20 benefícios da laranja que a tornarão sua fruta predileta

Escrito por
Em 31.05.20

iStock

Por                                
Em 31.05.20

Doce e apetitosa, os benefícios da laranja vão muito além do seu sabor. A fruta é fonte de vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais, trazendo inúmeras vantagens para a pele e contribuindo até para a redução do colesterol. Saiba mais e surpreenda-se com os benefícios que seu consumo traz para a saúde:

Publicidade

20 benefícios da laranja que comprovam sua eficiência na alimentação

Riquíssima em vitaminas, minerais e fibras, a laranja está presente na mesa de milhares de pessoas. A nutricionista Camila Gimenes (CRN 13304) apresenta ótimos benefícios que farão você se tornar fã dessa fruta. Confira:

1. Contribui para o bom funcionamento do intestino

iStock

As fibras presentes no bagaço da laranja auxiliam muito o desenvolvimento da flora intestinal – as bactérias boas presentes no intestino. Além disso, a fruta ainda ajuda na prevenção de doenças intestinais.

2. Atua no combate às inflamações

A vitamina C e os flavonoides presentes na fruta apresentam funções que reduzem as dores da inflamação, além de fortalecerem o sistema imunológico.

3. Auxilia no emagrecimento

iStock

Por sua firme atuação no sistema intestinal, a laranja pode ser uma boa aliada à perda de peso, já que o órgão tem um importante papel no processo. Além disso, a fruta promove maior saciedade.

4. Desempenha funções digestivas

A pectina, presente no bagaço da laranja, é uma substância potente, que auxilia na boa digestão e impede o acúmulo de gordura.

5. Retarda o envelhecimento precoce

iStock

Publicidade

A vitamina C encontrada na laranja contribui para a preservação das células contra a ação dos radicais livres. Além disso, protege dos efeitos da radiação UV, processos que oxidam e envelhecem a pele.

6. Reduz a arritmia cardíaca

As substâncias existentes na laranja demonstram atividades que reduzem o problema, diminuindo a arritmia cardíaca.

7. Ajuda no controle da hipertensão

iStock

Substâncias encontradas no sumo da laranja, como o potássio e a vitamina C, atuam, juntamente com os rins, na eliminação de toxinas. Por isso, aliviam a pressão dos vasos sanguíneos, levando a um maior controle da hipertensão.

8. Atua em atividades anticâncer

Compostos como as flavanonas, presentes nas laranjas, obstruem atividades de células cancerígenas e podem ser um potente agente anticâncer.

9. Auxilia na redução do colesterol (LDL)

iStock

O trabalho das fibras das laranjas não para por aqui: elas também atuam no controle das lipoproteínas LDL.

10. Tem ação antioxidante

A vitamina C presente na fruta é capaz de preservar as moléculas dos temidos radicais livres. Além disso, os flavonoides da laranja auxiliam na eliminação das toxinas do corpo.

11. Melhora a pele

iStock

A laranja pode te deixar ainda mais bela e com uma pele radiante, devido ao seu alto teor de vitamina C. Essa substância é necessária para a síntese de colágeno – proteína que dá estrutura à pele.

Publicidade

12. Contribui para a saúde dos fios

Assim como para a pele, a importância da vitamina C para o cabelos está relacionada à síntese de colágeno – proteína que dá elasticidade e resistência aos fios.

13. Fortalece a imunidade

iStock

Quem nunca tomou aquele cházinho de laranja com mel para se livrar de uma gripe ou resfriado? As substâncias presentes na laranja, como minerais, vitamina C e flavonoides, são essenciais para fortalecer o sistema imunológico.

14. Faz bem para os olhos

A aclamada vitamina C também desempenha uma importante atividade na saúde dos olhos, prevenindo doenças e protegendo a membrana ocular.

15. Previne doenças degenerativas

iStock

Você sabia que a laranja atua até na prevenção de doenças degenerativas, como o Parkinson? Além disso, sua ação antioxidante também é muito importante para a proteção cerebral.

16. Combate a anemia

A significativa quantidade de vitamina C presente na laranja a torna uma excelente aliada no combate à anemia, já que a vitamina auxilia na absorção do ferro.

17. Inibe os efeitos da artrite reumatoide

iStock

A função antioxidante da vitamina C protege as células da deterioração causada pela inflamação, e sua ação reduz as dores da artrite reumatoide.

18. Controla o diabetes tipo 2

As fibras da fruta retardam o ritmo de absorção de glicose, o que dificulta o acúmulo de gordura e favorece o controle do diabetes.

Publicidade

19. Tem poucas calorias

iStock

Uma porção de laranja contém, em média, 50 calorias, o que favorece sua inclusão em um cardápio de baixas calorias – além, é claro, das vantagens de seus inúmeros nutrientes.

20. É um excelente alimento para as grávidas

A fruta contém significativa quantidade de ácido fólico, substância que tem um papel importantíssimo no desenvolvimento do bebê.

São muitos os benefícios da laranja, né? Para completar, a nutricionista recomenda que se consuma de 3 a 4 porções de frutas por dia, para que o organismo faça a digestão completa e necessária de vitaminas, fibras e minerais.

É bom comer o bagaço da laranja?

Comer o bagaço da laranja é motivo para muitos torcerem o nariz, mas saiba que o consumo dessa parte da fruta traz muitos benefícios para a sua saúde. Conheça 5 vantagens do consumo do bagaço da laranja:

  • Fonte de minerais: ferro, cálcio, magnésio e zinco são os minerais que você pode encontrar no bagaço da laranja, os quais desempenham funções importantes para uma boa digestão.
  • Função imunológica: as fibras que se encontram no bagaço estimulam os organismos de defesa do corpo, o que se torna um reforço para o sistema imunológico.
  • Mais saciedade: ao comer o bagaço da laranja, as fibras presentes aumentam o tempo de saciedade e causam menos fome.
  • Limpeza: o bagaço da laranja auxilia na eliminação de toxinas do corpo.
  • Ação direta na saúde intestinal: as fibras trabalham na manutenção da flora intestinal e regulação do intestino.

Aproveite a fruta por completo: ao fazer um suco, não jogue fora o bagaço e usufrua das fibras que lá se concentram, e até a casca pode ser utilizada como raspas em sobremesas ou saladas. Bom apetite!

O consumo da laranja pode fazer mal?

iStock

A nutricionista explica que a laranja, assim como as demais frutas, não traz prejuízos à saúde, desde que consumida sem exageros e com moderação. Ainda, ressalta que a laranja pode e deve ser consumida com a combinação de outras frutas, para que haja a ingestão das variadas vitaminas, minerais e bioativos essenciais para a manutenção e funcionalidade adequada do organismo.

Laranja Lima, Bahia, Natal, Valência, Baianinha… São muitas variedades, e você percebeu que não é à toa que essa fruta é tão consumida no Brasil, não é mesmo? Aproveite e melhore sua imunidade com deliciosas opções de frutas verdes para incluir no cardápio.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação