12 benefícios da banana com aveia e receitas com essa combinação

Escrito por
Em 27.03.20

iStock

Comer banana com aveia durante a semana contribui com o bom funcionamento dos músculos, cérebro e coração. Além disso, é um prato e tanto para quem está de dieta, uma vez que ele atua satisfazendo o apetite por mais tempo. Tudo isso só é possível graças aos minerais, vitaminas, fibras e outros compostos que são encontrados nessa combinação.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

12 benefícios do consumo de banana com aveia

  1. Fornece energia para o dia;
  2. Controla os níveis de colesterol ruim (LDL);
  3. Aumenta os níveis do colesterol bom (HDL);
  4. Ajuda a elevar a longevidade;
  5. Promove a sensação de bem-estar;
  6. Reduz o cortisol, que é o hormônio do estresse;
  7. Diminui a compulsão por doce;
  8. Auxilia no controle da ansiedade;
  9. Contribui com uma boa qualidade de sono;
  10. Ajuda na recuperação muscular;
  11. Evita câimbras;
  12. Promove saciedade.

“É uma combinação poderosa, visto que a banana é rica em potássio, vitaminas C e A. Já a aveia é rica em carboidratos complexos, fibras, proteínas, vitaminas B1 e B5. Então, de fato, é uma combinação que um agrega e potencializa os benefícios do outro”, finaliza a nutricionista Laryssa Elenn (CNR-6 19757) a respeito dos efeitos benéficos desse prato.

Dúvidas sobre o consumo de banana com aveia

iStock

Mesmo sendo um prato saudável, funcional e muito simples, há algumas dúvidas que permeiam a banana com aveia. Pensando nisso, pedimos para que a especialista em nutrição explique algumas das principais questões sobre a refeição. Confira:

Banana com aveia é muito calórica? “Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), cada 100 g da banana prata tem 98 Kcal. Já a aveia em flocos tem 394 Kcal a cada 100 g. Mas, nós não utilizamos 100 g, vai muito da ingestão de fibras diária e o consumo de outras frutas. Então só é calórico de fato se você colocar quantidades excessivas”, explica Laryssa.

Banana com aveia engorda? Para a nutricionista, não existe alimento que engorda ou emagrece, pois tudo depende do contexto e do objetivo do paciente. Por exemplo, a profissional usa essa refeição tanto em dietas de emagrecimento como também em dietas hipercalóricas. “Ela é utilizada para a questão da saciedade, então é uma estratégia muito válida para o emagrecimento. Só engorda em quantidades excessivas, tudo vai do ajuste do planejamento individual”, esclarece.

Qual o melhor horário para comer? Essa questão também é relativa, de acordo com a profissional, pois o melhor horário depende do perfil do cliente. Portanto, essa refeição pode ser feita em qualquer horário do dia, mas, de forma especial, sendo utilizada para controlar o cortisol em pessoas com compulsão alimentar.

Pode comer banana com aveia à noite? A prática está mais que liberada! De acordo com a nutricionista, essa combinação alivia o estresse e é uma excelente escolha para as refeições noturnas. “Você pode combinar a banana com aveia que ajuda na formação da serotonina, reduzindo o cortisol, e potencializando também a questão da melatonina, que é o hormônio do sono.” Além disso, Laryssa Elenn indica associar essa refeição com alguns chás calmantes como camomila, melissa e mulungu.

Banana com aveia antes ou depois do treino? A escolha vai depender do perfil do treino, mas a especialista utiliza com mais frequência no pré. De qualquer forma, a misturinha faz sucesso com a turma da academia. “A banana, como é rica em potássio, ajuda muito na recuperação e fortalecimento muscular. Consequentemente, ajuda também a evitar câimbras musculares. Então, já é outro benefício para esse público. De maneira geral, ajuda muito a aumentar o desempenho físico”, completa.

Continua após o anúncio

O melhor de tudo é que trata-se de uma refeição liberada para todas as pessoas, sendo necessário apenas se ater a quantidade no caso de pacientes com problemas renais, devido a alto conteúdo de potássio.

Receitas de banana com aveia

Além de comer a banana cortada em rodelas e polvilhada com aveia por cima, você também pode usar essa combinação com outros ingredientes e fazer pratos que carregam os benefícios dessa misturinha. Aprenda a seguir receitas para diversificar:

1. Mingau de banana com aveia

Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, um docinho sempre cai muito bem, e com esse mingau não seria diferente. Feito com banana, aveia, açúcar e água, essa versão é vegana e tem o leite de coco como ingrediente opcional.

2. Panqueca de banana com aveia

Uma boa sugestão de refeição para começar o dia é uma panqueca fit e cheia de energia. A receita do Aurélio Alfieri leva apenas cinco ingredientes, são eles: banana, ovo, aveia, mel e canela. O resultado? Um prato nutritivo, saudável e perfeito para o café da manhã.

3. Bolo de banana com aveia

Para algumas pessoas, fazer bolo é uma missão quase impossível. Mas, com essa receita não tem mistério! O melhor de tudo é que essa versão é sem glúten e sem açúcar, por isso, se você quiser o bolo bem docinho, é melhor usar as bananas mais maduras do cacho.

4. Torta de banana com aveia

Assim como qualquer outra versão desse prato, a receita é dividia em duas etapas: a produção da massa e a finalização com o recheio. Depois de montado, o doce fica pronto em 40 minutos, se assado a 200°C. Essa torta doce é uma ótima pedida para um lanche durante a tarde acompanhando por um café.

Continua após o anúncio

5. Biscoito de banana com aveia

Esse biscoito é perfeito para quem gosta de ter na bolsa um lanche rápido. Além da banana e da aveia, a receita leva óleo vegetal, fermento em pó, uvas passas, castanhas do Pará e, claro, canela. O modo de preparo é simples e o resultado é um biscoito fofinho e repleto de nutrientes.

6. Vitamina de morango, banana e aveia

Leite, morango, banana, aveia e açúcar a gosto. Isso é tudo o que você precisa para ter uma vitamina saudável e que promove a saciedade. É só bater os ingredientes no liquidificador de uma só vez e servir, sem precisar coar.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da banana com aveia e as diferentes formas de aproveitar esses ingredientes na cozinha, que tal aprender receitas utilizando a casca de banana? Assim você aproveita a fruta integralmente, fazendo bem para seu corpo, meio ambiente (menos lixo) e para seu bolso.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação