Bem-estar

15 atividades de alfabetização divertidas para ensinar crianças

Canva

Atualizado em 06.06.23

A fase da alfabetização pode ser muito gratificante para pais e responsáveis. É recomendado por profissionais que a alfabetização seja estimulada em casa, e auxiliar as crianças nesse processo pode ser recompensador. As atividades de alfabetização existem para te ajudar nessa tarefa! Conheça algumas opções para imprimir ou desenvolver em casa com os pequenos.

Atividades de alfabetização para fazer em casa

6. Atividade com figuras e pregadores de roupa

Usar o lúdico é fundamental. Neste passo a passo, você vai precisar de cola em bastão ou líquida, prendedor de roupa, caneta de hidrocor permanente, lápis de cor ou giz de cera, além de uma revista com capa mais dura. E também de figuras impressas variadas, de preferência com duas sílabas! É uma atividade simples e que incentiva, além da alfabetização, a psicomotricidade.

7. Lata das letras

Neste tutorial, a psicopedagoga Taise Agostini ensina uma atividade muito bacana de alfabetização: a lata de letras. De acordo com a especialista, a alfabetização começa bem antes de aprender a ler e a escrever. Esta atividade trabalha a concentração, a atenção, o reconhecimento das letras e do som. Você vai precisar de uma lata de plástico com uma abertura e de todas as letras do alfabeto para colocar dentro dela. Assim, a criança associa a letra que tira com uma palavra.

8. Pratinhos com sílabas

Nesta atividade, você vai precisar de pratinhos descartáveis, tanto coloridos como transparentes, e de uma canetinha para retroprojetor. É uma forma muito interessante e rápida de aprender. E bem fácil de fazer!

9. Jogos das Vogais

O Jogo das Vogais é também uma atividade bastante lúdica e parte para uma linha artesanal. Você vai precisar daqueles vasinhos de flores de papel, que são vendidos em casas de festa, para em seguida colar as letras nas flores e na própria caixinha. Depois, fazer gravuras. E aí o jogo está pronto para começar. Para saber mais, assista o vídeo!

Publicidade

10. Pega sílabas

Com o jogo de pega sílabas, as crianças aprendem a formar as sílabas e pronunciá-las de uma maneira divertida. Usando apenas materiais escolares, você faz um jogo misturado com atividade de alfabetização.

11. Como ensinar as letras do alfabeto

Esta atividade deve ser praticada por crianças a partir de seis anos de idade. Com uma almofada com todas as letras, você vai poder trabalhar o reconhecimento das letras, o som delas e a coordenação motora fina quando ela abotoar e desabotoar a letra da almofada, por exemplo. Diferente, né? Veja como funciona na prática para ensinar o alfabeto em sua sequência!

12. Formando palavras

Formar palavras em casa também é possível! Com esta atividade desenvolvida pela piscopedagoga Taise Agostini, você vai precisar de alguns itens de papelaria: cartolina, tesoura, aquela parte de papelão do rolo de papel higiênico, cola, estilete e caneta hidrocor preta. Veja como fazer!

13. Formando palavras com garrafa pet

Já neste passo a passo, você vai precisar de garrafas pet, uma bandeja de papelão – daquelas usadas em festas – e de gravuras, ou desenhos de animais e objetos, colados em um papelão. É uma atividade bem simples e que pode ser feita com crianças que já estejam sendo iniciadas na alfabetização. Dá uma olhada!

14. Letras e sílabas com o dado das imagens

E tem mais uma dica bem legal: é o dado de imagens. Com ele, a criança pode aprender ao associar a imagem do dado à palavra. É também bem simples de fazer e, de quebra, ainda trabalha o lado lúdico e criativo da criança.

Publicidade

15. Destrava

Nesta atividade, Solange Moll ensina as crianças que já sabem escrever a ampliar o vocabulário. É uma brincadeira interessante para um grupo de, pelo menos, três crianças. Que tal experimentar?

Com tantas dicas, participar deste momento de alfabetização do seu filho vai ser mais divertido do que nunca. Que tal escolher a atividade que mais se adapta à alfabetização do seu filho e experimentar?

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!