12 receitas de peru para fazer bonito neste Natal

Sim, é possível deixar esse tradicional prato ainda mais saboroso

Escrito por Nicole Dias

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Natal combina com família reunida, trocas de presentes e, claro, uma ceia bem gostosa. E quando o assunto é comida, o que não pode faltar é o peru! O hábito de servir essa ave foi herdado dos americanos. Por volta de 1621, em Massachusetts (EUA), o peru era fácil de ser engordado e criado, além de custar menos que outras carnes. Logo, acabou sendo a escolha para a celebração de Ação de Graças.

O tempo passou e essa delícia segue presente no Natal de muitos brasileiros, com diferentes receitas e acompanhamentos. O que não muda é a alegria de reunir pessoas queridas ao redor de uma mesa farta.

Já está pensando na ceia deste ano? Então confira essas 12 opções de peru, das mais simples às mais elaboradas. Depois é só escolher aquela que vai deixar todo mundo com água na boca na noite de 24 de dezembro!

1. Peru acompanhado de molho gravy

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

Esqueça aquela ideia de que carne de peru é seca e sem graça. O segredo para essa receita é não assar por tempo demais. Os ingredientes são fáceis de se ter em casa e o molho gravy é irresistível. Use o líquido que sobrou do assado, misture com cebola, limão, alho e um pouco de farinha de trigo. Passo a passo aqui.

2. Peru com pancetta

Foto: Reprodução / Darren Bloggie

Essa receita conta com um recheio especial, feito com laranjas umbigo, dentes de alho, folhas de sálvia e sal. Fatias de pancetta devem ser dispostas por todo o peito do peru, que assa em forno pré-aquecido a 180 graus por 1 hora e 30 minutos. Acesse a receita detalhada.

Leia também: 10 atitudes simples para tornar o seu Natal mais especial

3. Peru de Natal suculento

Foto: Reprodução / Epicurious

Para fazer o peru de Natal perfeito, experimente essa dica: enquanto estiver assando, regue a carne de tempo em tempo para que ela não resseque por fora, utilizando uma mistura feita com vinho branco e manteiga. O resultado é suculento e cheio de sabor. Acesse o modo de preparo dessa receita aqui.

4. Peru recheado e aromatizado

Foto: Reprodução / Tesco Real Food

Uma receita cheia de sabor também pode ser bem simples. Aqui, o recheio do peru consiste, basicamente, em limão, cebola, alho e maço de ervas frescas. O diferencial fica por conta das pinceladas com manteiga, tomilho, raspas e suco de limão. Deu água na boca? Confira os detalhes da receita.

5. Peru recheado com cuscuz de frutas secas

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

O aroma de especiarias desta receita tem tudo a ver com as celebrações de final de ano. Você pode preparar com peru inteiro ou desossado, como preferir. O couscous, por sua vez, pode ser feito com farinha de mandioca ou arroz pré-cozido. Confira os ingredientes e o modo de preparo.

6. Peru com recheio de pão e bacon

Foto: Reprodução / Taste

Um prato que leva bacon dificilmente fica ruim, certo? Aqui ele é usado no recheio do peru, juntamente com 2 dentes de alho, 300g de pão português, azeite de oliva, sal, pimenta e 2 limões. Sirva o peru decorado com ramos de alecrim. Fica um charme! Acesse a receita completa.

7. Peru com limão, ervas e vinho branco

Foto: Reprodução / Food To Love

Nesta proposta, a doçura do limão siciliano e a manteiga com ervas ajudam muito a não deixar o peru ressecar. Outro segredo é deixar a carne marinando o máximo de tempo possível em um combinado feito com vinho, alho, sal, pimenta, suco de limão e ervas frescas. Aprenda o passo a passo.

Leia também: 30 receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal

8. Peru na manteiga de ervas e limão siciliano

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

A receita utiliza uma técnica ensinada pelo apresentador Jamie Oliver: passar manteiga bem temperada entre a carne e a pele do peru, espalhando o sabor por todas as partes e mantendo a manteiga “presa” pela pele. Confira a lista de ingredientes e saiba como preparar.

9. Peru com bacon trançado

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Mais uma receita que leva o delicioso sabor do bacon para a ceia de Natal. Aqui, a ideia é cobrir o peru com uma trama feita de bacon. Parece complicado, mas na verdade é fácil de fazer e a apresentação fica muito bonita. Sirva com salada e batatas ou arroz. Dê uma olhada no passo a passo.

10. Peru com manteiga de ervas

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Importante: você deve começar a preparar essa receita de peru um dia antes do dia de servir. Ele deve ficar na geladeira com vinho, alho e sal por 24 horas. O recheio do peru é adocicado, feito com maçã, pêssego, pera e cebola. Confira os detalhes do preparo.

11. Peru com especiarias

Foto: Reprodução / Food & Wine Magazine

Siga essa lista de ingredientes para garantir um resultado digno de aplausos. Use suco de limão, pimenta, cravo da índia, canela em casca, cebolas, azeite, alho, vinho, vinagre, louro, salsa, cebolinha e manjerona. Um festival de aromas. Veja como preparar essa delícia.

12. Peru recheado com arroz selvagem

Foto: Reprodução / NYT Cooking

Além do recheio feito com arroz selvagem, anis estrelado e cardamomo amassado, outro toque especial deste peru é a calda preparada com melado de cana, vinagre de maçã, manteiga derretida, sal, noz-moscada e pimenta caiena. Ideal para uma ceia mais gourmet. Acesse a receita completa.

Leia também: 13 ideias criativas para reaproveitar o pisca-pisca de Natal

Vale lembrar que cada pessoa costuma ter o seu segredinho na hora de preparar o peru. Compartilhe o seu nos comentários!

Para você