Bicarbonato no cabelo: benefícios e cuidados ao usar

Escrito por
Em 25.05.19

iStock

O bicarbonato de sódio tem ganhado destaque nos truques de beleza. Para cuidar dos cabelos, não é diferente, ele também pode ajudar. O uso do bicarbonato no cabelo ficou cada vez mais comum.

Continua após o anúncio

Apesar disso, é importante ficar atenta aos cuidados e riscos em usar o bicarbonato de sódio no cabelo. Por isso, convidamos Camila Rosa (CRM-RJ: 143.799), dermatologista, para falar sobre riscos, cuidados e benefícios desse produtinho no cabelo.

Principais benefícios do uso de bicarbonato no cabelo

iStock

No geral, o bicarbonato nos cabelos pode trazer alguns benefícios, mas seu uso merece atenção.

Ameniza a caspa

Segundo Dra. Camila, o que ocorre é que o couro cabeludo mais ácido tende a ser mais oleoso. Em consequência, aumenta a tendência ao desenvolvimento de caspas. Como o bicarbonato é alcalino, seu uso deixa o couro cabeludo mais seco.

Leia também: Óleo de Rosa Mosqueta: um aliado para pele e cabelos impecáveis

Diminui a oleosidade do cabelo

Para cabelos muito oleosos, o bicarbonato de sódio é uma ótima solução. Ele ajuda a diminuir a oleosidade do cabelo, contribuindo para um cabelo mais bonito e mais volumoso.

Em síntese, esses são alguns benefícios do bicarbonato no cabelo. O uso pode melhorar o aspecto do seu cabelo, deixando ele mais saudável.

Mais dúvidas esclarecidas

iStock

Continua após o anúncio

O uso do bicarbonato nos fios pode gerar algumas dúvidas. Afinal, é um produto diferente para ser usado na rotina de beleza. Dra. Camila Rosa esclarece algumas dúvidas sobre o uso do bicarbonato de sódio no cabelo.

Existe algum risco na utilização de bicarbonato no cabelo?

Segundo Dra. Camila, o bicarbonato é um produto com pH alcalino, o mesmo pH dos produtos que são utilizados para modificar a estrutura dos fios, como os alisantes, colorações, produtos para relaxamento e descolorantes. Eles abrem a cutícula do fio deixando-o sem vida, podendo até levar à formação de ponta dupla.

Quais cuidados devem ser observados?

Após o uso do bicarbonato no cabelo, é indicado utilizar produtos que fecham as cutículas do fio, para evitar o aparecimento de pontas duplas.

Leia também: Shampoo para queda de cabelo: os melhores produtos e receitas caseiras

Também é indicado consultar um dermatologista para evitar maiores riscos como alergias ou dermatites. Pois o couro cabeludo é sensível e pode reagir negativamente ao uso.

O bicarbonato pode ser usado em cabelo com progressiva?

O uso do bicarbonato em cabelo com progressiva não é indicado, pois o pH do bicarbonato junto ao pH dos produtos utilizados no tratamento podem modificar ainda mais a estrutura dos fios, deixando-os opacos e sem brilho.

O bicarbonato auxilia na queda de cabelo?

Dra. Camila afirma que não há estudos científicos que comprovem a eficiência do bicarbonato para combater a queda de cabelo. É recomendado consultar um dermatologista para identificar a origem do problema e realizar o tratamento adequado.

É bom para cabelo cahceado?

Apesar de ajudar no aumento de volume do cabelo, o bicarbonato não é muito indicado para cabelos cacheados, pois esse tipo de cabelo é mais seco e o uso do produto pode deixar ainda mais seco.

Bicarbonato clareia o cabelo?

Embora esse assunto seja espalhado por sites e afins, Dra. Camila afirma que essa função não é a função do bicarbonato.

Leia também: Hidratação com vinagre de maçã: 10 receitas para recuperar cabelos danificados

Continua após o anúncio

Dessa maneira, o bicarbonato não clareia o cabelo, o que pode acontecer é a alteração da estrutura da haste capilar e, consequentemente, alteração da sua cor.

Mas é sempre bom ressaltar a importância do acompanhamento dermatológico na hora de escolher o que você irá usar em seu cabelo. Às vezes, o produto errado pode provocar reações alérgicas e muito mais.

Tutoriais e experiências com bicarbonato no cabelo

Para ilustrar as formas como o bicarbonato pode ser usado no cabelo, escolhemos alguns vídeos de influenciadoras e profissionais que tratam do assunto. Nos vídeos, elas contam um pouco de sua experiência e tutoriais para o uso.

Caspas nunca mais

O vídeo trata sobre como o bicarbonato pode ser eficaz no tratamento da caspa. O vídeo traz um tutorial de shampoo caseiro para contribuir no tratamento.

Detox capilar

Nesse vídeo, Daiane ensina um detox capilar com bicarbonato de sódio para ajudar no crescimento dos fios. Ela explica a forma de usá-lo sem danificar os cabelos.

Como tirar tinta/tonalizante do cabelo

Está pensando em como tirar uma tinta ou um tonalizante do cabelo? O bicarbonato pode ajudar. Vanessa ensina como usar o bicarbonato para salvar os fios das tinturas indesejadas.

Como combater raiz oleosa

Continua após o anúncio

A raiz oleosa é um problema para muitas pessoas. Mas o bicarbonato pode ser um grande aliado para combatê-la. No vídeo, você vai aprender a usar o produto a seu favor, diminuindo a oleosidade.

Como reduzir o seu lixo usando shampoo de bicarbonato

À primeira vista, o uso do bicarbonato de sódio no cabelo é ligado à beleza, mas não é só isso. Esse vídeo tem um teor mais sustentável relatando um benefício ecológico. Nele, você vai entender o positivo impacto ambiental que usar o shampoo de bicarbonato oferece.

Dessa maneira, você já sabe onde encontrar dicas extras para começar a usar o produto no cabelo. Esses são alguns vídeos úteis para quem quer inserir o bicarbonato em sua rotina capilar.

Agora que você já sabe tudo sobre o uso bicarbonato no cabelo, é hora de colocar em prática e começar a usá-lo. Mas não esqueça, é importante ter acompanhamento do seu dermatologista para peles e cabelos mais saudáveis.

Assuntos: Cabelos

Para você