40 sobremesas irresistíveis para preparar neste Natal

Encante seus convidados com esses doces incríveis e torne a sua ceia de Natal inesquecível!

Escrito por Luciana Rodrigues

Foto: Reprodução / Danielle Noce

Fim de ano chegando e é época de começar a pensar no cardápio para a ceia. Entre pratos principais, petiscos e aperitivos é preciso reservar um momento especial para as sobremesas de Natal.

É possível utilizar a criatividade para fazer pratos doces incríveis que irão deixar toda a sua família e seus convidados com água na boca, tornando o jantar (ou o almoço) natalino ainda mais especial.

E o que não faltam são opções sensacionais e bem características para essa comemoração. Veja 40 receitas maravilhosas de sobremesas para o Natal:

Receitas de cheesecake para o Natal

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Uma das sobremesas tradicionais do Natal é o cheesecake. Feito com uma base de biscoitos, leva um creme feito com cream cheese e o recheio que você quiser. A combinação de salgadinho e doce fica deliciosa!

1. Cheesecake de cerejas: essa é aquela receita que não só é saborosa, mas também fica maravilhosa na mesa. A cereja é bem característica dessa comemoração e, portanto, casa bem com a ceia.

Leia também: 10 atitudes simples para tornar o seu Natal mais especial

2. Cheesecake de frutas vermelhas: outra versão deliciosa e que é a cara do Natal. O cheesecake de frutas vermelhas fica bem macio e também fica lindíssimo para compor a sua mesa.

3. Cheesecake de panetone: panetone já tem tudo a ver com o Natal, compondo o cheesecake então, é overdose de comemoração! Essa receita ainda leva cobertura de cerejas, que dão um toque especial para o prato.

4. Cheesecake de chocolate: para os amantes de chocolate essa versão é maravilhosa. Com um sabor suave e boa cremosidade, pode levar raspas no topo para decorar. Corre pra receita completa para já testar!

5. Cheesecake de Ferrero Rocher: o diferencial dessa receita é a possibilidade de fazer mini cheesecakes, formando porções individuais para seus convidados. Outro ponto legal é o fundo feito com wafer, fica uma delícia!

6. Cheesecake de morango e pretzels: com fundo de pretzels, dando um toque salgado, e recheio de morango, esse cheesecake é uma opção bem bacana para surpreender seus convidados!

Leia também: 13 ideias criativas para reaproveitar o pisca-pisca de Natal

7. Cheesecake de morango com chocolate branco: chocolate com morango, tem como dar errado? Um diferencial dessa receita é que ela é feita com açúcar mascavo, uma opção mais saudável e interessante para fazer doces.

8. Cheesecake de floresta negra: com chocolate e cereja, esse cheesecake tem um sabor muito bom, que irá deixar seus familiares com água na boca. Apesar de levar vários ingredientes, todos são bem fáceis de encontrar!

Receitas de bolo para o Natal

Foto: Reprodução / Flanboesa

Bolo é tudo de bom! E o que não faltam são opções de receitas originais e que são a cara dessa comemoração mais que especial. Confira algumas:

9. Bolo de chocolate de Natal: esse bolo leva ingredientes característicos Natal: uvas passas, cereja ao marrasquino, canela, cravo em pó e noz-moscada. A combinação desses sabores é maravilhosa!

10. Bolo de maçã, canela e uva passa: uvas passas são a cara dessa época do ano, não é mesmo? E elas vêm com tudo para dar um sabor especial a esse bolo. E é bem simples de ser preparado: basta misturar todos os ingredientes e levar ao forno. Perfeito!

Leia também: 10 estratégias para você comer menos nas festas de fim de ano

11. Bolo de Natal com frutas cristalizadas: outro sabor especial dessa época são das frutas cristalizadas. Esse bolo, que tem as frutas como ingrediente principal, é preparado com açúcar demerara, uma opção mais saudável para quem procura evitar o consumo excessivo de açúcar.

12. Bolo de chocolate com morango e uvas passas: para quem quer uma sobremesa rápida, prática e deliciosa, essa receita é a ideal. Ela leva apenas 20 minutos no forno e permite que você se dedique aos demais pratos da ceia.

13. Bolo de Natal da vovó: com aquele sabor inigualável de receita de vó, esse bolo leva frutas cristalizadas, nozes e canela em pó.

14. Bolo de Natal vegano em formato de guirlanda: uma opção bem saborosa para os convidados veganos, fica em formato de guirlanda e dá um charme a mais à sua mesa da ceia.

15. Bolo húngaro de frutas secas e castanhas: bolo húngaro é uma delícia e essa versão ganha um up maravilhoso com uma combinação de frutas cristalizadas, canela, gengibre e calda de cereja. Tanto o cheiro quanto o sabor são irresistíveis.

Leia também: 12 receitas de peru para fazer bonito neste Natal

16. Bolo mesclado de Natal: surpreenda seus convidados com uma receita com interior colorido em tons de vermelho e verde, combinando com a sua decoração!

Receitas de pavê para o Natal

Foto: Reprodução / Pitadinha

Pavê é outra sobremesa tradicionalíssima do Natal, principalmente para dar a oportunidade de um dos “tios” fazer a piada mais antiga do mundo: “é pavê ou ‘pá comê’?”. Conheça diferentes versões deste doce que sem dúvida vai deixar seus convidados babando:

17. Pavê de sonho de valsa: faça um pavê cujo recheio lembra bem o do famoso bombom e coloque pedaços dele na cobertura. É garantia de sucesso!

18. Pavê de chocolate com morango: um clássico dos encontros familiares, a combinação entre morango e chocolate é simplesmente irresistível.

19. Pavê de damasco com nozes e passas: a combinação de nozes, damasco e passas é a cara do Natal e também fica deliciosa. A responsável pela receita diz que sem um desses três itens não fica a mesma coisa. Então curta a mistura e delicie-se!

20. Pavê de goiabada: fácil de ser preparado, o pavê de goiabada também leva o toque sutil da essência de baunilha. Além de gostoso, fica muito bonito na mesa.

21. Pavê de chocotone: pavê é a cara dessa comemoração. Chocotone também. Então que tal juntar os dois? A combinação fica incrível e ganha o charme de cerejas em calda no topo.

22. Pavê de sorvete bem-casado: feito com sorvete e doce de leite, lembra muito o sabor do famoso doce bem-casado, que é um sucesso em todo casamento.

23. Pavê de doce de leite com nozes: nessa receita recomenda-se fazer o doce de leite em casa mesmo, na panela de pressão. O resultado é um sabor mais caseiro e delicioso!

Receitas de panettone e chocotone

Foto: Reprodução / Danielle Noce

Muitas pessoas percebem a chegada do final de ano quando os panettones e chocottones passam a fazer parte das prateleiras dos supermercados e lojas. Por isso, essa é uma sobremesa tradicional que não pode faltar na sua mesa! E se você quer um sabor caseiro e ainda mais especial, pode fazer uma dessas receitas sensacionais!

24. Panettone tradicional: o bom dessa receita é a possibilidade de fazer o pannetone tradicional com sabor caseiro. Apesar de sua produção ser um pouco complexa, o resultado é divino!

25. Panettone caseiro: um diferencial dessa receita é a possibilidade de prepará-la de modo mais simples, tirando um pouco da sua dificuldade. Ela serve até mesmo como presente para seus familiares.

26. Panettone fofinho: quer uma receita com uma textura diferenciada, mais fofinha que os panettones tradicionais e que fica deliciosa? Então será essa a sua escolha. Perfeita para surpreender seus convidados!

27. Panettone de brigadeiro especial: esse não é só um chocottone. Além de todo o sabor de “feito em casa”, ele é recheado com brigadeiro gourmet e tem um toque de laranja e limão siciliano. Parece bom, não?

28. Chocottone fácil: perfeita para quem tem um pouco de dificuldade ao fazer massa fermentada, essa receita é fácil para quem não está acostumado e fica deliciosa para dar de presente para os familiares.

29. Chocottone caseiro: um toque muito legal dessa receita é usar as cascas de laranja cristalizadas, dando um sabor diferenciado e incrível para esse chocottone!

30. Chocottone trufado: aqui a ideia é turbinar um chocottone comprado pronto com chocolate trufado e frutas secas. O resultado é maravilhoso!

31. Panettone e chocottone veganos: e quem disse que os veganos não podem ter um panettone ou chocottone para eles? Ambos são feitos sem qualquer produto de origem animal.

Receitas de sobremesas especiais para o Natal

Foto: Reprodução / Danielle Noce

E ainda há uma série de outras receitas que ficam incríveis para serem servidas como sobremesa no dia da sua ceia, dando um toque especial para a confraternização dos seus familiares. Confira algumas delas.

32. Biscoitos de gengibre: sabe os biscoitos clássicos de Natal que vemos nos filmes, com formato de bonecos? Essa é a receita para fazê-los. Ficam incríveis e o cheiro passa por toda a casa!

33. Verrine natalina: se quer uma receita saborosa e bem fácil de ser preparada, essa é uma opção incrível. É feita com gelatina de framboesa e chantilly.

34. Panna Cotta natalina: se quer uma sobremesa que também ajuda a decorar a mesa, essa é a receita escolhida para você. Ela fica com formato de bola de Natal, deixando um ar fofo na mesa.

35. Bûche de Noel: receita tradicional francesa, é um doce feito com sorvete, glacê de chocolate e framboesas. Uma opção para sair do comum na sua ceia.

36. Rocambole trufado de Natal: essa é uma receita clássica das regiões da França, Líbano e Canadá. O resultado é um doce de dar água na boca e que parece um tronco de árvore.

37. Flan de mel com geleia de morango: flans são sobremesas delicadas perfeitas para dar um toque mais sofisticado à mesa. Essa receita é sem glúten, sem lactose e totalmente vegan.

38. Montanha nevada: para quem não terá tempo de preparar pratos mais elaborados para sobremesa e quer algo criativo, a montanha nevada feita de suspiro e chantilly fica maravilhosa.

39. Mosaico de gelatina: gelatina é perfeita para o Natal, principalmente devido ao calor tropical da época. É rápida de ser preparada, liberando tempo para se dedicar para o prato principal da ceia.

40. Creme de framboesa: esse é um doce leve, simples e que sai do lugar comum, oferecendo uma opção saborosa para seus convidados. Vale a pena provar!

Ou seja, é possível fazer sobremesas incríveis para seus familiares e tornar essa celebração ainda mais bela e deliciosa. Escolha suas receitas, compartilhe esse post em suas redes sociais e dê ideias incríveis para suas amigas também prepararem na ceia de Natal!

Dicas pela Web
Comentários