10 benefícios fantásticos da gelatina incolor para sua saúde

Entenda os benefícios da gelatina incolor e garanta o seu bem-estar

Escrito por Fernanda Gimenez

Foto: iStock

A gelatina incolor é um ingrediente muito utilizado em receitas de bolos e outros tipos de sobremesas. E, apesar de funcionar muito bem nestes casos, devido à sua textura e capacidade de espessar, muitos desconhecem os seus inúmeros benefícios para a saúde.

Ela fornece proteínas que otimizam nossa resistência física, ajudam no controle do estresse e pode ser eficaz até mesmo na luta contra distúrbios do sono. Portanto, além de seu consumo culinário, é também um alimento medicinal capaz de prevenir e tratar uma variedade de doenças.

Mas afinal, do que se trata este ingrediente? A gelatina transparente é uma substância semissólida e incolor, extraída do colágeno produzido através do cozimento de tecido conjuntivo animal, com 98% de proteína complexa e 2% de minerais.

Abaixo listamos 10 benefícios da gelatina incolor para o seu bem-estar. Aproveite para consumi-la com mais frequência e ter mais um aliado para a sua saúde – basta misturá-la na água para começar a utilizar.

1. Ajuda nos processos digestivos

Foto: iStock

A gelatina é um alimento hidrofílico. Em outras palavras, atrai e absorve líquidos, mesmo quando já está cozida. Esta característica a torna uma ótima aliada para o sistema digestivo ao reter sucos do estômago e facilitar a digestão dos alimentos. O consumo de gelatina melhora os movimentos intestinais e ajuda na expulsão de resíduos que tendem a ficar presos no cólon. Também, graças às suas disposições de glicina, atua na restauração da mucosa gástrica, otimiza a absorção de nutrientes e evita o desenvolvimento de doenças digestivas.

Leia também: 5 áreas que não podem faltar na rotina de cuidados antienvelhecimento

Os componentes da gelatina são úteis para reduzir a permeabilidade dos intestinos, principalmente através da reparação da parede intestinal, que tende a ficar irritada com alergias alimentares e algumas doenças. Consequentemente, esta qualidade permite a melhoria do processo de absorção de nutrientes derivado dos alimentos e auxilia na manutenção do corpo em um estado perfeito.

2. Desintoxicação

A Glicina, um dos aminoácidos encontrados na gelatina, contribui para a eliminação de toxinas no fígado. Esta substância suporta a atividade de órgãos excretores e, portanto, é fundamental para o funcionamento ideal do fígado. Sua absorção ajuda a inibir os efeitos negativos dos radicais livres, consequentemente prevenindo danos celulares resultados de substâncias tóxicas em excesso no sangue.

3. Melhora a saúde dos ossos e das articulações

Foto: iStock

A gelatina é um ingrediente com alta concentração de aminoácidos essenciais que a tornam um bom suplemento para a manutenção da saúde do osso e da cartilagem. Suas propriedades anti-inflamatórias combatem dores nessa áreas, ao mesmo tempo em que diminuem o risco de doenças como artrite e osteoartrite.

4. É fonte de proteína

A gelatina é composta de mais de 90% de proteínas com alto valor biológico, que aumentam os níveis de energia do organismo. Além do mais, o consumo de proteína contribui na construção de massa muscular, melhorando a resistência. Nesse sentido, a gelatina é um alimento muito recomendado para atletas e mulheres grávidas.

5. Fortalece unhas e cabelos

Foto: iStock

A queratina encontrada na gelatina pode ser usada como um tratamento alternativo para fortalecer as unhas e cabelos frágeis, seja através do próprio consumo ou aplicada externamente.

Leia também: Ágar-ágar ajuda no emagrecimento e substitui a gelatina em receitas vegetarianas

6. Produz melhoras na pele

O colágeno é uma das substâncias mais utilizadas na fabricação de loções e tratamentos cosméticos para o cuidado da pele e, como já dissemos, a gelatina é oriunda do colágeno cozido.

O consumo e uso tópico da gelatina incolor minimizam os efeitos negativos do sol e outras toxina, o que a torna um elemento importante na prevenção de rugas prematuras ao fornecer os aminoácidos necessários para que a pele pareça jovem e saudável. Então, que tal começar a incluir uma máscara caseira de gelatina no seus cuidados com a pele?

7. Alivia o estresse e a ansiedade

Foto: iStock

A Glicina, aminoácido que tem na gelatina, funciona como um componente natural capaz de parar a produção excessiva de norepinefrina, um hormônio relacionado a estados de ansiedade e pânico. Então, inserir a gelatina na sua rotina alimentar é uma boa opção para ajudar a manter equilibrada a atividade dos sistemas nervosos e retardar a produção de hormônios relacionados ao estresse.

8. Combate o excesso de peso

Devido ao seu baixo teor calórico e níveis elevados de proteína, a gelatina é um bom complemento para tentar perder peso. Essas substâncias diminuem o desejo insaciável de ingestão de calorias e aumentam o gasto de energia durante atividades físicas.

9. Ajuda o sono

Foto: iStock

Pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono podem enfrentar esses problemas apenas adicionando uma porção de gelatina à sua dieta. Os aminoácidos e minerais essenciais presentes na gelatina incolor aumentam a produção de melatonina, um hormônio que induz uma boa dose de sono.

Leia também: 7 ótimos motivos para comer amêndoas hoje mesmo

10. Acelera os processos de cura

Finalmente, as propriedades anti-inflamatórias e curativas da gelatina são úteis para acelerar a cicatrização de lesões internas e externas. É por isso que é ótima para a recuperação de lesões cutâneas superficiais e no tratamento de distúrbios como úlceras.

Embora geralmente usemos gelatina para cozinhar e a associamos à sobremesas, precisamos lembrar que este ingrediente possui múltiplos benefícios para o corpo, dentre os já mencionados. Portanto, tente consumi-la consistentemente para desfrutar de suas maravilhosas propriedades para a saúde.

Assuntos: Alimentação

Para você