparar os seus, lembre-se de começar com bastante antecedência para não pegar ninguém desprevenido.

Existem vários modelos prontos editáveis na internet caso você prefira imprimir e decorar os convites você mesma. Há também a opção de contratar um serviço especializado para personalizar seu convite, o que pode ser uma ótima ideia se você deseja seguir uma temática em todos os detalhes.

Leia também: Parto normal ou Cesariana: conheça as diferenças e tire suas dúvidas

Por fim, a entrega do convitinho: se você for uma mamãe moderninha, pode encaminhar o convite personalizado pela internet. Agora, se você curte um toque mais formal, entregue pessoalmente ou pelos Correios. Não esqueça de colocar no convite as informações necessárias, como: data, local, horário e local da sua lista de presentes – caso tenha.

7. Lembrancinhas

iStock

As lembrancinhas são uma forma de gratidão pela presença da pessoa no seu chá de bebê, e também são importantes para elas lembrarem com carinho de você e do seu bebê. Pesquise modelos e inspirações para fazer você mesma, ou peça orçamentos e encomende com uma artesã que tenha opções do seu gosto.

Lembrancinhas personalizadas podem sair mais caras, mas você pode optar pelas tags de papel para dar um acabamento final, colocando apenas o nome do bebê, a data e o agradecimento pela presença.

Sabonetes, álcool em gel, chaveiros e docinhos são ótimas opções de lembrancinhas para você escolher de acordo com o seu orçamento.

8. Lista de presentes

Caso prefira indicar aos convidados o que você deseja ganhar, uma opção é colocar a sugestão de presente no convite, assim você evita ganhar itens repetidos. Para fazer a lista, prepare um check-list com aquilo que será mais útil no dia a dia e outras que você gostaria de ganhar.

Espelhe-se em modelos de listas já prontos para não esquecer de nada ou, se você preferir fazer a lista em uma loja específica, pergunte se eles fornecem uma relação completa de enxoval de bebê.

A lista de presentes é sempre um assunto delicado. O enxoval é grande, mas sempre surge a dúvida: o que pedir aos convidados do chá de bebê? Veja abaixo um modelo de lista com produtos essenciais que vão te ajudar a montar a sua:

Chá de bebê: o que pedir

Dicas de Mulher

Uma dica é dividir por categoria, priorizando os itens mais utilizados no dia a dia. Deixe livre para o convidado escolher marca e cores, mas a indicação do presente ou a lista são essenciais para deixar o chá de bebê ainda mais organizado.

Higiene

  • Lenços umedecidos
  • Fraldas
  • Sabonete e shampoo neutro para bebê
  • Cotonetes
  • Pomada para assadura

Roupas

  • Bodies manga curta e manga longa (tamanhos diversos)
  • Calças (tamanhos diversos)
  • Meias
  • Luvas e toucas
  • Sapatinhos

Alimentação

  • Mamadeira
  • Babador
  • Copinho com alça para bebê
  • Aquecedor de mamadeira
  • Paninho de boca

Quarto

  • Travesseiro antissufocante
  • Jogo de lençol para berço
  • Protetor de colchão
  • Mantas para enrolar (cueiro)
  • Almofadas protetoras de berço

Brinquedos

  • Mordedor
  • Móbile de berço
  • Chocalho
  • Brinquedo para carrinho
  • Brinquedos de banho

Para a mãe

  • Protetores de seio descartáveis
  • Cinta pós-parto
  • Bomba de tirar leite
  • Canguru ou sling
  • Almofada de amamentação

Caso seu bebê nasça no inverno, você pode acrescentar itens mais variados como cobertores e roupas mais quentinhas. Outra dica é não colocar itens de enxoval que você já tenha, para evitar ganhar produtos repetidos. Deixe na lista o essencial e outros produtos que você gostaria de ter para o seu bebê.

Chá de bebê: brincadeiras

Divertir os convidados deixa o chá de bebê ainda mais inesquecível. Brincadeiras que tenham a ver com a chegada do novo bebê são sempre muito divertidas. Veja algumas ideias:

Circunferência da barriga

iStock

Para esta brincadeira, você vai precisar de um barbante e uma tesoura. Peça para que cada convidado corte um pedaço do barbante que ela acha que dará a medida da circunferência da barriga da mamãe. Quem acertar e o barbante passar no tamanho certo em volta da barriga, ganha um brinde.

Acerte o presente

iStock

Esta é uma das tradicionais brincadeiras de chás que os convidados se divertem. A mamãe deve tentar adivinhar o que tem dentro do pacote de presente, caso ela erre, deve pagar uma prenda escolhida pela pessoa que deu o presente.

Cápsula do tempo

iStock

Esta é uma sugestão de brincadeira muito emocionante, para a mamãe e o bebê no futuro. Entregue aos convidados um papel e uma caneta e peça para que eles escrevam um recado ou uma mensagem cheia de carinho para você e o bebê lerem quando ele se alfabetizar. É uma ótima maneira de relembrar este dia especial anos depois.

Adivinhe a quantidade

iStock

Em um pote de vidro transparente, coloque muitos cotonetes. Os convidados terão que adivinhar a quantidade exata de cotonetes que tem dentro do pote. Quem acertar ou quem mais se aproximar do número ideal, ganha um brinde.

Minha bolsa estourou

iStock

Esta é uma das brincadeiras mais divertidas e simples para chá de bebê. Você vai precisar de formas de gelo e miniaturas de bebê de plástico. Coloque um bebê em cada cubo e faça um gelo. Na hora da festa, cada convidado recebe um cubo de gelo com bebê dentro. Todos devem receber no mesmo momento. Se seu gelo derreter primeiro, grite bem alto “Minha bolsa estourou!”, e vá até a mamãe e mostrar o bonequinho de bebê. O ganhador pode receber um brinde. Caso não encontre o bonequinho, você pode substituir por miçangas.

Fralda recheada

iStock

Separe algumas fraldas e escolha ⅓ delas para serem as “fraldas recheadas”. Dentro da fralda você deve colocar chocolate ao leite derretido. Deixe as fraldas espalhadas pelo local da festa. Em um determinado momento, peça para que os convidados encontrem as fraldas recheadas, quem encontrar, pode ganhar um mimo. Se preferir, você pode deixar o chocolate embalado inteiro dentro da fralda, quem achar a fralda recheada, ganha o chocolate que está dentro.

O importante é que as brincadeiras sejam fáceis e que todos entendam para participar. Caso você não saiba quais mimos, brindes ou lembrancinhas preparar, aqui vão algumas dicas de modelos de lembrancinhas de chá de bebê.

Chá de bebê: lembrancinhas

As lembrancinhas fazem parte dos mimos do chá de bebê e encantam os olhos dos convidados e refletem o quão especial é este momento. Veja alguns modelos e dicas para te ajudar na hora da escolha:

1. Uma ideia deliciosa: biscoitos personalizados para chá de bebê

2. Minimamadeiras personalizadas para você colocar o que desejar dentro

3. Sacolinha com muitos mimos no tema da festa

4. Lembrancinha divertida: tubo com balinhas “da fertilidade”

5. Bolsinha para bombom com tag é uma opção simples e delicada para lembrancinha

6. Copos personalizados são lindos e práticos

7. Álcool em gel são lembrancinhas úteis e superagradáveis

8. Caixinhas personalizadas com marshmallow: simples e maravilhoso!

9. Sachês com cheirinho são lembrancinhas superfofas

10. Para agradar os convidados: lápis personalizados

11. Sabonetes em forma de pezinhos e mamadeira: encantador!

12. Outra ideia supercriativa com sabonetes: letras do nome do bebê

13. Quem não ama um cheirinho de neném?

14. Tags para pendurar com mensagens lindas são perfeitas para lembrancinhas de chá de bebê

15. Chaveiros também são uma ótima opção de lembrancinha

As lembrancinhas são ótimas para os convidados guardarem uma recordação deste momento de alegria e também para lembrarem sempre o bebê. Uma boa dica é apostar no DIY para poupar dinheiro.

Chá de bebê: 30 fotos para inspirar o seu evento

Existem várias maneiras de preparar um chá de bebê, seja ele simples ou com uma decoração mais elaborada, sempre tem um toque de carinho nos detalhes que pode fazer o seu chá ser inesquecível:

1. Decorar o chá de bebê com urso de pelúcia é uma ideia superfofa

2. Ursos com balões em tons de azul para dar serenidade e delicadeza

3. Chá de bebê com tema jardim vintage: um lindo sonho!

4. Balões personalizados são perfeitos para dar mais personalidade ao chá

5. O tema ovelhinha é uma opção divertida e estilosa para chá de bebê

6. E esse efeito de nuvens no chão? Lindo!

7. Usar quadrinhos também é uma ótima opção para decorar

8. Mais uma opção incrível com balão: bolha gigante com balões pequenos dentro

9. Decoração simples com papel para chá de bebê

10. Bolo para chá de bebê com tema ursos

11. Amigurumi: decoração prática e maravilhosa

12. São superfofos e podem ser utilizados depois do chá para enfeitar o quarto do bebê

13. São muitas opções de bichinhos para enfeitar o seu chá de bebê

14. Outra ideia criativa com crochê: forminhas de doce

15. Caixinhas com ursinhos de pelúcia para decorar a mesa: lindo!

16. Bolo de fraldas para chá de bebê com tema chuva de amor

17. Você também pode mesclar com uma base diferente e colocar fraldas em cima para decorar

18. E esse modelo de bolo de fraldas com paninho e topper? Lindo!

19. Bolo de fraldas com sapatinho para menina: simples e delicado

20. Decoração simples em cinza e amarelo

21. Linda inspiração para um chá de bebê caseiro com móveis rústicos

22. Os móveis rústicos dão um toque superelegante para a decoração

23. Que tal plaquinhas divertidas para tirar fotos? Os convidados vão amar!

24. Uma ideia maravilhosa é fazer o nome do bebê em tricotin

25. É uma forma simples e delicada de personalizar seu chá de bebê

26. O efeito é superfofo e você também pode usar para enfeitar o quarto

27. Biscoitos com o nome do bebê são perfeitos para enfeitar a mesa de doces

28. Docinhos personalizados com pasta americana também fazem sucesso no chá de bebê

29. E você pode escolher de acordo com o estilo e as cores da sua festa

30. Chá de bebê criativo com o tema: bebê a bordo

São muitas ideias que enchem o coração de alegria só de pensar neste momento especial. Comece a planejar no papel, elencando suas principais ideias, seu orçamento e o que você gostaria que não faltasse neste dia para que seu chá de bebê seja inesquecível.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Bebês

Para você