5 curiosidades sobre os hormônios

Há setores da sua vida que você nem imaginava que eram influenciados por eles

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Hormônios, hormônios, hormônios. Tente se lembrar de quantas vezes você ouviu essa palavra como uma justificativa para determinados problemas de saúde. Acne, aumento ou perda de peso, alergias e outras inúmeras complicações são, muitas vezes, culpa dos hormônios. Mas será que eles são mesmo os vilões? Há, de fato, alguns motivos pelos quais você deveria amá-los – e setores que você nem imaginava que eram influenciados por eles.

1 – Hormônios controlam seu apetite sexual

Nenhuma novidade até aqui mas, se você parar para refletir, não fosse a presença dos hormônios, talvez sua vida sexual não fosse tão satisfatória assim. De acordo com um estudo recente, os estrogênios e a progesterona são responsáveis diretos pelo apetite sexual feminino. Enquanto os estrogênios aumentam a libido, a progesterona faz com que ela diminua.

2 – Hormônios podem fazer com que você se sinta atraída por homens com feições femininas

Um estudo publicado no Reino Unido sugere que mulheres sob efeito de pílula anticoncepcional tinham maior tendência a se sentirem atraídas por homens com feições femininas ou afeminadas. Testadas antes de tomarem a pílula, elas demonstraram uma propensão maior a buscar características físicas consideradas mais masculinas, como mandíbula grande e formatos de rosto mais angulares. Após a ingestão do medicamento, entretanto, as mesmas mulheres se tornavam mais atraídas por rostos masculinos com traços femininos. Tudo bem, não se revolte – como o estudo foi feito com uma amostra muito pequena de mulheres, seus resultados não são conclusivos.

3 – Hormônios poderiam – teoricamente – influenciar suas preferências de voto

Dá para acreditar? E o estudo que sugeriu essa afirmação foi divulgado por nada menos que a CNN. Os resultados sugeriam que mulheres em período de ovulação eram mais propensas a votar em candidatos liberais, porque se sentiam mais sensuais. A recepção do público não foi nada agradável e, após diversas reclamações a respeito das afirmações, a pesquisa foi tirada do ar.

4 – Hormônios seriam determinantes na escolha da sua carreira profissional

Essa pesquisa foi um pouco mais séria e estudou jovens com hiperplasia adrenal congênita (HAC, na sigla em inglês), uma doença causada pela exposição do feto ao hormônio masculino andrógeno dentro do útero. Os especialistas analisaram essas crianças em comparação com seus irmãos e irmãs que não tinham a HAC. Descobriram que as mulheres portadoras da HAC tinham maior tendência a se interessarem por “coisas”, enquanto as demais se interessavam mais fortemente por “pessoas”. A conclusão dos pesquisadores foi que hormônios femininos influenciam a pessoa a escolher carreiras mais humanas, como a pedagogia, as ciências sociais e a psicologia, por exemplo, enquanto os hormônios masculinos fazem o contrário: influenciam a opção por carreiras na área de exatas.

5 – Hormônios fazem você gostar de caras com o estilo “bad boy”

De acordo com um estudo publicado em maio de 2012, você anda saindo com os homens errados por uma questão hormonal. Acontece que, durante o ciclo menstrual, na fase da ovulação, as mulheres tendem a escolher homens fisicamente atraentes ao invés daqueles que consideram confiáveis. Pode ser que isso explique por que sua vida amorosa anda tão conturbada, já pensou nisso?

Assuntos: Relacionamentos

Para você