Atenção onduladas de plantão: conheça os cuidados para um cabelo 2A definido

Escrito por                    
Atualizado em 21.06.22

Camila Coutinho

Por
Atualizado em 21.06.22

A primeira curvatura de cabelos, após o cabelo liso, é o cabelo 2A, nomenclatura atribuída a cabelos ondulados. A cabeleireira Luisa Fregonezi, do salão Cabelo’s Hair Peluqueria apresenta as características dessa curvatura e os cuidados necessários, além de indicações de produtos que vão salvar seus fios!

Publicidade

O que é e como identificar cabelo 2A

A cabeleireira explica que cabelo 2A é “uma nomenclatura usada pra designar um tipo de textura de cabelo”. Nesse caso, se refere à primeira textura após o cabelo liso, que pode ser identificada por “cabelos ondulados, só que é uma onda muito leve, sensível” e que “na grande maioria das vezes esse cabelo tem a raiz lisa e quase sempre é constituído por fios finos”.

Cabelo 2A X 2B

Envato

A próxima textura após o 2A, é o 2B, que é um cabelo que se difere por ser um pouco mais ondulado que o 2A. “Ele define um pouco mais. Ele mostra um pouco mais”, explica a cabeleireira. Dessa forma, as ondulações do cabelo 2A são mais leves e podem se desfazer com facilidade. Continue a leitura para entender quais cuidados necessários para evidenciar essa textura natural.

Características do cabelo 2A

Para ajudar com a identificação desse tipo de cabelo, Fregonezi comenta 5 de suas principais características, que listamos a seguir:

  • Raiz mais lisa;
  • Ondulado não muito presente;
  • Fios mais finos;
  • Tendência a oleosidade;
  • Pontas mais ressecadas.

Essas características se assemelham ao seu cabelo? Continue a leitura para saber mais sobre os cuidados necessários e confira uma lista de inspiração com dicas de cortes e penteados para você arrasar!

Como cuidar de cabelo 2A

Seu cabelo é 2A e você está tendo dificuldades de cuidar dele em casa? A profissional lista 5 cuidados que certamente vão te ajudar.

Shampoo low poo

Envato

A cabeleireira explica que, por ele ter essa onda supersensível, é recomendável caprichar na hidratação. Dessa forma, a textura toma forma e mostra toda sua potência.

Publicidade

A partir daí, ela recomenda o uso de produtos low poo. “Para todos os cabelos com textura, nós indicamos usar esses produtos, que chamamos de liberados, os low poo ou no poo”. Ela explica ainda que, no caso do 2A, não se recomendam os produtos no poo já que, “como ele é de uma textura muito sensível, se você lava com essa técnica pode dar muito peso e a onda não formar, e acaba alisando”.

Definição do cabelo

Para definir o cabelo 2A, a profissional recomenda “usar mais gel, gelatina ou mousse, que são produtos mais leves que não vão dar peso para o cabelo, evitando assim que a onda não se forme, além de dar mais fixação para a onda”.

Ela ressalta que esses produtos são ideais porque “eles têm característica de fixação e isso ajuda muito nesse cabelo, que é esse cabelo muito sensível”.

Processo de fitagem

Envato

“Outra coisa que a gente recomenda fazer são os processos de fitagem ou de “dedoliss” para dar um incentivo (para as ondas)”, cita. São técnicas simples utilizadas para a texturização dos fios, que auxiliam a definir melhor a ondulação, reduzir o frizz e diminuir o volume.

Fronha e touca de cetim

Feita a definição da ondulação após a lavagem, ela vai se soltando com o passar dos dias. Para preservar da melhor forma essa definição, Fregonezi indica “usar fronha de cetim, touca de cetim para tentar permanecer o máximo esse cabelo, essa ondulação.”

Cuidado com processos químicos

Envato

Processos químicos podem tirar a definição das ondas presentes no cabelo 2A, “descoloração, tintura… Por essa onda ser bem sensível, quando você faz esses processos, você acaba soltando as ondas”, explica.

Assim, caso sejam feitos procedimentos desse tipo, a profissional indica “manter sempre uma hidratação antes e depois” para que a estrutura e a textura do cabelo se mantenham.

Já tomava algum desses cuidados? Com esses conhecimentos, você pode tratar seu cabelo da forma mais adequada, lembrando que as características variam um pouco de pessoa para pessoa. Assim, consultar uma profissional é importante para trazer melhores resultados.

Publicidade

5 produtos para cabelo 2A

Envato

Com base nessas características, Fregonezi lista 5 produtos que são indicados para o cuidado com cabelos ondulados 2A.

  • Shampoo low poo: o mais adequado por não pesar o cabelo;
  • Mousse: entre os definidores, a cabeleireira explica que o mousse “é o produto que vai dar mais leveza”;
  • Gelatina: ela é outra opção para quem busca definição, já que “a gelatina está em um ponto intermediário” de fixação;
  • Gel: o gel é indicado para quando se quer uma fixação mais forte, mas sem pesar;
  • Leave in: outra opção bastante leve para finalização de cabelos 2A.

Ela destaca que é sempre importante para esse tipo de ondulação “evitar shampoos e finalizadores em creme muito denso, porque isso vai adicionar peso e, nessa altura, a ondulação não vai se formar tão bem quanto se usasse produtos mais leves“.

10 fotos de cortes e penteados para cabelo 2A para se inspirar

Ficou com vontade de usar seu cabelo 2A sem alisamento? Confira essa seleção de 10 imagens para se inspirar em cortes e penteados possíveis para esse cabelo.

1. Curtinho prático e cheio de personalidade

2. Ou longo maravilhoso, são diversas as possibilidades para cabelos 2A

3. Você pode optar por manter a cor natural

4. Apostar no descolorido

5. Ou investir em cores fantasia

6. Space buns em parte do cabelo para um penteado divertido

cabelo 2a

Natália Calcanhoto

Publicidade

7. Ou penteados no cabelo todo para o day after

8. Cortes em camadas também são uma opção.

9. Os longos estão com tudo para valorizar as ondas

10. Curtinhos também ficam lindos e são práticos para o dia a dia

Agora você já sabe identificar e tem as principais dicas de cuidado para o cabelo 2A. Confira também essa seleção de cortes para cabelos ondulados para se inspirar ainda mais.