18 brincadeiras para chá de bebê que envolvem os futuros pais e os convidados

Escrito por
Em 15.01.19

iStock

Realizar um chá de bebê é comum entre a maioria dos casais, afinal, é natural que as futuras mamães e papais queiram compartilhar esta alegria com seus familiares e amigos queridos. E existem brincadeiras para chá de bebê que tornam o evento muito mais divertido e inesquecível. Algumas delas precisam de certo planejamento, mas, em geral, são simples e não exigem gastos significativos.

Continua após o anúncio

Os futuros papais podem planejar uma ou mais brincadeiras para o chá de bebê. Mas é legal usar de bom senso, pois nem todos os convidados vão querer passar a festa toda participando das atividades. Inspire-se abaixo com algumas ideias de brincadeiras que envolvem tanto os futuros papais como os convidados (mulheres e homens)!

1. Acerte o presente

iStock


Entre as brincadeiras de chá de bebê para a mamãe, esta é a mais popular. Antes de abrir os presentes que ganhou, você deverá adivinhar o que é. Se acertar, parte para o próximo presente! Se errar, sua barriga será pintada.

2. Acerte o tamanho da fralda

iStock

No caso das mães que optarem por ganhar fraldas, a brincadeira pode ser acertar o tamanho da fralda que estará embrulhada. Mas, atenção, se pretende fazer esta brincadeira, lembre-se de pedir para todos os convidados levaram as fraldas já embrulhadas.

3. Bingo para chá de bebê

Este é um tipo de brincadeira que os homens também podem participar. Na hora de abrir os presentes, cada convidado recebe uma cartela com os presentes que normalmente uma gestante ganha.

Leia também: 12 aplicativos incríveis para monitorar a gravidez

A cada presente recebido, os convidados marcam sua cartela (caso tenham o item). Quem completar a cartela primeiro ganha uma lembrancinha especial!

Continua após o anúncio

4. Quiz de perguntas para chá de bebê: quanto custa?

iStock

Tipo de brincadeira que pode ser feito tanto com a futura mamãe, como com o futuro papai. Será que eles têm ideia do que virá pela frente com a chegada do bebê?!

Os amigos fazem uma seleção de produtos utilizados com a criança, como, por exemplo, mamadeira, fralda, chupeta, roupinhas etc. O papai e/ou a mamãe deve adivinhar qual o preço aproximado de cada produto citado entre as alternativas sugeridas. Se acertar, os amigos pagam uma prenda. Se errar, o pai ou a mãe pagam uma prenda e/ou são pintados.

5. Desafio do “quem é esse bebê?”

iStock

Brincadeira bacana especialmente para chás de bebê em que participam bastante gente. Os convidados levam fotos suas de quando eram bebês, e os futuros papais devem adivinhar quem é a criança da foto.

6. Cápsula do tempo: mensagens para o bebê

Arrume uma garrafa ou caixinha, além de papel e caneta. Peça para os convidados do chá deixarem uma mensagem para que o bebê leia, futuramente, quando tiver idade para isso.

Leia também: Chá revelação: ideias, dicas e inspirações para organizar o seu

7. Identifique a papinha

iStock

Entre as opções de brincadeiras para chá de bebê, esta é bem criativa. Será que a futura mamãe e o futuro papai são bons para identificar sabores? Deve-se vendar os olhos dos dois e fazer eles provarem diferentes sabores de papinhas. Eles deverão tentar acertar os principais ingredientes de cada papinha.

Continua após o anúncio

8. Qual é o tamanho da barriga?

Os convidados deverão pegar o rolo de barbante e cortar o pedaço que acreditam corresponder ao tamanho da barriga da futura mamãe. Claro que sem chegar perto para medir!

Ganha quem chegar mais perto da medida real. Outra sugestão semelhante é usar a fita métrica e pedir que cada convidado dê seu palpite.

9. Jogo de perguntas para chá de bebê: tudo sobre a gravidez

Elabore perguntas e alternativas (A, B, C, D) sobre sua gravidez. Por exemplo: “o que você mais está comendo durante a gravidez?”; “com quantas semanas descobriu que estava grávida?”; “quem foi a primeira pessoa para quem contou sobre a gestação?”; “qual é nome do seu médico?”, entre outras.

Os convidados deverão ser divididas em grupos. E cada grupo escolherá uma alternativa para a resposta, levantando a plaquinha correspondente. Vence a equipe que tiver mais acertos no final.

Leia também: 66 nomes de meninos para inspirar e/ou sair do comum

10. Brincadeira do cotonete

iStock

Mais uma brincadeira destinada aos convidados. Em um pote transparente coloque determinada quantidade de cotonetes. Cada convidado deverá dar um palpite de quantos cotonetes tem ali dentro. Quer acertar ou chegar mais perto ganha o prêmio!

11. Brincadeira do enxoval do bebê

iStock

Continua após o anúncio

Outra dica para entreter os convidados: você deve promover um jogo tipo Imagem e Ação, mas só com desenhos associados ao enxoval do bebê. Enquanto você faz os desenhos, os convidados devem acertar o que é.

12. Lista de mães famosas

iStock

Você e seus convidados são desafiadas a escrever o maior número de “mães famosas” que lembrarem num determinado período de tempo. Vale nome de cantoras, atrizes, apresentadoras de TV, blogueiras etc.

13. Coloque a chupeta na boca do bebê

Brincadeira divertida para fazer com a futura mamãe. De olhos vendados, você deverá colocar a chupeta no buraco de um painel/quadro com um bebê desenhado (em que o buraco simula a boca do bebê).

Outra opção é pedir para os futuros papais, com um palito na boca, pegarem as chupetas que estão sobre a mesa (claro que sem usar as mãos). Qual conseguir pegar mais, ganha a disputa!

14. Quiz dos pais

Essa brincadeira envolve os futuros avós! Peça para uma amiga fazer perguntas sobre a infância de vocês, por exemplo: peso e altura que nasceram; a primeira palavra que falaram; se choravam muito ou não… No dia do chá, a amiga deve separar os convidados em times e realizar o quiz. Ganha quem acertar mais respostas!

15. Coloque a caneta na garrafa

Mais uma opção de brincadeira para a mamãe “pagar mico”. Uma caneta amarrada em um barbante deve ser amarrada na cintura da gestante. Com uma garrafa no chão, ela terá que encaixar a caneta dentro da boca da garrafa. Vale estipular um tempo para realizar a tarefa. Caso não consiga, ela paga uma prenda e/ou tem sua barriga desenhada!

Todos os convidados podem também entrar na brincadeira, tentando colocar a caneta na garrafa!

16. Encontre a chupeta

iStock

Esconda uma chupeta em algum lugar da festa. Os convidados deverão encontrá-la. Quem achar primeiro ganha!

17. Papai vendado

Esta é uma brincadeira que gera boas risadas. O futuro papai é desafiado a fazer algumas atividades como, por exemplo, trocar fralda de uma boneca com os olhos vendados, escrever o nome do bebê, entre outras ideias.

A dica é filmar a brincadeira que ficará como uma lembrança divertida para todos que participaram do momento!

18. Competição da troca de fraldas

iStock

Desta vez, o desafio é para os convidados. Junte pelo menos quatro convidados e peça para eles trocarem a fralda da boneca. Quem fizer isso mais rápido ganha!

Em relação aos prêmios que serão dados para os convidados, vale chocolate, pão de mel, um chaveiro ou qualquer outro tipo de lembrancinha. Afinal, o intuito mesmo é a diversão e não o prêmio em si. Mas é bom se programar para saber a quantidade de brincadeiras que serão feitas e, assim, quantos ganhadores serão no total… Assim você planeja certinho a premiação.

Quanto às prendas, vale usar a criatividade entre o grupo de amigos, mas tendo sempre o bom senso de que a grávida não pode tomar bebida alcoólica, nem fazer grandes esforços. O mais utilizado é pintar a gestante quando ela errar/perder a brincadeira. Já, para os convidados, as prendas podem incluir doses de bebidas, “pagações de mico” e o que mais a imaginação permitir!

Inspire-se também com lembrancinhas para o chá de bebê.

Assuntos: Bebês

Para você