Dicas de reconstrução capilar caseira que vão te surpreender

Escrito por
Em 20.03.21

iStock

Por                                
Em 20.03.21

Você está aqui porque se interessa por cuidados alternativos e quer receitas boas dicas para reconstrução capilar caseira. Eu sei. E é por isso que vamos contar com Abner Matias, cabeleireiro e maquiador há mais de 20 anos, que traz dicas e reflexões interessantes sobre os tratamentos caseiros. Boa leitura!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a reconstrução capilar caseira?

Antes de saber o que é reconstrução capilar, vamos entender o que é reconstrução. O seu principal objetivo é melhorar o aspecto de cabelos muito danificados, ou seja, não são todas as pessoas que precisam desse tipo de tratamento.

A reconstrução capilar caseira entra como uma alternativa para tratar, superficialmente, os fios que passaram por danos graves. Esse tipo de tratamento com receitas caseiras que levam mel, azeite, óleo de coco, vinagre, entre outros ingredientes de fácil acesso, trazem resultados positivos quando feitos regularmente.

Essa etapa do cronograma capilar é recomendada para cabelos descoloridos, danificados por alisamentos, porosos, quebradiços ou muito expostos à temperaturas quentes, como chapinhas e demais texturizadores.

A reconstrução caseira contribui muito para a saúde do cabelo, mas seus benefícios não chegam dentro do fio, para isso é preciso contar com cremes próprios para reconstrução e ajuda de um profissional. As tecnologias que as empresas de cosméticos investem em seus produtos, permite que o fio seja reconstruído de dentro para fora.

Conheça os benefícios da reconstrução capilar caseira

Os benefícios proporcionados pela reconstrução capilar caseira vão muito além da estética dos fios. Acompanhe e saiba quais são os principais:

  • Produtos acessíveis: os produtos profissionais podem não caber em seu orçamento, mas isso não significa que seus cabelos ficarão sem tratamento. As receitas caseiras são acessíveis porque, muitas vezes, os produtos já fazem parte da sua lista de compra no mercado. Basta fazer a combinação certa de ingredientes e acompanhar as necessidades de seus cabelos.
  • Autocuidado: a rotina agitada e os compromissos do dia a dia podem tomar todo o seu tempo. Ao fazer uma reconstrução capilar caseira ou qualquer outro tipo de tratamento, você estará reservando um tempo só para você. Esse cuidado de quem cuida dos outros é um ato muito poderoso e revigorante. Faz bem para você, para o seu cabelo e à autoestima. Experimente.
  • Cabelos mais bonitos as receitas de reconstrução capilar caseira trazem benefícios para o seu cabelo quando feitas com regularidade. Entenda o que seu cabelo precisa antes de testar as receitas: cabelo está seco e com muito frizz? Hidrate. Falta definição e brilho? Nutra. O fio está poroso, cheio de pontas duplas, ressecado e sem vida? Reconstrua.

Existe uma receita caseira para cada fase do cronograma capilar. Antes de sair testando todas elas, pesquise o que cada produto pode fazer no seu cabelo e procure por fontes confiáveis.

Como fazer a sua reconstrução capilar caseira?

Selecionamos algumas receitas de reconstrução capilar caseira para você testar em casa. Fique atenta aos ingredientes necessários, a função de cada um deles e o tempo de pausa dos produtos. Confira:

Reconstrução capilar com ovo e maizena

Publicidade

O ovo é uma excelente fonte de proteína e um grande aliado para a reconstrução caseira. No vídeo, a criadora de conteúdo Ana Lídia ensina uma receita para reconstrução capilar caseira que leva ovo, máscara reconstrução, queratina e maizena.

Queratina e óleo de coco para reconstrução de todo o tipo de cabelo

Para a receita de reconstrução capilar caseira da criadora de conteúdo Juliana Louise , você vai precisar de uma máscara de hidratação, óleo de coco e queratina líquida. Confira o passo a passo e dicas no vídeo.

Vinagre de maçã no cabelo? Sim!

O vinagre de maçã tem o poder de reequilibrar o PH dos cabelos danificados, esse processo fecha as cutículas dos fios e o resultado é um cabelo mais brilhoso, mais fácil de desembaraçar e com mais movimento. A criadora de conteúdo Tammy Sloty ensina como fazer.

Ovo e mel para reconstrução dos cachos

A receita da Steffany Borges

leva ovo, mel, queratina líquida e uma máscara hidratante de sua preferência.

As combinações para as receitas caseiras de reconstrução capilar são muitas. Por isso entender o seu cabelo é o primeiro passo para identificar o que ele precisa, se estiver muito danificado e precisando de um tratamento mais forte, recorra a essas receitas e experimente no seu cabelo.

Cuidados e contraindicações

Como vimos anteriormente, a reconstrução capilar caseira não é indicada para todo tipo de cabelo. Certifique-se que os fios estejam bem danificados antes de testar alguma receita, caso contrário ao invés de tratar o que cabelo pode quebrar.

Publicidade

Vale lembrar sempre que receitas que levam produtos que você seja alérgica devem ser evitadas. O seu objetivo é ter cabelos bem cuidados, não um reação alérgica que coloque em risco a sua saúde.

Vimos que a reconstrução capilar caseira funciona, desde que feita com regularidade, além de ser acessível e muito versátil. As receitas levam produtos fáceis de encontrar em mercados como mel, maizena, ovo e vinagre de maçã. Veja mais dicas de receitas caseiras para cabelos saudáveis e bonitos.

Assuntos: Bem-Estar, Cabelos