Absorvente de pano: conheça a alternativa ecológica para seu ciclo

Escrito por
Em 12.06.20

iStock

Nos últimos tempos, você tem ouvido falar no absorvente de pano? Se não, saiba que esse assunto voltou a ser muito discutido. Mulheres de todas as idades estão se tornando adeptas desse tipo de absorvente ecológico. Vamos explicar o que é esse item e tirar suas dúvidas sobre como usá-lo. Continue a leitura!

Continua após o anúncio

O que é absorvente de pano?

Diferente dos absorventes convencionais, que são descartáveis, o absorvente de pano é feito com materiais que possibilitam sua reutilização após o ciclo menstrual. Feito com panos e materiais que absorvem os líquidos, esse tipo de absorvente tem a mesma capacidade de proteção dos modelos comuns.

6 dúvidas sobre o uso do absorvente de pano

Como esse tema ainda é relativamente novo para muitas mulheres, trouxemos as questões mais comuns relativas ao uso do absorvente de pano, também chamado de absorvente ecológico ou reutilizável. Tire suas dúvidas:

O absorvente de pano é confortável?

Pode ter certeza de que sim, o absorvente de pano é muito confortável. Muitas mulheres sentem desconforto com os absorventes descartáveis feitos de materiais sintéticos, que podem inclusive provocar alergia. Porém, os absorventes ecológicos são feitos com materiais confortáveis, como o algodão, e geralmente são hipoalergênicos. Você nem sentirá que está menstruada!

Absorvente de pano é higiênico?

Diferente dos convencionais, esse tipo de absorvente é super-higiênico e permite que a sua pele respire. Isso faz com que não haja proliferação de bactérias e fungos, que podem causar maus odores e infecções.

Absorvente de pano vaza?

A forma de utilizar o absorvente é que vai determinar se ocorrerá ou não vazamento. Se você observar as recomendações, entender o seu fluxo e fizer as trocas no tempo certo, não haverá vazamentos. Se sua preocupação é pelo fato de ser feito de pano, fique tranquila: os absorventes são feitos com 3 camadas que impedem o sangue de vazar.

Fica algum tipo de odor?

O odor característico gerado durante a menstruação é causado pelo contato do sangue com o ar e com os produtos químicos presentes nos absorventes descartáveis. No caso do absorvente de pano, não há contato com o ar e nenhum tipo de química, então também não há odores.

Há modelos diferentes de absorvente?

Sim, os absorventes de pano têm vários tamanhos – cada um adequado para um tipo de fluxo. Na internet, você encontra modelos de diversos tipos, tamanhos, cores e formas: é só escolher as mais adequadas às suas necessidades!

Continua após o anúncio

Quanto tempo dura um absorvente de pano?

A durabilidade do absorvente dependerá da quantidade de vezes que você utilizá-lo. Se você possuir mais de um e fizer revezamento entre os absorventes, eles podem durar mais de 3 anos. Depois desse período, eles podem perder a eficácia e não funcionarem mais 100%.

Agora, você já tem mais de conhecimento sobre como funciona o absorvente reutilizável e pode deixar de lado aqueles mitos e histórias nada reais. Começar a usar esses absorventes pode ser um passo enorme para quem está acostumada apenas com o antigo: se dê uma chance e descubra através da própria experiência se vale a pena para você.

Como lavar absorvente de pano

iStock

O que torna o absorvente de pano completamente diferente dos convencionais é o fato dele poder ser lavado. Sendo assim, o cuidado com a lavagem é muito importante, porque implica na durabilidade e higiene do seu produto. Veja o passo-a-passo e aprenda a lavar seu absorvente ecológico:

  • Armazene o absorvente usado em um local limpo, preferencialmente em um saco impermeável;
  • Deixe o absorvente de molho por 30 minutos no mínimo, em água fria (com ou sem sabão);
  • Lave à mão ou em máquina de lavar, seguindo a recomendação do fabricante;
  • Seque ao sol (ação antibactericida) ou em secadoras em temperatura baixa.

Seguindo esses passos à risca, você fará com que o absorvente tenha uma vida útil maior, além de garantir sua higiene. Uma dica preciosa é retirar o excesso de líquido antes de deixá-lo de molho, para evitar maus odores e manchas.

Cuidados com o uso do absorvente de pano

Até o momento, não há nenhum estudo ou profissional que contraindique o uso dos absorventes de pano, mas isso não significa que você não deva tomar cuidado ao usá-los. Fique sempre atenta se há algum tipo de coceira, vermelhidão ou reação após o uso do absorvente. Para evitar qualquer problema, dê preferência aos hipoalergênicos: assim, não tem erro!

Onde comprar absorvente de pano

iStock

Atualmente, está bem mais fácil encontrar os absorventes reutilizáveis. Diversas lojas na internet passaram a disponibilizar esse produto e diversas empresas (muitas fundadas por mulheres) estão fabricando modelos variados. O mercado expandiu bastante, fazendo com que esse tipo de absorvente se torne mais acessível.

Confira 5 lojas on-line em que você consegue adquirir o seu absorvente: Inciclo, Korui, Veg.In, Dermabox e Beleza do Campo.

Saiba mais sobre absorvente de pano

Quer entender mais sobre o absorvente de pano e, quem sabe, até fazer o seu próprio? Então, confira os vídeos que separamos sobre o tema. Pela experiência e relatos de outras mulheres, você entenderá melhor como eles funcionam e poderá entrar na onda ecológica confeccionando o seu próprio absorvente. Olha só:

Continua após o anúncio

Deixe o mito do absorvente de lado

Para muitas, esse tema ainda é um grande tabu, mas os tempos mudaram e já conseguimos tratar desse tipo de item com mais leveza e compreensão. A youtuber Larissa Vaiano explica sobre o absorvente de pano de forma simples e bem direta. Confira e abra sua mente!

Descubra uma nova opção para aqueles dias

A experiência das outras pessoas sempre nos ajudam a tomar decisões, não é mesmo? Por isso, a Ju Rangel contou em detalhes a experiência que ela teve com o absorvente de pano, falando se valeu ou não a pena essa nova ferramenta que surgiu para nos ajudar naqueles dias.

Troque seu absorvente convencional

Quem melhor para falar de coisas alternativas na vida do que Bela Gil? Nesse vídeo, ela te convence de uma forma única: você pode trocar o seu absorvente convencional por um absorvente reutilizável, amigo da natureza.

Ponha as mãos na massa e faça o seu

Que tal fazer o seu próprio absorvente ecológico? Esse vídeo ensina o passo a passo de como confeccionar o seu próprio absorvente de pano. Faça do jeito que te deixe mais confortável e se molde às suas necessidades. Será uma experiência totalmente diferente e enriquecedora!

Faça o ciclo completo da sustentabilidade

O canal Vida Em Essência por Lucy criou um tutorial bem bacana de como você pode fazer o seu próprio absorvente ecológico. Por que não fazer o ciclo completo e ser sustentável do começo ao fim? Descubra novas habilidades e, de quebra, ajude muito o meio ambiente.

Continua após o anúncio

Os absorventes de pano são uma ótima alternativa para quem quer deixar os convencionais e ajudar o meio ambiente. Não precisa fazer a troca de uma vez: caso não se sinta confortável, faça aos poucos e teste como você vai reagir a esse novo modo de viver o ciclo menstrual. Conheça também outras alternativas, como o coletor menstrual.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Como usar