Bucha vegetal: tudo o que você precisa saber sobre ela

Escrito por
Em 18.09.20

iStock

A bucha vegetal é uma opção para vários processos no cotidiano. Se você tem dúvidas sobre ela, esse é seu dia de sorte! A dermatologista Renata Marques nos deu dicas para aproveitar a bucha vegetal nos cuidados com a pele e te mostramos outros modos de usar e cuidar da sua!

Continua após o anúncio

10 benefícios da bucha vegetal que vão te convencer a usa-la

Separamos algumas vantagens do ítem que vão de dicas de beleza até o uso doméstico. Dá uma olhadinha no que essa bucha tem a oferecer:

  1. Esfoliação da pele: segundo a dermatologista Renata Marques, a bucha vegetal é muito indicada como esfoliante, já que atua na redução de impurezas e, consequentemente, dos cravos. Além disso, diminui os pelos encravados e células mortas, dando aquele aspecto lisinho para a pele.
  2. Auxilia na hidratação: a realização de movimentos com a bucha estimula as glândulas sebáceas. Por isso, são ideais para peles secas que necessitam de uma hidratação mais intensa.
  3. Redução da aparência de celulite: massagear a pele durante o banho ajuda na circulação local, reduzindo a aparência da celulite.
  4. Tratamento de estrias: uma esfoliação pode auxiliar a diminuir as novas estrias. Utilize sua bucha para massagear a região e não se esqueça de hidratar a pele depois!
  5. Para as gestantes: a massagem nos seios facilita o processo de amamentação, por isso realizá-la com uma bucha vegetal é uma recomendação na reta final da gravidez.
  6. Economia: uma bucha vegetal é bem mais em conta do que outros tipos. Além disso, você pode cortá-la para os diferentes usos e torná-la ainda mais econômica, ou até cultivar a sua própria bucha aí no seu quintal!
  7. Opção ecológica: as buchas que usamos no banho ou para lavar louças são feitas de derivados do petróleo, ou seja, demoram muito para se decompor. Já a vegetal é natural e, por isso, amiga do meio ambiente.
  8. Ajuda pequenos produtores: ao comprar em mercados locais ou feiras, as buchas vegetais são mais baratas e você ainda auxilia no movimento da economia local e incentivo de produtores da sua região.
  9. Para a louça: a bucha vegetal não risca sua louça e limpa tão bem quanto outras esponjas. Vale a pena tentar uma substituição!
  10. Limpeza da casa: ela também pode ser usada na limpeza de azulejos e móveis, já que cumpre muito bem esse papel e não risca seus utensílios.

Viu só quantos benefícios? Essa bucha é um produto ecológico e que permite vários usos. Isso é que é versatilidade, né?

Como fazer esfoliação com a bucha vegetal

iStock

Para saber como fazer uma esfoliação com essa bucha e conquistar uma pele ainda mais bonita, acompanhe o passo a passo que a dermatologista nos indicou:

  1. Amacie sua bucha: para que ela não agrida a pele, aplique um creme ou sabonete;
  2. Deixe a bucha secar: depois de aplicar o produto para deixar a bucha mais macia, retire-o e deixe sua bucha dar uma secada;
  3. Esfolie a pele: massageie a pele com a bucha seca, realizando movimentos circulares;
  4. Limpeza da bucha: agora, não se esqueça de lavar bem sua bucha e deixá-la secando em um local arejado e seco.

Simples, não? Com poucos passos você garante uma esfoliação eficaz e econômica! Renata aponta que, caso queira realizar o processo durante o banho, pode utilizar a bucha vegetal com um sabonete (líquido ou em barra), massageando a pele da mesma forma.

Quanto tempo dura uma bucha vegetal?

Renata Marques indica que o ideal é não deixar a bucha vegetal passar de 3 meses. Fique de olho também se ela apresentar alguma alteração de cor ou textura. Se isso ocorrer, está na hora de trocá-la.

Fique atenta: para uso no banho e fins estéticos, “recomendo usar dia sim e dia não, ou apenas 3 vezes por semana, para não agredir demais a pele”, afirma a dermatologista.

Como plantar e cuidar de um bucha vegetal

Se você tem vontade de cultivar bucha vegetal, a gente ajuda! Além disso, confira também quais cuidados você deve ter com a sua para que ela dure bastante e sempre saudável.

Como plantar a bucha vegetal

Continua após o anúncio

Se você quer plantar sua própria bucha, dê o play e aprenda a melhor forma de fazer isso! Anote todas as dicas e mãos à obra!

Como colher e limpar a bucha vegetal

Confira o processo de colheita, limpeza e amaciamento para reproduzir aí na sua casa! Não tem erro! Seguindo o passo a passo, a bucha vegetal vai estar perfeita para você usá-la como preferir.

Como limpar a bucha vegetal

No vídeo, você confere dicas sobre o uso da bucha vegetal e a melhor forma de higienizar a sua. Assim, ela vai se manter saudável por mais tempo e livre de microorganismos. Olha só!

Dicas gerais sobre a bucha vegetal

Que tal saber da experiência de quem usa a bucha vegetal? Saiba tudo sobre o produto para fazer a transição de buchas comuns para essa opção ecológica e econômica!

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre a bucha vegetal? Invista sem medo e aproveite seus benefícios! Caso esteja a procura de formas mais sustentáveis de vida, você vai adorar conhecer o absorvente de pano!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.