Chá de alfazema: 10 poderosos benefícios dessa saborosa bebida

Escrito por
Em 23.03.21

iStock

Por                                
Em 23.03.21

Os chás são ótimos aliados na alimentação, podendo inclusive ajudar no emagrecimento. Um bom exemplo é o chá de alfazema. Também chamado de chá de lavanda, pode te acompanhar nas tardes mais frias ou em qualquer estação do ano. Para entender para que serve e os benefícios da bebida, conversamos com a nutricionista Aline Campanelli (CRN 8 – 6997). Confira as dicas:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Para que serve o chá de alfazema

Segundo a nutri Aline, “o chá de alfazema tem inúmeras propriedades medicinais sendo muito utilizado como um poderoso fitoterápico.” Dentre seus principais benefícios, podemos citar:

  • Diminui a ansiedade: por causa de suas propriedades calmantes, o chá é um ótimo aliado para diminuir a ansiedade.
  • Melhora da qualidade do sono: pessoas com insônia podem tomar o chá de alfazema para dormirem melhor.
  • Alivia as cólicas do bebê: por sua ação relaxante e antiespasmódica, pode ser utilizado como calmante para aliviar sintomas de cólica em bebês.
  • Combate dores de cabeça: suas propriedades o tornam um aliado natural para combater dores de cabeça e enxaquecas.
  • Fortalece a imunidade: como é rico em vitaminas, mantém a imunidade elevada.
  • Melhora a digestão: remove toxinas e ajuda o estômago e intestinos a trabalharem melhor, graças aos óleos essenciais.
  • Diminui o estresse: alguns compostos presentes no chá estimulam a regulação hormonal e a queda dos níveis de cortisol, o famoso hormônio do estresse.
  • Reduz o colesterol: o consumo frequente da bebida ajuda a manter o coração saudável e evita o acumulo de gordura nos vasos sanguíneos.
  • Combate problemas de pele: por ter propriedades anti-inflamatórias, pode ser um aliado nas alergias e doenças da pele.
  • Reduz os sintomas de bronquite e asma: como é um anti-inflamatório e bactericida natural ajuda a reduzir os sintomas desses problemas respiratórios.

Você já conhecia os benefícios do chá? Como pode ver, pode incluí-lo em sua rotina sem medo.

Cuidados que você deve tomar

iStock

Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, Aline recomenda tomar no máximo 2 xícaras de chá por dia, sempre antes de dormir. Segundo a nutri, “o excesso de seu consumo pode causar sonolência, devido às suas propriedades relaxantes que atuam diretamente no sistema nervoso central.” Além disso, o chá não é recomendado para pessoas que possuem úlceras.

Como fazer o chá de alfazema

Que tal experimentar o chá de alfazema? Confira o passo a passo para fazer em casa.

  1. Coloque a alfazema em uma caneca;
  2. Despeje água fervente na caneca;
  3. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos;
  4. Coe o chá e sirva-se.

Agora você já sabe que o chá de alfazema é um poderoso aliado para sua saúde. Se você gosta de chás, aproveite e veja também para que serve o chá de camomila.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.