10 atividades para estimular a alfabetização do seu filho em casa

Com objetos simples, como pratinhos de festa e revistas, você pode estimular o processo de alfabetização do seu filho

Escrito por Leticia Rio Branco

Foto: iStock

Seu filho não é mais um bebê e já vai começar a alfabetização. O tempo passou rápido e o seu pequeno, quando você menos esperar, vai sair por aí escrevendo e lendo tudo o que vê pela frente! Para ajudar nesse novo momento tão importante para pais e filhos, confira algumas atividades que você pode fazer com as crianças em casa, de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo bem simples!

De acordo com Ana Elisabeth Santos de Oliveira Lima, diretora da escola A Chave do Tamanho, as atividades de alfabetização devem começar antes mesmo da alfabetização. “Os pais devem estar atentos e promover situações que incrementem e facilitem a alfabetização. Olhar revistas e recortar tudo que identifica, organizar em grupos o que leu, organizar os brinquedos em caixas, pintar usando cores primárias dentro de desenhos e separar objetos pela cor auxiliam nesse processo”, aconselha Ana Elisabeth

1. Atividade com figuras e pregadores de roupa

Usar o lúdico é fundamental. Neste passo a passo, você vai precisar de cola em bastão ou líquida, prendedor de roupa, caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera, além de uma revista com capa mais dura. E também de figuras impressas variadas, de preferência com duas sílabas! É uma atividade simples e que incentiva, além da alfabetização, a psicomotricidade.

2. Lata das letras

Neste tutorial, a psicopedagoga Taise Agostini ensina uma atividade muito bacana de alfabetização: a lata de letras. De acordo com a especialista, a alfabetização começa bem antes de aprender a ler e a escrever. Esta atividade trabalha a concentração, a atenção, o reconhecimento das letras e do som. Você vai precisar de uma lata de plástico com uma abertura e de todas as letras do alfabeto para colocar dentro dela. Assim, a criança associa a letra que tira com uma palavra.

3. Pratinhos com sílabas

Nesta atividade, você vai precisar de pratinhos descartáveis, tanto coloridos como transparentes, e de uma canetinha para retroprojetor. É uma forma muito interessante e rápida de aprender. E bem fácil de fazer!

Leia também: 22 perfis de mães para você seguir no Instagram

4. Jogos das Vogais

O Jogo das Vogais é também uma atividade bastante lúdica e parte para uma linha artesanal. Você vai precisar daqueles vasinhos de flores de papel, que são vendidos em casas de festa, para em seguida colar as letras nas flores e na própria caixinha. Depois, fazer gravuras. E aí o jogo está pronto para começar. Para saber mais, assista o vídeo!

5. DIY – Livro Sensorial de EVA – Alfabetização

Aqui são mostradas várias dicas de como estimular o lado cognitivo da criança: tem o livro “Com que letra começa?”, outra atividade de ligar as figuras com as letras, ou seja, ações bem simples para ajudar na alfabetização do seu pequeno!

6. Como ensinar as letras do alfabeto

Esta atividade deve ser praticada por crianças a partir de seis anos de idade. Com uma almofada com todas as letras, você vai poder trabalhar o reconhecimento das letras, o som delas e a coordenação motora fina quando ela abotoar e desabotoar a letra da almofada, por exemplo. Diferente, né? Veja como funciona na prática para ensinar o alfabeto em sua sequência!

7. Formando palavras

Formar palavras em casa também é possível! Com esta atividade desenvolvida pela piscopedagoga Taise Agostini, você vai precisar de alguns itens de papelaria: cartolina, tesoura, aquela parte de papelão do rolo de papel higiênico, cola, estilete e caneta hidrocor preta. Veja como fazer!

8. Formando palavras com garrafa pet

Já neste passo a passo, você vai precisar de garrafas pet, uma bandeja de papelão – daquelas usadas em festas – e de gravuras, ou desenhos de animais e objetos, colados em um papelão. É uma atividade bem simples e que pode ser feita com crianças que já estejam sendo iniciadas na alfabetização. Dá uma olhada!

Leia também: 5 aspectos da maternidade que te deixam mais bonita

9. Letras e sílabas com o dado das imagens

E tem mais uma dica bem legal: é o dado de imagens. Com ele, a criança pode aprender ao associar a imagem do dado à palavra. É também bem simples de fazer e, de quebra, ainda trabalha o lado lúdico e criativo da criança.

10. Destrava

Nesta atividade, Solange Moll ensina as crianças que já sabem escrever a ampliar o vocabulário. É uma brincadeira interessante para um grupo de, pelo menos, três crianças. Que tal experimentar?

Com tantas dicas, participar deste momento de alfabetização do seu filho vai ser mais divertido do que nunca. Que tal escolher a atividade que mais se adapta à alfabetização do seu filho e experimentar?

Dicas pela Web