Cabelo descolorido: como manter os fios hidratados e radiantes

Escrito por
Em 03.09.19

iStock

Com a finalidade de ter os fios mais claros, a descoloração torna-se necessária. E para isso são retirados todos os pigmentos escuros dos fios, facilitando o clareamento para receber a nova cor. Entretanto, por ser uma técnica muito agressiva, o cabelo descolorido requer cuidados especiais para evitar danos a saúde capilar.

Continua após o anúncio

Para esclarecer dúvidas de quem deseja mudar o visual, além dos cuidados para manter a hidratação, consultamos a cabeleireira Catarine Mendes, do salão de beleza Top Milano.

Como cuidar de cabelo descolorido

Na técnica da descoloração também são retirados proteínas e vitaminas da estrutura capilar, contudo, é importante cuidar das madeixas para mantê-las fortes e saudáveis por mais tempo. Confira as dicas:

Seguir um cronograma capilar

iStock

“Criamos um ciclo – o cronograma capilar – exclusivo para cada cliente, pois há diferença em cada tipo de cabelo. Temos a hidratação que repõe água capilar, a reconstrução que repõe queratina e a nutrição que repõe óleo”, explica Catarine. Através do cronograma capilar, os fios estarão mais bonitos da melhor forma.

Cabelo descolorido nas pontas

As pontas do cabelo são as partes mais danificadas por razões como a poluição ou os raios solares. “Para evitar o ressecamento, a reconstrução com proteínas e aminoácidos no dia da descoloração ajuda a repor as partes importantes dos fios”, apura Catarine. Investir no corte depois de clarear reduz o aparecimento das pontas duplas.

Leia também: Cabelo cacheado platinado: 60 fotos para se inspirar e dicas de cuidados

Fazer a reconstrução antes da descoloração

iStock

“A preparação dos fios para receber a descoloração é de extrema importância, quanto mais saudável estiver, menor serão os danos sofridos na fibra”, analisa Catarine. Portanto, com a reconstrução fica mais fácil para atingir os tons mais claros de loiros.

Continua após o anúncio

Respeitar o limite do cabelo

Em fios que estejam danificados ou que tenham colorações escuras não é possível clarear muito, segundo a expert “é importante não ultrapassar o limite que o cabelo suporta para evitar emborrachar e quebrar”. Repetir a etapa do procedimento e tratá-lo entre as sessões de descoloração é a melhor opção.

Procurar um profissional especializado

iStock

“Atualmente há no mercado muitos profissionais, mas é preciso se atentar na especialidade de acordo com o serviço desejado. O especialista em descoloração garantirá uma cor bonita e preservará a integridade dos fios”, alerta Catarine. Peça para fazer um teste de mechas antes do procedimento!

Uso de matizadores/desamareladores

iStock

Na compra de shampoos e máscaras roxas, é imprescindível consultar antes um especialista, pois “esses produtos podem ser aliados, evitando o desbotamento, mas também vilões, manchando ou deixando tons azulados indesejados”, esclarece Catarine.

Como hidratar o cabelo descolorido

iStock

“Após a descoloração, é importante seguir os tratamentos capilares alternando entre os produtos de reconstrução e nutrição, 1-2 vezes por semana dependendo da necessidade dos fios”, comenta Catarine. A indicação das linhas profissionais segundo a expert são: K-pak Joico, Absolut Repair L’Oréal, Extreme Redken, Moisture Joico, All Soft Redken e Brazilnut Oil Miracle Schwartzkopf.

Leia também: Sun In: o que é e como usar para clarear o cabelo em casa

Lavar os cabelos em locais com encanamento de cobre

iStock

Continua após o anúncio

Os encanamentos produzidos em cobre sofrem oxidação e soltam resíduos na água com o passar dos anos, e isso é absorvido pelos fios. “As cutículas se enfraquecem produzindo pontas duplas, ressecamento e esverdeado. Vale a pena investir num filtro para o chuveiro senão puder evitar esses locais”, observa Catarine.

Cabelo cacheado descolorido

“Os fios cacheados precisam de mais atenção porque tendem a perder sua curvatura ao clarear. O ideal é tratá-los antes e depois da descoloração com os produtos de reconstrução e nutrição, e incluir a umectação”, explica Catarine. Posteriormente, os cachos terão a curvatura original mais fácil e rápido.

Cabelo descolorido voltando ao normal

iStock

Nos cabelos descoloridos, há a necessidade de fazer uma reposição de toda matéria perdida ao longo do procedimento, o que mantém a integridade da fibra capilar. Para que voltem ao normal, “a reposição de matéria é continua, sendo feita em todos os fios descoloridos, uma vez por semana”, comenta Catarine.

Se atentando as observações mencionadas acima, como também à supervisão de um profissional de confiança, você terá resultados excelentes com madeixas esbeltas.

10 fotos de cabelo descolorido para te inspirar

Está em dúvida sobre qual visual aderir? Pensando nisso, preparamos uma lista de fotos para te inspirar com algumas ideias. Confira:

Leia também: Cabelos loiros: produtos, cuidados e inspirações para ter os fios dos sonhos

1. As ondas levemente dão volume os fios

2. Que tal um visual bem inusitado?

Sibley Scoles

Continua após o anúncio

3. As franjas são muito charmosas

4. Um olhar que define todo visual

5. O batom vermelho realça a composição

6. Adornos nas madeixas são fofos

7. Cachos descoloridos poderosos!

8. Os cabelos bem curtinhos são versáteis

9. Olha que linda essa cor!

10. Nada como um visual todo iluminado

Com tantas possibilidades que existem para transformar os fios naturais – desde o platinado, as luzes ou a iluminação – as tonalidades e combinações são excepcionais. Veja mais opções no post sobre cabelo castanho claro dourado.

Assuntos: Cabelos

Para você