Banana-da-terra: conheça os benefícios e receitas deliciosas com a fruta

Escrito por
Em 13.04.20

iStock

A banana-da-terra apresenta uma textura mais consistente que as outras, assim sendo ideal para o preparo de receitas doces e salgadas. Conheça os benefícios desta fruta rica em nutrientes! Veja também sugestões de receitas e entenda porque não é recomendado consumir crua.

Continua após o anúncio

Informações nutricionais da banana-da-terra

  • Água: 67,3 g
  • Valor energético: 116 kcal
  • Proteína: 0,79 g
  • Carboidratos: 31, 15 g
  • Fibras: 2,3 g
  • Cálcio: 2 mg
  • Ferro: 0,58 mg
  • Magnésio: 32 mg
  • Fósforo: 28 mg
  • Potássio: 465 mg
  • Vitamina C: 10,9 mg

Os valores nutricionais disponibilizados são da banana-da-terra cozida. A nutricionista Juliana Sousa (CRN/PR- 10.746) afirma que esta é a maneira mais recomendada de consumir a fruta. Estes valores são aproximados, já que podem variar de acordo com algumas circunstâncias. “São dependentes do clima, manejo do solo, plantio e colheita dos mesmos”, afirma Juliana.

É possível congelar a banana-da-terra, desde que esteja cozida e cortada em rodelas, para preservar os valores nutricionais e facilitar o consumo posteriormente.

Benefícios e malefícios da banana-da-terra

iStock

A banana-da-terra possui diversos benefícios para a saúde, mas é preciso atentar-se para a forma de consumo. É recomendável que seja consumida cozida, podendo ser preparada de diversas formas para variar o cardápio.

Com a ajuda da nutricionista Juliana Sousa, listamos os principais benefícios desta fruta. Confira a seguir como este alimento pode ajudar no seu bem-estar.

  • Rica em fibras alimentares que auxiliam no equilíbrio intestinal;
  • Ação prebiótica, pois é substrato para as bactérias benéficas presentes no intestino;
  • Possui flavonóides, portanto, apresenta ação antioxidante;
  • Apresenta alto teor em potássio, um mineral importante para a recuperação muscular;
  • Alto teor de vitaminas do complexo B, excelentes para produção de energia;
  • Rica em vitamina C que melhora a imunidade e tem ação antioxidante;
  • Apresenta baixo teor de sódio;
  • Alto teor de magnésio, mineral que ajuda o organismo a absorver vitamina D;
  • Apresenta triptofano, um aminoácido que auxilia a produção de serotonina, portanto traz benefícios para o equilíbrio mental;
  • Rica em zinco, excelente para o sistema imunológico.

Apesar de todos os benefícios, é importante se atentar para a forma de preparo, pois quando crua a fruta pode causar má digestão. “A cocção altera o valor nutricional, bem como o índice glicêmico, porém, no caso da banana-da-terra, a orientação é que seja consumida sempre de forma cozida ou assada”, explica Juliana.

Portanto, consumir a banana crua pode trazer malefícios à saúde. “Pelo excesso de amido presente nesta variedade, pode dificultar a digestibilidade ao ser consumida crua”, alerta a nutricionista.

12 receitas com banana-da-terra para trazer os benefícios ao seu dia a dia

Não faltam opções de receitas com esta fruta. Ela é versátil e cai bem em uma grande variedade de preparos doces, mas principalmente salgados. Confira algumas sugestões a seguir.

Continua após o anúncio

1. Banana-da-terra na Airfryer

Para o preparo basta cortar a banana em fatias bem finas e colocar na Airfryer de 10 à 15 minutos, virando na metade do tempo. As fatias ficam crocantes e deliciosas, ótimas para o café da manhã ou da tarde, podendo ser servida com acompanhamentos desejados.

2. Chips de banana-da-terra

Nesta receita a banana é fatiada em rodelas finas. Depois é só untar uma assadeira e assar em fogo baixo, cuidando para não queimar. Como o preparo é assado, é uma opção de snack saudável que pode ser consumido ao longo do dia.

3. Farofa saudável de banana-da-terra

Compõem esta receita: cebola, cenoura ralada, tomate, banana-da-terra picada e sal. Para o preparo, basta só refogar tudo na manteiga e finalizar com pimenta-do-reino e farinha de milho. Uma opção de farofa para sair da rotina e ser saudável ao mesmo tempo!

4. Ceviche de banana-da-terra

Uma receita vegana e refrescante, ideal para os dias quentes. Utilize banana-da-terra bem madura e em rodelas. Basta marinar durante meia hora no limão e na laranja com sal e pimenta. Depois, é só finalizar com cebola roxa, coentro e tomate. Uma delícia!

5. Purê de banana-da-terra

A banana deve estar bem madura para esta receita. Depois, é preciso refogar cebola, adicionar a banana e cozinhar por 5 minutos. Por fim, bata a banana no processador ou liquidificador, acertar o sal e a pimenta.

Continua após o anúncio

6. Arroz com banana-da-terra

Comece refogando o bacon e a banana. Em seguida, reserve. Doure a cebola e o alho, adicione o arroz e cozinhe até ficar macio e soltinho. Depois, basta juntar com a banana e o bacon e está pronto!

7. Nhoque de banana-da-terra com carne seca

É preciso cozinhar as bananas em água até ficarem macias. Depois, amasse com o garfo enquanto quente, tempere e deixe gelar. Prepare a carne seca com manteiga de garrafa e coentro. Prepare o nhoque com farinha, refogue com tucupi, coloque a carne e está pronto!

8. Escondidinho de carne seca com banana-da-terra

A combinação de banana-da-terra e carne seca é sucesso. Nesta receita, a carne é refogada com cebola e finalizada com cheiro verde. As bananas são cozidas e depois amassadas com requeijão. Por fim, monte o escondidinho.

9. Moqueca de banana-da-terra

A tradicional moqueca de peixe também fica incrível em sua versão vegetariana feita com banana. Para o preparo, basta refogar todos os ingredientes e, depois, cozinhar por 20 minutos com azeite de dendê e leite de coco. Vale a pena experimentar!

10. Doce de banana-da-terra

Esta banana também é ótima para o preparo de doces. Nesta receita, você só precisa caramelizar açúcar, acrescentar as bananas picadas em rodelas, canela, cravo e água até cobrir. Depois, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.

Continua após o anúncio

11. Banana-da-terra assada

Esta receita é um prato cheio para quem gosta do sabor agridoce. Comece assando as bananas com casca até amolecerem. Depois, retire as cascas, amasse, esparrame doce de leite e adicione o queijo ralado. Finalize levando ao forno para gratinar.

12. Bolo de banana-da-terra

Ótima receita para quem evita o glúten, pois é feita com aveia. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e assar durante 40 minutos. O bolo fica super fofinho e saboroso!

Atentando-se às dicas de consumo e a estas receitas você poderá se beneficiar dos nutrientes da banana-da-terra. Continue trazendo bem-estar para sua rotina e conheça os benefícios da casca de banana para aproveitar toda a fruta!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.