Sabonete de enxofre: dermatologista esclarece as dúvidas sobre o produto

Escrito por
Em 09.04.19

iStock

O sabonete de enxofre é muito popular no Brasil para tratar alguns problemas na pele. Ele é feito a partir do enxofre, um mineral com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, antibacterianas e muito mais.

Continua após o anúncio

Apesar de ser bastante conhecido, ainda há muitos mitos sobre o sabonete. Por isso, consultamos Dra. Tania Vilela (CRM – DF 12016), dermatologista, para esclarecer todas as dúvidas e os benefícios do sabonete.

Para que serve o sabonete de enxofre?

iStock

O sabonete de enxofre é muito utilizado por quem gosta de cuidar da pele, procurando sempre mantê-la limpa e saudável. Mas o sabonete também tem outros benefícios. Conheça todos eles aqui:

Ajuda a combater a foliculite

Segundo Dra. Tania Vilela, o sabonete auxilia no combate da foliculite. Isso se dá devido à sua ação antibacteriana.

Leia também: Sabonete para pele oleosa: 15 opções ótimas para controlar a oleosidade

Porém, ela salienta que é necessário ter bastante cuidado com o uso do sabonete para combater a foliculite, já que ele resseca bastante a pele sensível.

Esfoliação da pele

O sabonete de enxofre é bem indicado para esfoliação da pele, contribuindo para a retirada das camadas de células mortas.

Diminui a oleosidade da pele do rosto

Segundo a dermatologista, ele diminui a oleosidade da pele do rosto, prevenindo e combatendo a acne.

Continua após o anúncio

Diminuição das inflamações

O uso é indicado para quem quer aliviar inflamações na pele. Mas lembre-se de consultar o seu médico caso haja alguma inflamação.

Segundo a Dra. Tania, o principal papel do sabonete é diminuir a oleosidade da pele. Mas aliado a tratamentos e acompanhamento médico, ele pode ajudar a melhorar a saúde da sua pele.

Leia também: Pele oleosa: um guia completo com tudo o que você precisa saber

8 dúvidas frequentes sobre o sabonete de enxofre

iStock

Vemos muitas informações sobre o produto na Internet, mas é importante saber quais delas são verdadeiras ou não, o que pode gerar diversas dúvidas.

Por isso, a Dra. Tania esclarece algumas dessas perguntas mais frequentes sobre o sabonete de enxofre e desmistifica de vez algumas dessas informações sobre ele.

1. O sabonete de enxofre clareia a pele?

A dermatologista afirma que a fisiopatologia não confirma essa propriedade dele. Para ela, o sabonete apenas faz a esfoliação do local, não clareia.

Apesar de muitos sites e fóruns falarem o contrário na Internet, o enxofre não contribui para o clareamento da pele.

2. Sabonete de enxofre é bom para foliculite?

Como falamos acima, ele ajuda no combate da foliculite, pois a foliculite é uma inflamação e o enxofre tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Leia também: Sua pele é seca ou está desidratada? Veja como descobrir

Continua após o anúncio

3. Sabonete de enxofre tira a melasma?

A Dra. Tania ressalta que o sabonete não clareia manchas da pele. O tratamento do melasma deve ser feito com acompanhamento de um médico e produtos indicados por ele.

4. O sabonete de enxofre cura micose?

O sabonete tem um efeito pobre sobre os fungos. Ele age com mais eficiência contra bactérias. Por isso, o enxofre não combate a micose.

5. Sabonete de enxofre pode ser usado para tratar pano branco?

O pano branco é um tipo de fungo, por isso, o sabonete não atua diretamente no tratamento, mas ele auxilia. Somado a outros produtos indicados pelo dermatologista, o sabonete trabalha equilibrando as alterações na flora bacteriana da pele.

6. Quais são os principais riscos de usar o sabonete de enxofre?

A dermatologista ressalta que não há grandes riscos no uso do sabonete. Ele pode causar irritações ou deixar a pele ressecada. Também é importante saber se há alguma alergia ao mineral.

Antes de iniciar o uso de qualquer produto para a pele, é importante ter a indicação de um profissional para que não hajam efeitos colaterais.

7. O sabonete de enxofre pode ser utilizado em crianças?

Dra. Tania afirma que o sabonete não é indicado para crianças, pois o enxofre altera a flora bacteriana da pele. E na fase infantil, ela é muito importante para a proteção.

8. Quais os cuidados a mais?

Como o sabonete deixa a pele mais ressecada do que o normal, pois diminui a oleosidade, é importante mantê-la sempre hidratada.

Essas são as principais dúvidas sobre o assunto. É importante estar atenta às informações que são dadas na Internet e consultar o seu médico para mais informações sobre o produto.

Sabonete de enxofre: onde comprar

Agora que você já sabe quais os benefícios do sabonete de enxofre, saiba onde encontrá-lo e qual a média de preço do produto.

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

  1. Sabonete de Enxofre Granado
  2. Sabonete de Enxofre Augusto Caldas, na Americanas
  3. Sabonete de Enxofre Asepxia, na Drogasil

Vale lembrar que cada pele tem suas características próprias e é recomendado consultar um dermatologista para indicar o uso do produto ou não.

O sabonete de enxofre pode ser ótimo para quem tem pele oleosa, mas é possível que a sua pele não precise do mineral. Por isso, procure o seu dermatologista para uma avaliação mais completa.

Assuntos: Pele

Para você