5 shampoos secos caseiros para você testar e levar para a vida

Para aquelas situações imprevistas em que você precisa do cabelo com aspecto de limpo, mas não tem tempo de lavar

Escrito por Thays Pretti

Foto: iStock

Em alguns dias, a correria é tanta que fica impossível cuidar do cabelo como ele merece. E mesmo quando o cabelo não está limpo e impecável, às vezes surge um convite para um evento irrecusável. O que fazer?

É para essas ocasiões que existe o shampoo seco, cosmético que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Ele deixa o cabelo como recém lavado, dá textura e um volume estratégico, quando aplicado com esse fim.

O problema é que o shampoo seco tradicional é caro, e são poucas as opções para pessoas que adotam práticas de cuidado capilar como low-poo e no-poo.

Para contornar essa situação, uma estratégia é o uso de shampoos secos caseiros, que têm um efeito muito semelhante ao dos tradicionais por um preço muito menor, sendo ainda completamente liberados para low-poo e no-poo.

Na sequência, algumas receitas para se fazer em casa e aproveitar dos benefícios de um shampoo seco. Em todas elas, é recomendável o uso de um potinho de saleiro ou outro potinho semelhante para guardar o produto e poder aplicá-lo mais facilmente. Além disso, com exceção da receita de shampoo seco em spray, vocês verão que em todas as receitas pode ser acrescentado arroz cru para combater a umidade da mistura e deixar seu shampoo seco mais soltinho.

Leia também: 7 penteados práticos e rápidos para o verão

1. Shampoo seco básico de amido de milho

Imagem: Dicas de Mulher

Essa receita básica é adequada para todos os tipos de cabelo, basta acrescentar os ingredientes de acordo com a cor do cabelo. O amido de milho é um dos ingredientes mais usados em shampoos secos, e aparece em praticamente todas as receitas, com alterações apenas nos ingredientes que são misturados a ele. Isso porque é ótimo para absorver a oleosidade e, sendo um pó bem fininho, é fácil de espalhar e tirar do cabelo, depois do uso.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • cacau em pó sem açúcar (opcional)
  • canela em pó (opcional)
  • 6 a 10 gotas de óleo essencial de sua escolha (opcional)

Preparo e aplicação

Misture o amido de milho e o fermento em pó. Caso seu cabelo seja castanho ou preto, acrescente até 2 colheres de sopa de cacau em pó, dependendo do tom do seu cabelo (quanto mais escuro, mais cacau em pó). Caso seu cabelo seja ruivo, substitua o cacau em pó pela canela em pó. Misture o óleo essencial, para perfumar os cabelos (mas não coloque o óleo se seu cabelo for muito oleoso) e peneire a mistura duas vezes, para o pó ficar bem fino e soltinho.

Coloque num recipiente que facilite a aplicação, como um saleiro, por exemplo. Acrescente alguns grãos de arroz cru para manter a mistura soltinha e evitar a umidade.

Pronto! Seu shampoo seco está pronto para o uso! Aplique-o na raiz até o comprimento onde a oleosidade tiver alcançado. Esfregue até que o shampoo seco não seja mais visível sobre os fios e penteie ou modele os cabelos normalmente.

2. Shampoo seco com talco

Imagem: Dicas de Mulher

O shampoo seco também pode ser feito com talco, de preferência talco de bebê. O talco também é muito absorvente é tem a vantagem de já ter perfume, o que tira a necessidade de acrescentar um óleo essencial. Se seu cabelo é oleoso mas você não abre mão do perfume, essa receita é mais adequada para você.

Leia também: Cabelo blorange: 55 fotos para você se apaixonar pela cor

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de talco perfumado

Preparo e aplicação

Da mesma forma que na receita anterior, o segredo é misturar os ingredientes e peneirar bem, para ficar um pó bem solto e fino. Você também pode acrescentar o cacau ou a canela para deixar a cor do shampoo mais próxima da cor do seu cabelo, mas como o cacau e a canela têm cheiros característicos, pode alterar o cheiro final do shampoo, afetando o perfume do talco.

A aplicação é exatamente como a do shampoo anterior. O único cuidado que se deve tomar aqui é que, caso você não coloque o cacau ou a canela, vai precisar prestar mais atenção na hora de espalhar o produto, para que o cabelo não fique com aspecto esbranquiçado.

3. Shampoo Seco com bicarbonato de sódio

Imagem: Dicas de Mulher

O bicarbonato de sódio é um ótimo produto para todos os tipos de limpeza. Aliás, há quem o use no lugar do shampoo tradicional, para limpar o couro cabeludo e os fios. Porém, é importante saber que ele também tira a química dos cabelos. Assim, se você tem tintura, alisamento ou outro tipo de processo químico, essa receita não é muito adequada para você. Mas se seu cabelo é natural e, especialmente, se é oleoso, pode se jogar que o bicarbonato vai ajudar muito!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Preparo e aplicação

Misture os dois ingredientes, peneire bem e coloque em um recipiente com alguns grãos de arroz cru. Essa receita, por ser sem perfume, pode tranquilamente ser misturada com cacau ou canela, para dar a cor do produto.

Aplique na raiz do cabelo e esfregue até que não seja mais possível ver o pó.

Leia também: 18 truques super rápidos de beleza que vão mudar sua vida

4. Shampoo seco com argila

Imagem: Dicas de Mulher

A argila é outra substância muito absorvente, usada em diversos produtos e máscaras para o combate da oleosidade.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de argila branca bentonita
  • 2 colheres de sopa de araruta em pó ou amido de milho
  • 5 a 10 gotas de óleo essencial da sua preferência (opcional)
  • 1 frasco escuro para guardar a mistura

Preparo e aplicação

Misture a argila, a araruta (ou o amido) e o óleo essencial. Você pode adicionar cacau ou canela para fazer com que a cor do produto combine com a de seu cabelo. Peneire duas vezes e guarde a mistura em um frasco escuro, com alguns grãos de arroz cru. É importante colocar em um frasco escuro para que a argila mantenha suas propriedades, mas se não encontrar um frasco escuro, pelo menos guarde o frasco em um local escuro ou enrolado em papel ou tecido.

A aplicação é feita como nas receitas anteriores: aplica-se no couro cabeludo até o comprimento para onde a oleosidade desceu. Depois, esfrega-se e espalha-se o produto até que ele não seja mais visível.

5. Shampoo seco versão spray

Imagem: Dicas de Mulher

O shampoo seco em spray é uma alternativa para quem não consegue se adaptar ao shampoo seco e sempre deixa um pouco de pó no cabelo. Ele não é completamente seco – já que é em spray – mas seca bem rápido e dá o mesmo efeito que os shampoos secos em pó.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de amido de milho (loiras), cacau em pó sem açúcar (morenas) ou canela em pó (ruivas)
  • Meio copo de água
  • 2 colheres de sopa de álcool ou meio copo de vodca (álcool para cabelos muito oleosos, vodca para cabelos menos oleosos)
  • 6 a 10 gotas de óleo essencial da sua preferência (opcional)

Preparo e aplicação

Misture todos os ingredientes em um borrifador e agite bem. Caso seu cabelo seja muito oleoso, não coloque os óleos essenciais ou coloque uma quantidade menor. Também é possível trocar a vodca por álcool comum, mas ele pode ressecar um pouco o cabelo.

Leia também: 10 utilidades diferentes para o amido de milho

Agite bem toda vez que for usar seu shampoo seco em spray. Aplique na raiz e até o comprimento onde a oleosidade desceu. A vodca (ou o álcool) faz com que o produto seque rapidamente, deixando o cabelo com aparência de limpo.

Essas são algumas receitas fáceis e rápidas para usar em situações de emergência. Lembre-se sempre, porém, de que o shampoo seco não limpa o cabelo, ele apenas disfarça a oleosidade. O couro cabeludo continua sujo e você precisará de uma limpeza tão logo seja possível.

O benefício do shampoo seco é a possibilidade de espaçar mais as lavagens do cabelo e deixá-lo com aparência de limpo no caso de um imprevisto, como um convite de última hora.

Assuntos: Cabelos, Cosméticos

Dicas pela Web
Comentários