Café com limão: mitos desvendados e dicas para consumir a bebida

Escrito por
Em 27.11.21

iStock

Por                                
Em 27.11.21

O café com limão é uma bebida popularmente recomendada para pessoas que desejam emagrecer, entre outros benefícios. A nutricionista Mayara de Carli (CRN 16100388), contou mais informações sobre essa bebida, desvendando seus mitos e verdades. Confira a seguir a explicação da especialista.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Benefícios do café com limão para a saúde

Segundo a nutricionista Mayara de Carli, “tanto o café quanto o limão já possuem benefícios separadamente, eles só se somam quando ingeridos juntos. A vitamina C do limão, é um dos benefícios mais conhecidos por auxiliar no aumento da imunidade, atuando como um potencial antioxidante, favorecendo o combate aos radicais livres”.

Em relação ao café, Mayara acrescentou que ele “também é rico em antioxidantes, e assim como a vitamina C, pode ser um bom aliado no combate aos radicais livres. Portanto, esses alimentos consumidos juntos, traria atenção somente a uma questão de paladar”.

Confira no próximo tópico alguns mitos relacionados à ingestão do café com limão.

3 mitos do café com limão para a saúde

A mistura desses ingredientes está popularmente atrelada a uma fórmula de emagrecimento. Às vezes pode ser indicado para tratar tosse e, em outros casos, dizem que bebida faz mal à saúde. Abaixo, a nutricionista comentou cada um desses mitos, confira:

  • A bebida não emagrece! De acordo com Mayara de Carli, é preciso ter um “contexto nutricional e físico para promover o emagrecimento de forma segura e eficaz. Afinal, não adianta tomar café com limão todos os dias de manhã e ter a rotina de uma pessoa sedentária, com a alimentação baseada em alimentos ultraprocessados, rico em açúcares e gorduras. É preciso mudar alguns hábitos”.
  • Não faz mal à saúde! “Exceto em pessoas que possuem gastrite, onde a cafeína é um nutriente que afeta o estômago. Alimentos ácidos como o limão, também não são indicados para pessoas com esse tipo de patologia. Para pacientes saudáveis não fará mal, porém, deve-se evitar os excessos”, esclareceu Mayara.
  • O café com limão não acaba com a tosse. “Nesse caso, o limão entra na questão da imunidade e consequentemente auxilia no combate à gripe (tosse)”, reforçou a profissional.

Mitos desvendados? Descubra, a seguir, qual é o melhor horário para ingerir esses ingredientes em sua rotina alimentar.

Quando tomar café com limão

Em relação ao consumo da bebida, Mayara explicou que “quanto ao limão, acredito que não há um horário específico para ingestão dele. Tomar café uma vez ou outra pode não desencadear problemas. Mas para uma pessoa que está com níveis de ferro abaixo da normalidade, não é indicado o consumo do café com limão. Não por conta do limão, mas sim dos nutrientes existentes no café, por exemplo”.

Como fazer café com limão

Para finalizar, aprenda uma receita simples para apreciar o sabor dessa mistura e aproveitar os benefícios de cada ingrediente:

  • Despeje o café coado somente com água em uma xícara;
  • Adicione o suco de ¼ do limão;
  • Misture bem e tome-o quente ou gelado.

Viu como é fácil? Essa bebida pode se tornar a sua favorita. Quente ou gelado, sempre vale a pena experimentar algo novo! Quer a dica de um chá muito benéfico para a saúde? Confira mais informações sobre chá de pata-de-vaca.

Publicidade

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação