Bicarbonato de sódio: conheça seus benefícios e principais utilidades

Escrito por
Em 15.06.20

iStock

O bicarbonato de sódio é um composto químico de fórmula NaHCO3. Trata-se de uma combinação de íons de bicarbonato (HCO3) e íons de sódio (Na+). Ele pode ser utilizado de diversas maneiras, da cozinha à rotina de beleza. Confira os benefícios desse componente, como você pode usá-lo e saiba se ele tem contraindicações.

Continua após o anúncio

Benefícios do bicarbonato de sódio

Segundo a nutricionista Camille Cesário Reis (CRN 44408), o bicarbonato de sódio apresenta os seguintes benefícios:

  • Tem ação tamponante, sendo utilizado como suplemento para melhorar o desempenho de atletas profissionais e amadores em modalidades de alta intensidade;
  • É neutralizante e, por isso, pode ajudar a tratar casos pontuais de azia, por exemplo;
  • É bactericida, podendo ser utilizado para higienizar frutas e vegetais;
  • Tem ação abrasiva, ajudando a remover tintas e ferrugens;
  • Pode ser utilizado para deixar os vegetais verde-escuros cozidos com cores mais vibrantes;
  • É a base dos fermentos químicos, fazendo a massa do bolo crescer mais leve e fofinha.

São benefícios diversos, que vão da alimentação à remoção de tintas. Para saber como usar o bicarbonato de sódio na prática, não deixe de ler os próximos tópicos!

Como usar bicarbonato de sódio na cozinha

iStock

Conheça algumas utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha. São dicas simples que vão deixar seus alimentos mais apetitosos e bem higienizados. Veja só:

1. Faça bolos mais fofinhos

O fermento químico, ingrediente que faz o bolo crescer, tem bicarbonato de sódio em sua composição. Ao entrar em contato com o calor, o bicarbonato solta gases que fazem a massa crescer mais leve e fofinha.

Como fazer: adicione uma colher de chá de bicarbonato à massa do bolo antes de levá-lo ao forno. Atenção: na maioria dos casos, ele não substitui o uso do fermento químico.

2. Higienize as frutas e os vegetais

Por ter ação bactericida, o bicarbonato é útil na limpeza de frutas e vegetais, eliminando possíveis agrotóxicos e bactérias.

Como fazer: dilua uma colher de sopa em um litro de água, deixe-os de molho por 15 minutos e, então, enxágue-os em água corrente.

Continua após o anúncio

3. Deixe seus vegetais mais verdinhos

O bicarbonato de sódio deixa os vegetais verdes, como couve-flor, brócolis e hortaliças, com a cor mais viva e aspecto apetitoso.

Como fazer: basta adicionar uma pitada no momento do cozimento desses alimentos.

4. Deixe a carne mais macia

O bicarbonato de sódio amacia as fibras da carne bovina, deixando os pedaços mais macios.

Como fazer: no momento de temperar a carne, adicione meia colher de chá de bicarbonato e deixe marinando juntamente com outros ingredientes, como o alho e o vinagre.

5. Faça milanesas mais crocantes

Esse é um truque de chef: além de deixar a fritura mais sequinha, o bicarbonato deixa sua milanesa mais crocante.

Como fazer: misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com a farinha de rosca e use essa mistura para empanar. Pode ser usada para o clássico bife à milanesa, mas também para tempurás ou salgados fritos.

Como usar bicarbonato de sódio na limpeza

iStock

Além da cozinha, o bicarbonato de sódio também é um ótimo aliado na limpeza. Veja como usá-lo:

6. Deixe seus rejuntes brilhando

Por ter ação desengordurante e bactericida, o bicarbonato de sódio é um ótimo produto para limpar os rejuntes de azulejo.

Como fazer: em um recipiente, misture bicarbonato de sódio e água até que fique com uma consistência de pasta. Com o auxílio de uma escova, passe essa mistura nos rejuntes e, depois, retire a sujeira com um pano limpo. Para uma solução mais potente, vale misturar o bicarbonato com água oxigenada ou com limão.

Continua após o anúncio

7. Acabe com o mofo

A mistura de bicarbonato de sódio com vinagre causa uma reação química capaz de desengordurar superfícies e acabar com o mofo de sofás e almofadas, por exemplo.

Como fazer: adicione uma colher de sopa de bicarbonato e uma xícara de vinagre em um recipiente. Tome cuidado, pois a reação química faz com que essa mistura borbulhe. Com o auxílio de um borrifador, espalhe pelos lugares de que deseja tirar o mofo. Deixe agir por 10 minutos e, então, seque com um pano limpo.

8. Deixe suas panelas areadas

Misturado com detergente, o bicarbonato tira até as manchas que parecem estar impregnadas na panela, como as de gordura ou de queimado.

Como fazer: misture um pouco de detergente com bicarbonato de sódio e lave suas panelas normalmente, esfregando as partes manchadas. Para potencializar o uso, enxágue com água quente.

9. Pia suja, nunca mais!

A mesma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre pode ser usada para desentupir ralos e deixar a sua pia mais limpa.

Como fazer: para desentupir o ralo da pia, basta jogar um pouco de bicarbonato de sódio e em seguida, um pouco de vinagre.

Como usar bicarbonato de sódio na rotina de beleza

iStock

O bicarbonato de sódio pode ser usado tanto no cabelo quanto no rosto. Veja os benefícios desse produto e como adicioná-los à sua rotina de beleza:

10. Combata a caspa e a oleosidade capilar

Por ser um composto alcalino, o bicarbonato é um ótimo aliado contra a oleosidade e a caspa.

Como fazer: em um copo de água morna, adicione uma colher de chá de bicarbonato e misture. Aplique no cabelo molhado, espalhando pelo couro cabeludo e pelas madeixas. Enxágue normalmente. Para evitar ressecamentos e pontas duplas, use cremes ou, então, uma mistura de água morna e vinagre para selar os fios.

Continua após o anúncio

11. Faça um esfoliante potente

O bicarbonato de sódio age na pele promovendo sua esfoliação e até mesmo clareando manchas pontuais. É preciso ter cuidado com o produto, pois nem todos os tipos de pele reagem bem ao componente e ele pode alterar o pH da derme.

Como fazer: misture o bicarbonato de sódio com um pouco de água até que vire uma pasta consistente. Aplique no rosto limpo massageando suavemente. Enxágue com água.

Outros usos do bicarbonato de sódio

iStock

E ainda não acabou! O bicarbonato possui ainda outras utilidades. Confira:

12. Limpe suas joias

Sabe aquelas joias de ouro e prata que oxidaram e acabaram ficando mais escuras? Você pode usar o bicarbonato para limpá-las.

Como fazer: faça uma pasta consistente misturando o bicarbonato com um pouco de água. Com uma esponja ou um pano limpo, limpe suas joias. Passe água e aguarde secar.

13. Se livre do mau cheiro

O bicarbonato de sódio combate o odor ruim, seja o corporal ou de sapatos ou caixas de areia para gatos.

Como fazer: o uso é diverso, mas espalhar o produto puramente já é suficiente para tirar o mau odor. Em caixas de gato, por exemplo, a dica é polvilhar o bicarbonato no fundo e jogar a areia por cima.

O bicarbonato de sódio pode fazer mal para a saúde?

De acordo com a nutricionista Camille Cesário Reis, “se consumido em excesso, o bicarbonato pode causar náuseas, diarreia, vômitos e edemas.” A especialista alerta que “gestantes, crianças menores de 6 anos, hipertensos e doentes renais só podem consumi-lo com prescrição de médico ou nutricionista.”

Como o produto conta com sódio em sua composição e pode ter reações químicas perigosas quando em contato com outros elementos, é sempre bom consultar um profissional antes de fazer o seu uso. E se você adora produtinhos multiuso, confira também as utilidades do vinagre de arroz.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.