7 benefícios da pimenta-rosa e receitas deliciosas com esse ingrediente

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Em 27.12.20

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Em 27.12.20

A pimenta-rosa é fruto da aroeira (Schinus terebinthifolia), sendo uma variedade com sabor suave e levemente adocicado. Assim, é bastante versátil e pode ser utilizada para condimentar os mais diversos preparos. Além disso, essa especiaria é rica em nutrientes e pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Acompanhe as informações e confira as receitas que separamos a seguir!

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7 benefícios da pimenta-rosa que vão te convencer a consumi-la

Entrevistamos a nutricionista Pollyana Guimarães (CRN 11529), especialista em Nutrição Clínica Esportiva e Funcional, para saber sobre as propriedades da pimenta-rosa. Ela explica que, “mesmo com a variedade de pimentas e suas particularidades, todas trazem benefícios para a saúde, pois são ricas em capsaicina e/ou peperina, antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam o nosso organismo em diversos aspectos”. A seguir, confira mais benefícios apontados pela profissional:

  • É fonte de nutrientes: a nutricionista aponta que a pimenta-rosa é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, C e E, além de conter cálcio, ferro e fibras.
  • Tem ação antioxidante: isso se deve à presença de betacaroteno e licopeno, “que ajudam a prevenir a formação de radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento das células e podem causar algumas doenças como câncer e Alzheimer”, explica Pollyana.
  • Ajuda na imunidade e na proteção das células: as vitaminas presentes na pimenta-rosa cumprem essa função. Além disso, a especialista acrescenta: “a vitamina C ajuda na absorção de ferro, na produção de colágeno, peles e ossos e na produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor”.
  • É um excelente tônico cerebral: a nutricionista explica que isso ocorre pelo estímulo do fluxo sanguíneo e da circulação. Por ser vasodilatadora, a pimenta também auxilia a diminuir a retenção hídrica e a pressão arterial.
  • Contém cálcio: segundo Pollyana, esse é “um mineral importante para a saúde dos ossos, para a contração muscular, para a frequência cardíaca e para o processo de coagulação do sangue”.
  • Tem ação termogênica: conforme a profissional, a pimenta-rosa atua na produção de calor e no controle de gripes e resfriados. Além disso, “melhora a produção de suco gástrico e digestão, diminui gases e ainda pode ser usada como analgésico, por conter capsaicina”.
  • Ajuda no emagrecimento: “por ser termogênica, acelera o metabolismo, e aumenta a saciedade devido ao sabor. Isso torna o controle do apetite mais fácil e, consequentemente, pode ajudar a consumir uma quantidade menor de calorias ao longo do dia. Mas não substitui um comportamento correto, é necessário manter uma alimentação saudável e praticar atividade física”, alerta Pollyana.

Sobre a grande variedade existente de pimentas, com diferentes origens e poderes de picância, a nutricionista complementa: “quanto mais picante o sabor da pimenta, maior o seu conteúdo de capsaicina, que está presente principalmente nas sementes e nas nervuras da casca da pimenta”.

7 receitas com pimenta-rosa para aproveitar todos os seus benefícios

Pollyana explica que, para ajudar no emagrecimento, a pimenta pode ser usada como tempero nas refeições. “Outra dica é adicionar uma pitada de pimenta em sucos, vitaminas, shots matinais e na água, pois isso ajuda a aumentar o metabolismo durante todo o dia, gastando mais calorias”. Pensando nisso, selecionamos receitas variadas para usar a pimenta-rosa e aproveitar todas as vantagens que esse ingrediente traz para a saúde. Confira!

1. Gin tônica de tangerina com pimenta-rosa

Aqui, você aprende a fazer um drink que leva pimenta-rosa, tangerina e xarope da mesma fruta, além de gin, água tônica e gelo. O resultado é uma bebida colorida, deliciosa e que vai impressionar seus convidados. Confira as quantidades e o modo de preparo completo no vídeo!

2. Caipirinha de limão-siciliano com manjericão e pimenta-rosa

Nessa receita, a pimenta-rosa é combinada com limão-siciliano e manjericão no preparo de uma caipirinha bem aromática e tropical. É só macerar o suco da fruta com folhas de manjericão e açúcar, acrescentar gelo e vodka e mexer bem. A pimenta é usada na finalização para dar um sabor extra ao drink!

3. Caipiroska de tangerina com pimenta-rosa

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Esse vídeo traz outra receita de drink super-refrescante para o verão. Aqui, a pimenta-rosa é novamente usada com a tangerina: ambas devem ser bem maceradas com açúcar e, na sequência, acrescenta-se a vodka. Por fim, a bebida é decorada com um gomo da fruta, um ramo de alecrim e servida com bastante gelo!

4. Geleia de pimenta-rosa

Nada como uma geleia caseira para agradar aos fãs de doce e substituir as versões industrializadas, não é mesmo? Para prepará-la, basta tostar e passar os grãos de pimenta em um almofariz, depois levá-los ao fogo com açúcar, suco de limão e um suco de maçã previamente feito no liquidificador. Fica uma delícia!

5. Chocolate quente vegano com pimenta-rosa

Essa bebida promete aquecer os dias frios e é livre de ingredientes de origem animal. Anote os itens de que você vai precisar: leite de soja (ou outro leite vegetal), cacau em pó, adoçante, farinha ou biomassa de banana verde, canela e amido de milho. Após misturar tudo, é só levar ao fogo baixo, mexer até engrossar e finalizar com a pimenta-rosa.

6. Doce de pera com alecrim e pimenta-rosa

Nesse vídeo, você aprende mais uma receita doce incrementada com a pimenta-rosa. Além dela, o preparo só leva pera, açúcar, água e alecrim. Basta cozinhar os pedaços da fruta na água com açúcar por cerca de 20 minutos, acrescentar a pimenta na sequência e, por último, adicionar o alecrim. Depois, é só aproveitar a sobremesa!

7. Tortinha de abacaxi e pimenta-rosa

Além de deliciosa, essa receita tem uma apresentação incrível! Para a massa crocante da torta, você vai precisar de farinha, sal, manteiga, purê de amora e água. Depois, pedaços de abacaxi serão adicionados sobre uma mistura de manteiga, açúcar mascavo, pimenta-rosa, canela e suco de limão para serem caramelizados no forno. Confira os detalhes do preparo no vídeo!

Cuidados e contraindicações

Segundo a nutricionista, a pimenta-rosa deve ser evitada por pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras e gastrite, e até hemorroidas. “A pimenta não causa nenhum desses problemas, mas pode agravar os sintomas”, esclarece.

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Agora que você conhece várias receitas versáteis e deliciosas, vai ficar mais fácil incluir a pimenta-rosa em seus preparos. E, se você é fã desse condimento cheio de sabor, conheça também os benefícios da pimenta-caiena e saiba como consumi-la!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.