Realinhamento capilar: o que é, como funciona e vantagens do procedimento

Escrito por
Em 24.10.19

iStock

Procura facilidade no dia a dia para domar os cabelos rebeldes, com frizz e está sem tempo para isso? Pois saiba que existe uma solução: o realinhamento capilar. Um procedimento que promete redução de volume, brilho, maciez e alisamento dos fios ou definição de cachos, sem formol.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é realinhamento capilar?

O realinhamento Capilar é um procedimento para alisamento dos fios sem o uso de substâncias químicas nocivas, como o formol. Os aminoácidos presentes em sua composição se assemelham aos que naturalmente compõem a fibra capilar, assim, o produto também pode ser usado para definição e nutrição de cachos. Em comparação com a progressiva, que contém formol em sua composição e apenas alisa o cabelo, o realinhamento apresenta excelentes benefícios. Já o botox funciona de forma parecida com o realinhamento, ao propor redução de volume e nutrição aos cabelos, porém, a duração do produto nos fios é menor, de apenas 1 mês.

Como funciona

iStock

Para alisamentos, o realimento capilar modela o fio cacheado para a forma reta ao quebrar ligações moleculares do fio, enquanto que para a definição de cachos, ele ordena os fios para tomar forma. Confira como é feita a aplicação do produto passo a passo:

  1. Lave os cabelos com shampoo antirresíduos para garantir uma limpeza profunda nos fios e a abertura das cutículas para receberem o produto;
  2. Seque bem os fios e retire todo o excesso de água;
  3. Aplique o produto por mechas em todo o cabelo;
  4. Em seguida, seque os fios com o secador e com a chapinha, para selar o produto e alisar o cabelo. Caso queria apenas a definição de casos, pule para o próximo passo;
  5. Enxágue o cabelo e retire todo o excesso de produto, use shampoo e condicionador hidratantes;
  6. Deixe secar naturalmente ou finalize com o secador.

Entretanto, esse procedimento não é permanente, apenas apresenta duração de 2 a 3 meses. E apesar de não apresentar contraindicações, é recomendado fazer um teste de mecha antes da aplicação do produto para verificar se possui algum tipo de alergia ou sensibilidade a algum componente.

Leia também: Botox capilar: conheça esse tratamento que deixa os cabelos incríveis

6 vantagens do realinhamento capilar

Xô frizz, adeus rebeldia e tchau fios ressecados! Bem vindos cabelos macios, brilhosos e lisos. Confira os benefícios que o realinhamento capilar pode proporcionar ao seu cabelo:

  1. Sem formol: o formol muito utilizado em alisamentos, como a progressiva, foi substituído pelas nanopartículas de serina, um aminoácido extraído da proteína sericina, derivada do bicho da seda. Esse extrato traz ao fio nutrição, brilho e maleabilidade.
  2. Alisamento ou definição: você é quem escolhe! O produto contém em sua formulação aminoácidos que nutrem os fios, por isso, você pode utilizá-lo tanto para um realinhamento liso ou cacheado.
  3. Nanopartículas em sua formulação: as nanopartículas dispõem de grande afinidade com outras proteínas já existentes nos fios como as de queratina, o que proporciona ainda mais saúde aos seus cabelos.
  4. Compatibilidade com outras químicas: a aplicação simultânea de produtos como tintura e descoloração são permitidas, já que o realinhamento proporciona ativos nutritivos aos fios.
  5. Rápida finalização: o processo de aplicação e resultado do produto é mais rápido, comparado com a progressiva, já que não precisa esperar dias para lavar ou prender o cabelo.
  6. Conservação da estrutura do fio: os aminoácidos presentes na concentração promovem a nutrição, ao mesmo tempo em que alisam, por isso, não desgastam os fios.

Observe bem o rótulo dos produtos que irá utilizar na aplicação, e caso ache necessário procure um profissional para te ajudar e garantir o efeito desejado nos fios.

Vídeos para acabar com as suas dúvidas

Saiba mais sobre a aplicação, os efeitos do realinhamento capilar e alguns produtos disponíveis no mercado:

Continua após o anúncio

Bomba nutritiva e com extratos naturais

No vídeo, o cabeleireiro Rodrigo Cintra apresenta as vantagens e aplicação de um produto para realinhamento capilar com proteínas extraídas do cogumelo. Confira só!

Leia também: Cauterização capilar: um guia para recuperar o brilho e a saúde dos fios

Loiro saudável: é possível!

Nesse vídeo, a Youtuber Rita de Cássia, do canal Tour da Beleza, conta a sua experiência com o realinhamento como opção para passar pelo processo de descoloração sem destruir as propriedades dos fios.

Entenda as diferenças entre os procedimentos

Entenda mais sobre os diferentes procedimentos para o cabelo: escova progressiva, realinhamento capilar, selagem e botox capilar e esclareça suas dúvidas de uma vez por todas para escolher a técnica ideal e mais indicada para você!

Mesmo com tantas vantagens e facilidade na aplicação, é recomendado a realização da técnica por um profissional. E para você que procura renovar a saúde dos fios, já ouviu falar da plástica capilar?

Leia também: Alisamento americano: aprenda mais sobre essa técnica de relaxamento e hidratação

Continua após o anúncio

Assuntos: Alisamento, Cabelos

Para você