Bem-estar

30 brincadeiras para chá de bebê que vão divertir os convidados

Dicas de Mulher

Atualizado em 11.01.24

Realizar um chá de bebê é comum entre futuras mamães e papais para compartilhar a alegria com familiares e amigos queridos. Existem brincadeiras para chá de bebê que tornam o evento ainda mais inesquecível. É possível planejar brincadeiras de chá de fralda, mas lembre-se que os convidados não vão querer passar a festa toda participando das atividades. Inspire-se abaixo com ideias bem divertidas!

1. Acerte o presente

Canva

Entre as brincadeiras de chá de bebê para a mamãe, essa é a mais popular. Antes de abrir os presentes da lista de chá de bebê, você deverá adivinhar o que é. Se acertar, parte para o próximo presente! Se errar, sua barriga será pintada.

2. Acerte o tamanho da fralda

No caso das mães que optarem por um chá de fraldas, a brincadeira pode ser acertar o tamanho da fralda que estará embrulhada. Mas atenção: se pretende fazer essa brincadeira, lembre-se de pedir para todos os convidados levarem as fraldas já embrulhadas.

3. Bingo para chá de bebê

Uma brincadeira para os homens também participarem. Na hora de abrir os presentes, cada convidado recebe uma cartela com os itens que normalmente uma gestante ganha. A cada presente recebido, os convidados marcam na cartela (caso tenham o item). Quem completar a cartela primeiro ganha uma lembrancinha especial!

Publicidade

4. Quiz de perguntas para chá de bebê: quanto custa?

A brincadeira pode ser feita tanto com a futura mamãe como com o futuro papai. Será que eles têm ideia do que virá pela frente com a chegada do bebê?! Os amigos fazem uma seleção de produtos presentes no cotidiano da criança, como mamadeira, fralda, chupeta, roupinhas etc. O papai ou a mamãe deve adivinhar qual o preço aproximado de cada produto citado entre as alternativas sugeridas. Se acertar, os amigos pagam uma prenda. Se errar, o pai ou a mãe pagam uma prenda e/ou são pintados.

5. Desafio do “quem é esse bebê?”

iStock

Brincadeira bacana, especialmente, para chás de bebê com muitos parcipantes. Os convidados levam fotos de quando eram bebês, e os futuros papais devem adivinhar quem é a criança da foto.

6. Cápsula do tempo

Arrume uma garrafa ou caixinha, além de papel e caneta. Peça para os convidados do chá deixarem uma mensagem para o bebê ler, futuramente, quando tiver idade para isso.

7. O que tem na fralda?

Mais uma brincadeira de adivinha superdivertida! Para montar, você espalha “substâncias” em fraldas limpas, como chocolate, ketchup, mostarda, café e refrigerante. Depois, os convidados divididos em times cheiram as fraldas para adivinhar o que é.

8. Qual é o tamanho da barriga?

Os convidados deverão pegar um rolo de barbante e cortar o pedaço que acreditam corresponder ao tamanho da barriga da futura mamãe. Claro que sem chegar perto para medir! Ganha quem mais se aproximar da medida real. Outra sugestão semelhante é usar a fita métrica e pedir para os participantes anotarem seus palpites em um papel.

Publicidade

9. Jogo de perguntas para chá de bebê: tudo sobre a gravidez

Canva

Elabore perguntas e alternativas (A, B, C, D) sobre sua gravidez. Por exemplo: “o que você mais está comendo durante a gravidez?”. “Com quantas semanas descobriu que estava grávida?”. “Quem foi a primeira pessoa para quem contou sobre a gestação?”. “Qual é o nome do seu médico?”.

Os convidados deverão ser divididos em grupos, e cada grupo escolherá uma alternativa para a resposta, levantando a plaquinha correspondente. Vence a equipe que tiver mais acertos no fim.

10. Lista de mães famosas

Você e seus convidados são desafiados a escrever o maior número de “mães famosas” que lembrarem em um determinado tempo. Vale nome de cantoras, atrizes, apresentadoras de TV, blogueiras etc.

11. Brincadeira do cotonete

Mais uma brincadeira destinada aos convidados. Em um pote transparente, coloque determinada quantidade de cotonetes. Cada convidado deverá dar um palpite de quantos cotonetes há ali dentro. Quem acertar ou chegar mais perto ganha o prêmio!

12. Coloque a chupeta na boca do bebê

Brincadeira divertida para fazer com a futura mamãe. De olhos vendados, você deverá colocar a chupeta no buraco de um painel/quadro com um bebê desenhado (em que o buraco simula a boca do bebê). Outra opção é pedir para os futuros papais, com um palito na boca, pegarem as chupetas que estão sobre a mesa (claro que sem usar as mãos). Quem conseguir pegar mais ganha a disputa!

13. Competição da troca de fraldas

iStock

Junte, pelo menos, quatro convidados e peça para eles trocarem a fralda da boneca. Quem fizer isso mais rápido ganha! Em relação aos prêmios, vale chocolate, pão de mel, chaveiro, entre outras lembrancinhas. Afinal, o intuito mesmo é a diversão e não o prêmio em si. Mas é bom se programar para saber a quantidade de brincadeiras que serão feitas e quantos ganhadores serão no total. Assim, você planeja certinho a premiação.

Publicidade

14. Coloque a caneta na garrafa

Mais uma opção de brincadeira para a mamãe “pagar mico”. Uma caneta amarrada em um barbante deve ser amarrada na cintura da gestante. Com uma garrafa no chão, ela terá que encaixar a caneta na boca da garrafa. Vale estipular um tempo para realizar a tarefa. Caso não consiga, ela paga uma prenda e/ou tem sua barriga desenhada. Todos os convidados podem também entrar na brincadeira, tentando colocar a caneta na garrafa!

15. Quizz dos pais

Essa brincadeira envolve os futuros avós! Peça para uma amiga fazer perguntas sobre a infância de vocês. Por exemplo, peso e altura com que nasceram, a primeira palavra que falaram, se choravam muito ou não. No dia do chá, a amiga deve separar os convidados em times e realizar o quiz. Ganha quem acertar mais respostas!

16. Papai vendado

Essa é uma brincadeira que garante boas risadas. O futuro papai é desafiado a fazer algumas atividades com os olhos vendados, como trocar a fralda de uma boneca, escrever o nome do bebê, entre outras ideias. A dica é filmar a brincadeira, que ficará como uma lembrança divertida para todos que participaram do momento!

17. Encontre a chupeta

Canva

Esconda uma chupeta em algum lugar da festa. Os convidados deverão encontrá-la. Quem achar primeiro ganha!

18. Brincadeira do enxoval do bebê

Outra dica para entreter os convidados: você deve promover um jogo tipo Imagem e Ação, mas só com desenhos associados ao enxoval do bebê. Enquanto você faz os desenhos, os convidados devem acertar o que é.

19. Mímica do bebê

Nessa brincadeira superdivertida, os convidados formam equipes e têm que representar situações comuns relacionadas aos bebês por meio de mímica (trocar fralda, comer papinha, engatinhar etc.). As equipes competem para ver quem adivinha primeiro.

20. Quiz musical

Como nos antigos programas de TV, vocês precisarão acertar a música ouvindo apenas um trecho dela. Para combinar com o tema, utilize músicas infantis da época em que vocês cresceram. Assim, todos se lembrarão da infância com carinho.

21. Cuide da barriga

Essa brincadeira é muito legal para fazer com os convidados homens do chá de bebê e até com o paizão. Eles sentirão na pele as dificuldades da mamãe.

É simples: peça para cada convidado tirar o cadarço do sapato e, em seguida, colocar uma bexiga cheia debaixo da blusa. Então, ele precisará colocar o cadarço e amarrar o sapato sem estourar a bexiga!

22. Troca de papéis

Peça aos pais e convidados que imitem o comportamento de um bebê, desde a forma de se mover até as expressões faciais. O mais convincente ou o mais engraçado ganha.

23. Boliche de fraldas

Canva

Empilhe algumas caixas de fraldas como pinos e use uma bola para tentar derrubá-las. Marque pontos e veja quem consegue a maior pontuação.

24. Personalizar bodies ou babadores

Tenha alguns bodies brancos e canetas para tecido disponíveis. Os convidados podem decorar os bodies com desenhos engraçados ou mensagens fofas.

25. Jogo da adivinhação

Coloque vários itens de bebês em uma caixa sem que os convidados vejam. Eles devem colocar a mão na caixa e adivinhar o que estão tocando. Quem acertar mais objetos ganha.

26. Acerte o nome do bebê

Essa brincadeira é para os papais que já escolheram o nome do bebê. Você pode fazer uma espécie de “bolão” entre os convidados para adivinhar o nome do bebê.

27. Identifique a papinha

Canva

Entre as opções de brincadeiras para chá de bebê, essa é bem criativa. Será que a futura mamãe e o futuro papai são bons para identificar sabores? Vendados, eles deverão provar diferentes sabores de papinhas e tentar acertar os principais ingredientes de cada uma.

28. Adivinhe o significado

Nessa divertida brincadeira para chá de bebê, os participantes são divididos em equipes e desafiados a adivinhar o significado das palavras sofisticadas relacionadas à maternidade, como “apojadura”, “puerpério” e “lanugem”. O primeiro membro da equipe que responder corretamente ganha um ponto. No final, o time com mais pontos é declarado o vencedor.

29. Cartões de aniversário para o futuro

Que tal fazer cartões de aniversário para seu baby ler no futuro? Peça para cada convidado escrever uma mensagem especial para seu filho ou filha. Podem ser mensagens ou conselhos para quando o bebê crescer.

30. De quem é esse choro?

Para essa brincadeira, a mamãe deve estar vendada. Os convidados imitarão o choro de um bebê e cabe a ela descobrir quem é o chorão.

Quanto às prendas das brincadeiras para chá de bebê, vale usar a criatividade entre o grupo de amigos. O mais comum é pintar a gestante quando ela errar/perder. Já para os convidados, as prendas podem incluir doses de bebidas, “pagações de mico” e o que mais a imaginação permitir! Para continuar se inspirando, veja também ideias de convite para chá de bebê.

Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.