Shampoo antirresíduo: o que é, como usar e os melhores para compra

Escrito por
Em 13.09.19

iStock

Você já deve ter ouvido falar sobre diversos tipos de shampoos com diferentes finalidades para o cabelo, tais como: hidratação, nutrição, reparação, desamarelador e pós-química. Nesta lista, o shampoo antirresíduo – também conhecido como shampoo de limpeza profunda – entra como um dos mais procurados pelas mulheres.

Continua após o anúncio

Esse produto possui finalidades específicas e, por isso, para garantir os melhores resultados aos fios, deve ser usado dentro de um cronograma capilar pré-estabelecido. Gostou do assunto e quer saber mais? Então continue a leitura!

Índice do conteúdo:

Função do shampoo antirresíduo

Dentre todos os shampoos, o antirresíduo é o que possui maior poder de limpeza da raiz às pontas das madeixas. Ou seja, proporciona a remoção de oleosidade, poluição, cloro e até mesmo resquícios de finalizadores contidos no cabelo.

Com pH alcalino (de 7,5 a 8,5), é considerado potente por estimular a abertura das cutículas da fibra capilar. Sendo assim, é importante buscar sempre a orientação de um profissional e investir em um produto de qualidade que respeite o pH natural dos seus fios.

Leia também: 10 receitas de esfoliação com café para pele e cabelos

Como usar o shampoo antirresíduo

Como dito anteriormente, a principal função do shampoo antirresíduo é abrir as “escamas” dos fios e limpá-los de maneira profunda, tirando assim todo tipo de sujeira do cabelo. Por isso, é importante seguir algumas dicas importantes na hora de usá-lo.

  • Lavagem tradicional: não existe segredo para aplicar o shampoo antirresíduo nas madeixas. Basta passar uma quantidade suficiente no couro cabeludo, massagear bem, lavar todo o comprimento dos fios e, por fim, enxaguar;
  • Fique de olho na frequência: o shampoo antirresíduo deve ser usado, no máximo, duas vezes por semana. Por apresentar um alto poder de limpeza, o uso constante desse produto pode deixar os fios expostos e fragilizados;
  • Escolha o condicionador ideal: após a lavagem do cabelo, aposte nos condicionadores de consistência leve, nada “pesado”, para garantir uma hidratação com brilho e movimento às madeixas;
  • Cuidado com os cabelos tingidos: para quem tem tintura no cabelo, a recomendação é usar o shampoo antirresíduo apenas uma vez por mês. Isso porque o produto pode desbotar os fios e deixá-los mais ressecados;
  • Aproveite a hora da hidratação: o shampoo antirresíduo é ótimo para ser aplicado antes de fazer a hidratação capilar, já que promove a abertura das cutículas dos fios e potencializa o efeito do tratamento nas madeixas;
  • Atenção para cabelos alisados: madeixas com alisamentos temporários, como a escova progressiva, podem sofrer alterações com o uso constante desse tipo de shampoo. Uma dica é substituí-lo por um shampoo antioleosidade, que é mais suave e também promove uma limpeza profunda nos fios.

Vale lembrar que a frequência de uso do shampoo pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo. Para cabelos oleosos, a recomendação é de 1 vez por semana; cabelos normais, 1 vez a cada 15 dias; e cabelos secos ou tingidos (antes da coloração), 1 vez por mês.

Melhores shampoos antirresíduo para comprar

Se você nunca usou um shampoo antirresíduo e está em dúvida sobre qual comprar, não se preocupe! Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com os melhores produtos do mercado. Veja:

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

  1. Shampoo Antirresíduo Richée Nano Btx Repair, na Época Cosméticos
  2. Pré-shampoo Limpeza Profunda Pantene, na Drogaria São Paulo
  3. Shampoo Antirresíduos Queravit Bio Extratus, na Americanas
  4. Shampoo Antirresíduo C.Kamura Deep Detox, na Beleza na Web
  5. Shampoo Antirresíduos Gotas Verdes, na Amazon
  6. Shampoo Purificante e Antirresíduos Botânico Payot, na Época Cosméticos
  7. Shampoo Limpeza Profunda Plant Natura, na Natura

Em geral, os produtos listados acima possuem preços camaradas que cabem no bolso. Como o uso desse shampoo não é constante, o custo-benefício acaba sendo ainda maior.

O shampoo antirresíduo é a escolha certa para quem quer eliminar todas as impurezas acumuladas no cabelo. Após a lavagem, é importante investir em uma hidratação poderosa para deixar os fios leves e macios novamente. Para isso, te ensinamos também a preparar algumas hidratações caseiras que deixarão suas madeixas renovadas e ainda mais bonitas!

Leia também: 5 shampoos secos caseiros para você testar e levar para a vida

Assuntos: Cabelos

Para você