Vaselina: benefícios e truques de como usar no dia a dia

Escrito por
Em 15.07.19

iStock

Sabe aqueles produtinhos que são sempre muito úteis em casa, com mil e uma utilidades? A vaselina com certeza está entre eles. Esse óleo derivado do petróleo é encontrado com facilidade em qualquer farmácia, custa baratinho e pode ser um ótimo aliado da sua beleza.

Continua após o anúncio

A vaselina pode ser usada na pele, no cabelo e em vários outros truques do dia a dia. Quer saber alguns dos seus principais usos e, de quebra, tirar todas as suas dúvidas sobre essa substância? Basta continuar lendo esse post! Você vai se surpreender!

15 usos para vaselina que talvez você nem imaginava

Sabia que a vaselina pode ser usada para remover maquiagem? E que também é um bom hidratante para pés ressecados? E tem muito mais, hein? Chegou a hora de descobrir algumas das diversas utilizações da vaselina!

Usos da vaselina para a pele

A vaselina é ingrediente de diversos cosméticos e hidratantes. No entanto, vale usá-la pura para dar uma atenção especial a algumas partes do corpo.

Leia também: Bepantol Derma: solução de hidratação para sua pele e seu cabelo

  1. Hidrata áreas ásperas: a vaselina é ótima para aquelas áreas mais ressecadas do corpo, como joelhos e cotovelos. Aplique e massageie suavemente.
  2. Dá brilho às tatuagens: quando a tattoo estiver na fase de cicatrização, perdendo casquinhas, pode receber uma camada fininha de vaselina sólida. Ela também pode ser usada para deixar as tatuagens cicatrizadas mais brilhantes.
  3. Deixa os pés macios: antes de dormir, passe vaselina nos pés e coloque meias. De manhã seus pés estarão macios e suaves como nunca!
  4. Facilita a remoção das cutículas: antes de fazer as unhas, aplique vaselina nas cutículas. Elas ficarão mais macias e fáceis de se remover. Também vale passar vaselina nos lados dos dedos quando for pintar as unhas, evitando borrões desnecessários.
  5. Usos da vaselina para o rosto

    iStock

    Embora não seja indicada como hidratante facial, a vaselina também é versátil quando se fala no rosto. Afinal, ela:

  6. Esfolia os lábios: faça uma misturinha de vaselina com açúcar e esfregue nos lábios. Esse procedimento ajudará na remoção das células mortas e deixará sua boca mais macia.
  7. Fixa a maquiagem: antes de aplicar a sua sombra favorita, passe uma camada fininha de vaselina. Ela atuará como um primer. No entanto, cuidado para não deixar cair nos olhos.
  8. Remove a maquiagem: aplique a vaselina em um algodão ou lenço e passe suavemente no rosto. Ela ajuda até a remover as resistentes máscaras à prova d’água.
  9. Turbina os cílios: não se engane, a vaselina não ajuda a aumentar os cílios. Porém, se você aplicar o produto com um pincel de rímel antigo, poderá deixá-los mais brilhantes e volumosos.
  10. Usos da vaselina para o cabelo

    iStock

    Continua após o anúncio

    Pronta para sair de casa mas o cabelo não colaborou? A vaselina pode ser uma ajudante milagrosa!

  11. Disfarça pontas duplas: sabe quando não dá tempo de cortar e o cabelo está com aquelas pontas chatas? Aplique um pouquinho de vaselina nelas e pronto. Elas ficarão juntinhas e com aspecto brilhante na hora.
  12. Combate o frizz: para cabelos rebeldes, vaselina! Como ela cria uma camada de proteção, é ótima para dar um jeito no frizz. Aplique uma pequena quantidade da mesma forma que aplica seu óleo capilar favorito e veja se gosta de resultado!
  13. Evita manchas de tinta de cabelo na testa: ninguém merece tingir o cabelo e, acidentalmente, um pedaço da testa também. A solução é passar um pouquinho de vaselina bem rente à raíz do cabelo! Assim a tinta não pegará na sua pele.
  14. Usos da vaselina para o dia a dia

    iStock

    A utilização da vaselina não se limita ao universo da beleza. Sabia que ela pode ajudar em diferentes tarefas do dia a dia?

  15. Potencializa o seu perfume: antes de passar o seu perfume favorito, aplique um pouquinho de vaselina nas áreas que recebem o aroma. O objetivo é que ele dure por mais tempo.
  16. Ajuda a tirar aquele anel emperrado: sabe quando você coloca um anel e não consegue tirar por nada no mundo? Passe vaselina nos dedos! O efeito lubrificante ajudará nessa remoção.
  17. Dá brilho a peças de couro: se você não tiver graxa à disposição, pode utilizar a vaselina para manter sua jaqueta ou sapato favorito com brilho.
  18. Remove chicletes grudados: nada mais chato do que ficar com um chiclete colado em uma roupa ou sapato. Para se livrar desse problema, coloque vaselina na área desejada e deixe agir. O chiclete sairá todinho!

Pensou versatilidade, pensou vaselina!

Especialista esclarece dúvidas sobre a vaselina

A esteticista e cosmetóloga Ana Carolina Müller responde algumas das principais dúvidas a respeito da utilização da vaselina nos cuidados com a beleza, seus pontos positivos e negativos.

Leia também: Bepantol para o rosto: dicas para ficar com uma pele maravilhosa

Para que serve a vaselina? A vaselina tem como função criar uma película sobre a pele, evitando a perda de água transepidérmica. Ela é considerada hidratante justamente por fazer essa camada impermeável. Conforme a cosmetóloga, a substância também é utilizada em diversos cremes e cosméticos para proporcionar maior espalhabilidade.

Qual a diferença entre vaselina sólida e vaselina líquida? Ambas possuem a mesma composição, o que muda é o estado físico.

É recomendado o uso de vaselina para tratar estrias? Apenas como base cosmética, já que a vaselina pura não possui propriedades terapêuticas para estrias. Uma dica é associá-la a pomadas ou óleos com princípios ativos regeneradores, como pró-vitamina B5 (D-pantenol).

Quais as contraindicações da vaselina? A vaselina não é muito indicada para utilização no rosto, especialmente em peles oleosas, pois pode apresentar efeitos comedogênicos (novos cravos) e entupir poros.

Continua após o anúncio

Vaselina pode fazer mal? Esse derivado do petróleo é um produto de baixa tolerância à pele, então cosméticos hipoalergênicos geralmente não contém vaselina em sua fórmula, e sim fontes óleos vegetais. Em caso de dúvidas, procure a opinião de um médico dermatologista.

Leia também: 10 receitas de esfoliação com café para pele e cabelos

Vale lembrar que embora a vaselina seja considerada segura pelos órgãos regulatórios (Anvisa, FDA e Europe Commission), a substância derivada do petróleo não é biodegradável, podendo apresentar impacto na natureza por gerar efluentes e interferir nos organismos aquáticos.

Onde comprar vaselina

Sem mistério: qualquer farmácia terá vaselina à disposição em suas prateleiras. E, claro, vale comprar pela internet e sequer precisar sair de casa!

  1. Vaselina líquida LBS , na Droga Raia
  2. Hidratante labial Carmed, na Drogasil
  3. Vaselina sólida Rioquímica, na Loja Americanas
  4. Vaselina sólida Farmax, na Loja CF Care
  5. Geleia de vaselina Vasenol, na Panvel
  6. Vaselina neutra Albaneve, na Droga Raia

Seja na forma líquida, sólida ou em algum cosmético, não deixe faltar vaselina na sua casa!

Se você adora dicas de produtos acessíveis e com muitas funções, precisa saber mais sobre o bepantol líquido: benefícios e como utilizá-lo nos cabelos, pele e unhas!

Para você