Adeus constipação: 11 alimentos que soltam o intestino

Se você sofre na hora de ir ao banheiro, fique tranquila: as dicas a seguir vão ajudar você a resolver de vez esse problema

Escrito por Ana Fonseca

Foto: iStock

Nosso intestino funciona com base naquilo que comemos, e por isso às vezes a situação complica depois de um final de semana de exageros e de uma alimentação não muito saudável, por exemplo.

Ainda que existam medicamentos que prometam fazer com que o intestino trabalhe como um reloginho, o ideal mesmo é não recorrer a esse tipo de recurso sem tentar algumas mudanças na dieta, afinal, assim como uma alimentação ruim pode nos deixar constipadas, o contrário também é verdadeiro.

Quando passamos a incluir alimentos naturais em nossa dieta, e quando damos uma chance aos produtos ricos em fibra e integrais, já podemos sentir a diferença em questão de pouco tempo, sabia?

Outra dica importante nesse sentido é não se esquecer de tomar bastante água, todos os dias, para que os alimentos que você consome não fiquem ressecados dentro do seu intestino.

Se você é do tipo que sofre muito na hora de ir ao banheiro, fique atenta às dicas a seguir e pense com carinho em fazer algumas mudanças na forma como você se alimenta:

Leia também: 10 alimentos anti-idade que você deve incluir na sua dieta

1. Fibras

Foto: iStock

Na maioria dos casos, um intestino preguiçoso é um bom indicativo de que sua dieta precisa de mais fibra. Para uma alimentação balanceada e saudável, recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 25 gramas de fibras para mulheres entre 31 e 50 anos de idade – essa necessidade cai para 22 gramas depois dos 51 anos.

Se você não consome nada de fibras, o ideal é adicionar esse item à sua dieta aos poucos, para evitar o inchaço, e para garantir que a fibra cumpra seu papel e flua naturalmente pelo intestino, tome bastante água. Alimentos ricos em fibras são frutas, verduras e legumes, e também os que se apresentam na versão integral.

2. Framboesa, amoras e morangos

Foto: iStock

Essas frutas deliciosas têm muita fibra e, para melhorar, não são ricas em calorias, então você não precisa comê-las com medo de ganhar peso. Você pode comer esses itens como sobremesa ou até mesmo no café da manhã, juntamente com algum tipo de cereal.

3. Pipoca

Foto: iStock

Eis outra fonte pouco calórica e deliciosa de fibras para a sua dieta. O segredo, na hora de preparar a pipoca, é não escolher aquelas prontas, de micro-ondas, e não exagerar no sal, na manteiga e no óleo.

4. Feijão

Foto: iStock

O feijão é um alimento rico em nutrientes e fibras – tem o dobro do que a maioria dos vegetais. Meia xícara de feijão já é o suficiente para que seu corpo receba 9,5 gramas de fibra – sem falar do ferro, que é presente nessa leguminosa e essencial para a sua saúde.

Leia também: 14 dicas para mudar seus hábitos culinários e preparar refeições mais saudáveis

5. Frutas secas

Foto: iStock

Tâmaras, figos, ameixas, damascos e passas secas são uma ótima maneira de fazer um lanchinho entre as refeições e, de quebra, ajudar seu intestino a funcionar melhor. No caso das ameixas, em específico, o bacana é que elas contêm também o sorbitol, que é um tipo de laxante natural, então se a coisa complicar lembre-se sempre das ameixas.

Se você não quer ganhar peso, vale a pena conferir os índices calóricos das frutas secas, que podem ser preparadas com adição de açúcar muitas vezes.

6. Pão integral

Foto: iStock

Um bom jeito de se livrar da constipação é adotar hábitos diários de alimentação, que possam melhorar a saúde do seu intestino. Uma boa forma de fazer isso, se você come pão todos os dias, é optar pela versão integral desse alimento.

O segredo é olhar bem os rótulos do produto e escolher aquele que for feito à base de farinha de trigo integral e não de farinha enriquecida, como é o caso de alguns pães multigrãos. Se você achar um pão que tenha pelo menos três gramas de fibra por fatia, melhor ainda.

7. Cereal rico em fibras

Foto: iStock

Eis uma forma saborosa e saudável de começar o seu dia. Se você gosta de cereal no café da manhã, aposte em um produto que tenha fibras ou adicione você mesma alguns itens como farelo de trigo, sementes de chia ou de linhaça.

Leia também: 10 alimentos para um detox poderoso

8. Brócolis

Foto: iStock

Assim como o feijão, o brócolis é rico em fibras e em outros nutrientes que fazem bem para a saúde, além de ter baixo índice calórico. Na hora do consumo, opte pela versão crua do brócolis, já que o cozimento pode reduzir seu teor de fibra – se você prefere cozido, opte pela versão grelhada ou assada.

9. Ameixas, peras e maçãs

Foto: iStock

Frutas são alimentos poderosos que merecem fazer parte da sua dieta pelos mais diversos motivos, e um deles, certamente, é pelo bom funcionamento do seu intestino. Ricas em fibras, essas frutas específicas são ótimas opções porque podem ser consumidas com suas cascas.

10. Nozes

Foto: iStock

Amêndoas e nozes são opções ricas em fibras, e que fazem bem ao seu intestino e à sua saúde de um modo geral. O segredo é não exagerar na dose, pois esses itens costumam ser mais calóricos – uma boa quantidade é aquela que cabe na palma da sua mão.

11. Batatas assadas

Foto: iStock

Quando assamos a batata com a sua pele, temos um alimento delicioso e rico em fibras, o que é bom para o paladar e para o funcionamento do intestino. Para uma alimentação mais saudável, deixe de lado a versão frita da batata, e prepare a sua de uma maneira melhor: corte-as da forma que preferir, pulverize-as com um pouco de azeite, polvilhe-as com seus temperos favoritos e leve-as para o forno até que fiquem crocantes.

Se você tem problemas mais sérios de constipação intestinal, com a incidência de sangramentos e muita dor, por exemplo, não deixe de procurar ajuda médica.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

Assuntos: Alimentação

Para você