Plástica capilar: descubra se esse é o tratamento ideal para o seu cabelo

Escrito por
Em 23.10.19

iStock

Se você tem sentido que seu cabelo está gritando por socorro, a plástica capilar pode ser a sua luz no fim do túnel. Indicada para qualquer tipo de cabelo, ela age profundamente no fio, devolvendo beleza, força e saúde da raiz às pontas!

Continua após o anúncio

O que é plástica capilar e para que ela serve?

A plástica capilar é um tratamento potente, indicado para cabelos que estejam fracos, ressecados, agredidos e sem vida. Ela age dentro dos fios, no córtex capilar, reconstruindo o cabelo de dentro para fora. A composição dos produtos usados nessa técnica apresenta queratina, aminoácidos e minerais essenciais para a saúde da fibra.

O procedimento devolve a vida para as madeixas, dando elasticidade e tratando a quebra e o ressecamento dos fios. Por isso, se o seu cabelo está opaco, quebradiço e frágil, vale a pena apostar nesse tratamento poderoso!

Plástica capilar alisa o cabelo?

Em geral, não. E essa é a grande diferença entre ela, a escova progressiva e os demais procedimentos alisantes, quando comparados à plástica capilar. Enquanto esses procedimentos visam alisar e transformar a curvatura do fio, a plástica consiste em um tratamento reparador, com uma forte carga de queratina. Ou seja, o cabelo manterá o seu formato original, porém com mais força, saúde e resistência.

Leia também: Desmaia cabelo caseiro: como conseguir um efeito de salão em casa

No entanto, salões ou profissionais podem acabar oferecendo químicas alisantes com a nomenclatura de plástica capilar. Para evitar esse erro, deixe bem claro quais são os seus objetivos e pergunte sempre ao profissional sobre como é feito o procedimento e quais são seus efeito sobre o cabelo.

Além disso, há linhas de tratamento que unem os efeitos de selagem e reconstrução em um mesmo produto, o que pode dar uma alinhada nos fios mais cacheados e crespos. Por isso, se você optar por comprar os produtos e fazer tudo em casa, não esqueça de conferir a proposta da marca e os ativos do produto.

Como funciona o procedimento

iStock

As etapas do tratamento podem mudar dependendo da linha de produtos escolhida, mas no geral o procedimento é feito da seguinte forma:

Continua após o anúncio

  1. Realize uma limpeza a fundo nos fios, com um shampoo com alto poder limpante e que abra as cutículas, preparando o cabelo para a ação do produto;
  2. Seque bem os fios com uma toalha e retire todo o excesso de umidade do cabelo;
  3. Com os fios enxutos e cutículas abertas, basta aplicar o produto principal responsável pela ação da plástica no córtex e aguardar o tempo indicado nas instruções de uso;
  4. Após o tempo de espera, enxágue o cabelo normalmente e retire todo o produto.

Como não é um processo de alisamento, não é recomendado o uso do secador, afinal, o calor atrapalhará a ação, fechando as cutículas e impedindo o tratamento profundo do cabelo. De qualquer forma, siga atentamente as recomendações do produto escolhido.

Vantagens da plástica capilar

iStock

Enquanto as hidratações comuns agem na parte mais superficial do cabelo, a plástica capilar realmente trata de verdade, agindo na estrutura principal da fibra. Dessa forma, os efeitos benéficos são:

Leia também: Hidratação com maizena: 7 receitas fáceis para cabelos macios e brilhosos

  • Recuperação da densidade dos fios
  • Devolução da maleabilidade e elasticidade
  • Paralisação da quebra
  • Aspecto brilhante e saudável
  • Cabelos mais macios e hidratados
  • Preservação contra futuros danos

Os efeitos positivos desse tratamento podem durar de 1 a 3 meses. Após isso, é importante observar ou refazer uma avaliação do fio, para verificar se há necessidade de repetir o procedimento ou não.

5 produtos para plástica capilar

Confira sugestões de linhas excelentes para comprar e fazer o tratamento em casa com eficiência!

  1. Kit Cadiveu Profissional Plástica dos Fios, na Loja Beleza na Web
  2. Kit Inoar Plástica Capilar, na Loja Beleza na Web
  3. Kit Eico Supreme, na Loja Beleza na Web
  4. Aneethun Age System Kit Completo, na Loja Magalu
  5. Kit Forever Liss Lisoplastia, na Loja Beleza na Web

Cada um desses produtos tem uma ação definida e são indicados para todo tipo de cabelo. Analise bem cada opção para escolher a ideal para suas necessidades e conquistar um cabelo maravilhoso, digno de comercial de shampoo!

Vídeos sobre a plástica capilar

Nos vídeos abaixo você poderá ver na prática a aplicação e mais detalhes sobre esse tratamento salvador. Confira!

Leia também: Hidratação para cabelos cacheados: 15 receitas infalíveis para tratar seus fios

Continua após o anúncio

Plástica capilar para cabelo envelhecido

No vídeo você poderá entender melhor sobre o que é a plástica capilar e como identificar as necessidades do seu cabelo. Além disso, a youtuber também explica melhor sobre o que é um cabelo envelhecido e como tratá-lo!

Como fazer plástica capilar em casa

O vídeo mostra o relato sobre a quebra capilar por química que a youtuber sofreu e traz todas as informações de como ela conseguiu recuperar a saúde dos fios com a plástica capilar feita em casa.

Plástica capilar em cabelo cacheado

Acompanhe a demonstração do passo a passo do produto principal para a plástica. Veja também as principais considerações desse procedimento em fios cacheados.

Agora que você já entendeu melhor sobre o assunto, ficou fácil saber se a plástica capilar é o tratamento ideal para você. Confira também nossas dicas sobre hidratação profunda que salvará qualquer cabelo!

Assuntos: Cabelos

Para você