4 livros sobre relacionamento que toda mulher deveria ler

Dicas de leitura para quem quer entender melhor a dinâmica dos relacionamentos

Por Carolina Werneck
Atualizado em 07/06/2013 15:49
4 livros sobre relacionamento que toda mulher deveria ler 4 livros sobre relacionamento que toda mulher deveria ler

Foto: Thinkstock

Se há uma verdade absoluta sobre a alma feminina, é que todas gostariam de entender o mecanismo complexo e misterioso que constrói os relacionamentos em geral.

Aparentemente, homens e mulheres vivem em universos tão distintos que é quase um milagre que consigam se relacionar em algum nível. Claro, as dificuldades enfrentadas são tantas que sobra assunto pra ser discutido.

A vontade de analisar e entender os diferentes tipos de relacionamento e seus problemas mais comuns acabou criando uma onda de lançamentos literários sobre o tema. São psicólogos, sexólogos e estudiosos do comportamento humano, empenhados em dissecá-lo e imprimi-lo em seus best-sellers.

Preparamos uma lista com os melhores livros sobre relacionamento disponíveis atualmente. Prepare seu cérebro para alcançar um novo nível de compreensão acerca desse complicado setor da vida humana.

Homens são de Marte, mulheres são de Vênus

(John Gray)

Comparando as personalidades opostas de homens e mulheres através da metáfora dos planetas, o livro tenta esclarecer as diferenças de personalidade que fazem com que a relação entre os sexos seja sempre tão conturbada. O autor, que é ex-monge e atualmente está casado, se dedica a explicar aos homens os mecanismos da alma feminina e vice-versa. A obra é leitura obrigatória para quem, efetivamente, quer compreender melhor seu parceiro.

Ele simplesmente não está a fim de você

(Liz Tuccillo e Greg Behrnedeth)

Mulheres são criaturas malucas que se negam a admitir o que, na maior parte das vezes, é óbvio: se o cara não liga, não se importa, mente ou as deixa em segundo plano, há uma grande possibilidade de que isso não seja um joguinho para conquistá-las, mas uma forma de demonstrar que elas devem partir para outra.

Os autores são roteiristas do seriado Sex and the City, que trata justamente de relacionamentos e é sucesso absoluto entre o público feminino. Forçando a mulherada a encarar aquilo que seus olhos se negam a enxergar, o livro aborda situações em que o homem não quer nada sério com a mulher, mas simplesmente não consegue verbalizar o fato. Ótima pedida para quem insiste em relacionamentos ou pseudo-relacionamentos complicados e obviamente falidos.

Por que os homens amam as mulheres poderosas?

(Sherry Argov)

Especialmente dedicado às boazinhas de plantão, que vivem acreditando nas histórias que os homens contam para justificar a canalhice enraizada.

Após centenas de entrevistas, Sherry chegou a algumas conclusões acerca das características que diferenciam as boazinhas das realmente poderosas – e explica por quê, exatamente, os homens consideram chatos os relacionamentos com mulheres que fazem de tudo para agradá-los, preferindo aquelas independentes, confiantes e que se valorizam acima de qualquer coisa e, principalmente, acima deles.

Segundo a autora, essas mulheres representam um eterno desafio ao espírito masculino, e isso as torna irresistíveis. Mulheres que não demonstram medo de perder seus companheiros acabam por ganhá-los para sempre. Através de exemplos engraçados e práticos, o livro conquista pelo humor e pela inegável verdade por trás dos fatos: homens gostam mesmo daquelas que os desprezam.

Homem cobra, mulher polvo

(Içami Tiba)

O autor é psiquiatra e tem mais de 28 livros publicados, sempre tratando de aspectos das relações humanas. Nesta obra ele trata de explicar o comportamento feminino e masculino em diversas situações e fases da vida. “Refiro-me à cobra como um tentáculo desgarrado do polvo que, por sua vez, funciona com todos os seus oito tentáculos simultaneamente Isto é, a mulher multitarefa. Corte-se um dos tentáculos e tem-se a cobra, que depende do polvo em várias fases da vida”. Com esta comparação divertida, Tiba tenta solucionar as principais dúvidas de relacionamento que assombram os casais modernos.

A literatura pode não ser a solução para todos os seus problemas de relacionamento mas, com certeza, ajuda a enfrentar com mais leveza e sabedoria os percalços da vida a dois.