Dicas de Mulher Dicas de Saúde

7 alimentos que devem ser consumidos para equilibrar problemas hormonais

Está sofrendo algum desequilíbrio hormonal? Experimente essas alternativas naturais!

em 17/04/2017

Foto: iStock

Você já deve saber que o que você coloca no seu prato pode fazer toda diferença na sua saúde, não é mesmo? Uma alimentação balanceada traz benefícios para o seu organismo e pode manter você longe de diferentes doenças.

Isso não muda quando o assunto são problemas hormonais! O que você come pode ser tanto um vilão quanto um aliado na hora de tratar ou aliviar problemas causados por desequilíbrios nos hormônios, que são responsáveis por diversas funções no nosso corpo.

No post de hoje, selecionamos sete alimentos fáceis de encontrar (muitos você deve ter em casa!) e que podem ajudar no equilíbrio hormonal. Eles possuem substâncias que farão pequenos milagres pela sua saúde!

Se algum desses itens ainda não faz parte do seu cardápio do dia a dia, trate de acrescentá-lo hoje mesmo, afinal, nunca é tarde para cuidar de você!

1. Salmão

Imagem: Reprodução / Giphy

Além de ser gostoso, o salmão é rico em ômega-3, que possui efeito antioxidante e bloqueia radicais livres. Ah, não vale comer o salmão com um montão de molho de soja (shoyu), rico em sódio. Experimente temperos leves e naturais, como suco de limão.

2. Brócolis

Imagem: Reprodução / Giphy

Onde estão as apaixonadas por brócolis? Ele é excelente para combater problemas hormonais, uma vez que é rico em nutrientes e ajuda a manter os níveis de estrogênio. Consuma diariamente!

3. Folhas verdes

Imagem: Reprodução / Giphy

Quanto mais escuro for o verde, melhor. Alguns exemplos de vegetais antioxidantes e excelentes para a estabilidade dos hormônios são espinafre, couve, repolho e coentro.

4. Iogurte grego

Imagem: Reprodução / Giphy

Delicioso de ser consumido no café da manhã ou como um lanche, o iogurte grego ajuda a acelerar o metabolismo e é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a regular os hormônios.

5. Amêndoas

Imagem: Reprodução / Giphy

Amêndoas e outros frutos secos, como nozes e castanhas, ajudam a controlar o apetite e, de quebra, contêm beta-sitosterol, que age de forma benéfica sob o nível dos hormônios.

6. Frutas vermelhas

Imagem: Reprodução / Giphy

As frutas vermelhas trazem muitos benefícios para a saúde, além de serem cheias de sabor. Morango, amora, mirtilo, framboesa e outras frutinhas com esta tonalidade são ricas em antioxidantes, melhoram a imunidade e ajudam a retardar o envelhecimento. Para comer todos os dias!

7. Batata doce

Imagem: Reprodução / Giphy

Além de ajudar no emagrecimento, a batata doce aumenta a saciedade e fornece energia de forma equilibrada. Por ter uma absorção mais lenta no corpo, a batata doce libera aos poucos a glicose, sem estimular muito o hormônio insulina.

Você já experimentou essas alternativas naturais para tratar problemas hormonais? Conte nos comentários. E lembre-se sempre de consultar um especialista caso você tenha algum sintoma recorrente ou qualquer tipo de mal-estar! Sua saúde vem em primeiro lugar!

Comentários
Dicas relacionadas