Suco de tomate: benefícios e receitas que te farão adotar o consumo

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Atualizado em 22.06.22

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Atualizado em 22.06.22

O suco de tomate impacta positivamente a saúde, sendo uma ótima opção para inserir em dietas. A nutricionista Marília Canavez comenta sobre seus benefícios e explica como adotar esse suco no seu dia a dia. Veja:

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Índice do conteúdo:

Para que serve o suco de tomate

De acordo com Marília, o tomate “é um ingrediente muito utilizado em dietas de emagrecimento, pois por conter baixa caloria, tem propriedades diuréticas, muita água e vitamina C, melhorando o sistema imunológico e a absorção do ferro nas refeições”.

Para ela, o suco de tomate “é uma bebida pouco calórica, pois 300 ml de suco de tomate puro tem apenas 46 kcal, por esse e todos os outros benefícios, ele também é excelente para o emagrecimento”. Ela ainda fala que “é melhor priorizar tomates frescos e caseiro para fazer esse suco, pois eles não contêm conservantes”, ela ainda complementa que “ele deve ser ingerido logo após o seu preparo, pela manhã”.

5 benefícios do suco de tomate para uma rotina mais saudável

De primeiro momento, a ideia de consumir um suco feito com tomates pode ser estranha, contudo, ao conhecer os benefícios que podem ser desencadeados você poderá começar a se interessar mais pelo consumo. Assim, a nutricionista explica que “além de consumir o tomate com saladas, em preparações cozidas e molhos, podemos consumi-lo em forma de suco”. Para conhecer os benefícios, veja mais abaixo:

  • Anti-inflamatório natural: Marília defende que o suco de tomate possui ação anti-inflamatória. Para ela “o suco de tomates é rico em betacaroteno, flavonoides e ácidos fenólicos”, isso significa que “esses antioxidantes trabalham para neutralizar os radicais livres nocivos responsáveis por danos às células, melhorando a saúde visual, dos cabelos, da pele e aumentam a saúde óssea”.
  • Contribui para regularização da pressão arterial: A nutricionista aponta que o suco auxilia na regularização da pressão arterial. Segundo ela, “o suco também é rico em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial”. Por conter bastante água, o tomate também ajuda no efeito diurético. Além disso, a nutricionista afirma que “o suco evita fraqueza e cãibras musculares durante atividades físicas intensas”.
  • Contribui para boa saúde do coração: Outro benefício salientado pela nutricionista Marília Canavez é a melhora na saúde do coração. Ela diz que “isso acontece porque a bebida tem alto teor de licopeno, que auxilia a circulação sanguínea e previne doenças cardíacas”. O suco também é uma ótima fonte de fibras, para a nutricionista, “o tomate possui vitaminas B3 e B6, que ajudam diretamente no controle do colesterol e previnem possíveis problemas mais graves, como derrame”.
  • Auxilia na redução de peso: A doutora destaca que o suco pode colaborar no processo de emagrecimento. Ela diz que “por melhorar o funcionamento digestivo, o tomate auxilia na eliminação de líquidos, diminui o inchaço e acelera a eliminação de toxinas internas, promovendo o aumento na quebra de gordura, porque é capaz de acelerar o metabolismo”.
  • Auxilia na prevenção de câncer de próstata: Por fim, a nutricionista acrescenta que o suco ajuda a prevenir o câncer de próstata, pois “o pigmento carotenoide encontrado nos tomates exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, principalmente as células da próstata”. Logo, não deixe de recomendar também o suco de tomate aos amigos.

Com base nos benefícios do suco de tomate apresentados pela nutricionista, tem-se que seu consumo promove diversos impactos positivos à saúde, como exemplo, melhorar a saúde do coração e auxiliar no processo de emagrecimento. Sendo assim, busque inserir esse suco à sua rotina, além de recomendá-lo para amigos.

Receitas de suco de tomate

Com o objetivo de garantir que você poderá usufruir dos benefícios advindos do consumo do suco de tomate, abaixo estão listadas recomendações de algumas das versões existentes para a receita. Sendo assim, opte por aquela que mais se adequa ao seu paladar. Veja as receitas:

1. Suco de tomates

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Sendo uma receita indicada pela nutricionista Marilia Canavez, o suco leva os seguintes ingredientes: 3 tomates bem maduros, 50 ml de água filtrada, 1 pitada de sal, gelo a gosto e 1 colher de sobremesa de sumo de limão (opcional).

Com relação ao modo de preparo, ela explica que “primeiro, deve-se higienizar a fruta, e depois cortar os tomates e tirar as sementes”. Após esse processo, ela fala para “levar o miolo junto com a pele para o liquidificador, adicione a água, a pitada de sal, o sumo de limão (opcional) e bater até que a mistura fique homogênea”. Se desejar, você pode peneirar a bebida e servir com pedras de gelo a gosto.”

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2. Suco de tomate com limão

Para essa receita, será necessário utilizar um tomate inteiro e sem as sementes, um limão espremido e 150 ml de água com gás. Após bater todos os ingredientes no liquidificador, estará pronto para consumo sem a necessidade de ser coado. Assim, esse suco reúne o tom ácido do limão para um resultado mais refrescante, além de proporcionar a sensação de saciedade que contribui para o emagrecimento.

3. Suco de tomate com cenoura

A receita apresentada se utiliza de um tomate sem semente para evitar a má digestão, água, suco de um limão e cenoura, devendo ser levados ao liquidificador. O consumo deve ser feito sem peneirar para que as propriedades dos ingredientes não sejam minimizadas. O vídeo ainda apresenta a sugestão de inserir um pedacinho de gengibre ou algumas rodelas de berinjela ao suco.

4. Suco de tomate com laranja

A versão com laranja do suco de tomate auxilia no emagrecimento e propicia melhora no metabolismo, sendo recomendado o consumo diário. Nesse sentido, a receita leva um tomate inteiro sem semente, menos da quantidade de um copo de água, um limão grande e o suco de duas laranjas. O consumo deve ser feito logo após bater os ingredientes no liquidificador.

5. Suco de tomate com limão e gengibre

Com apenas 67 calorias, o suco de tomate com limão e gengibre conta em sua composição com aproximadamente 200 ml do suco obtido através de tomates batidos, um limão espremido, cerca de 10 ml de suco de gengibre e uma pequena quantidade de pimenta caiena. Com isso, a receita possui sabor único por conta do leve toque picante advindo da pimenta, além de possuir propriedades benéficas ao organismo.

6. Suco de tomate temperado

Para a receita de suco de tomate temperado será necessário salsinha, cebolinha, pimenta do Reino, dois tomates sem pele e sem semente e uma pequena dose de sal. Após levar esses ingredientes ao liquidificador, o suco estará pronto para servir, tendo um sabor agradável e possuindo uma consistência densa.

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7. Suco apimentado de tomate

O suco apimentado de tomate relaciona pepino sem casca, pimenta, alho e uma caixa de molho de tomate à receita. Diante disso, o vídeo apresenta algumas dicas, como exemplo, o fato de levar os ingredientes à geladeira antes do preparo para que o suco fique mais gelado e refrescante, além de salientar que utilizar a pimenta com semente fará com que o suco se torne mais apimentado, sendo recomendado que pessoas mais sensíveis à ardência retirem as sementes.

Nesse ponto, você pôde conhecer os benefícios que o suco feito com tomates confere à saúde, uma vez que possui inúmeros pontos positivos, como a ajuda no emagrecimento. Dessa forma, busque inserir o suco de tomate à sua alimentação, bem como outros sucos detox.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Boa forma