5 maneiras de usar palo santo no seu dia a dia

Escrito por
Em 26.01.22

iStock

Começar o ano com uma limpeza energética é uma boa forma de afastar energias negativas e estagnadas do ambiente. Mais do que um cuidado com a casa, é um cuidado com o bem-estar espiritual dos moradores. E se você busca por um ritual que possa purificar você e o seu lar ao mesmo tempo, o palo santo pode ser uma boa alternativa.

Publicidade

O que é palo santo

iStock

O palo santo é uma lasca de madeira aromática, obtida da árvore Bursera graveolens, comum na América Latina. Sua fumaça é usada em rituais de purificação, mas traz ao usuário benefícios que vão além da limpeza energética: alivia o estresse, diminui a ansiedade, tem propriedades anti-inflamatórias e auxilia em problemas respiratórios.

Embora a lasca seja sua representação mais conhecida, o palo santo pode ser encontrado como incenso e óleo essencial e todos podem ser usados na aromaterapia. Sua principal característica é o cheiro adocicado, fruto da formação natural da resina após a morte da árvore. Tal característica é a principal forma de reconhecer o produto dentre as imitações. Se não tiver o cheiro doce, não é uma lasca original.

Palo Santo está em extinção?

De acordo com o da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), que analisa o risco das espécies em escala global, a Bursera graveolens não está em extinção, classificada como “menor preocupação” desde 2019. Já a Gonopterodendron sarmientoi, antes conhecida como Bulnesia sarmientoi, é considerada “ameaçada de extinção” desde 2017.

Popularmente, ambas são conhecidas como palo santo, o que gera a dúvida sobre o perigo da espécie. Mas a extração da madeira em nada interfere no ciclo de vida da árvore. Ela ocorre cerca de 4 anos após a morte de causas naturais. O tronco permanece intacto no local onde caiu, concluindo a composição que dá origem ao cheiro adocicado. Quanto mais tarde a madeira é colhida, maiores as chances de aproveitamento dos seus benefícios.

Propriedades do palo santo

iStock

Tanto a madeira, como o óleo essencial, possuem limoneno, terpineol e menthofuran, responsáveis pelas propriedades listadas abaixo.

Auxilia em problemas respiratórios

De acordo com um artigo publicado em 2017, a medicina peruana utiliza o palo santo para tratar problemas respiratórios como a asma e a gripe, pois tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias que auxiliam no controle dos sintomas.

Publicidade

Antibactericida e Antifúngica

O mesmo estudo concluiu que o óleo essencial de origem peruana possui ação antimicrobiana graças a substância chamada timol.

Estimulante

Comum em casca de frutas cítricas e seus óleos essenciais, o limoneno também está presente no palo santo. Sua ação estimulante é capaz ajudar na ansiedade e depressão.

Afrodisíaco

O incenso de palo santo ou a sua defumação no quarto do casal é uma boa forma de fortalecer relacionamentos, pois seu cheiro é considerado afrodisíaco.

Relaxante

Sua propriedade calmante também é indicada para deixa o ambiente ou a si mesma com uma vibração mais tranquila, podendo ser usado, inclusive, durante a meditação.

Como usar palo santo

iStock

A seguir, veja como usar palo santo no seu dia a dia.

Defumação

Escolha uma das pontas da lasca de madeira e acenda sempre que quiser usar. Espere até o fogo se firmar e o apague balançando. Caminhe pelo cômodo para que a fumaça percorra todo o ambiente. Repita o processo quantas vezes forem necessárias para que todos os ambientes escolhidos sejam purificados.

Caso sua intenção seja afastar energias negativas de si mesma ou de outra pessoa, repita o passo a passo anterior. Ao apagar a lasca, passe a fumaça pelo corpo. Após o processo, deixe-a apagar naturalmente – nunca a coloque debaixo da água. Assim Você pode usar mesma lasca outras vezes.

Difusor

Pingue algumas gotas do óleo essencial de palo santo num aromatizador pessoal ou no ambiente. Assim, todos podem aproveitar os benefícios enquanto estiverem no mesmo cômodo.

Uso corporal

O óleo essencial também é usado no corpo. Basta colocar algumas gotas em produtos como cremes, argilas ou mesmo aplicado em massagens, com óleo vegetal.

Publicidade

Inalação

Além das opções acima, você pode pingar algumas gotas em travesseiros, almofadas e lençóis. Consulte um especialista em aromaterapia para saber a quantidade e o período ideal de acordo com o seu objetivo.

Meditação

Acenda a madeira e coloque-a a uma distância razoável do seu local de meditação. A intenção é apenas respirar levemente a fumaça durante a atividade, sem causar incômodos ou distrações.

Lembre-se de aplicar a defumação com as janelas abertas, para que a energia negativa possa sair. Além disso, evita que alergias e outros problemas respiratórios sejam agravados pela inalação da fumaça.

Onde comprar palo santo

Veja a seguir algumas opções de onde comprar a madeira aromática para a sua limpeza energética.

  1. We Mystic;
  2. Viva Zen;
  3. Mercado Livre;
  4. Shopee;
  5. Inca Aromas;
  6. Cristais Topazius.

O palo santo é uma madeira aromática que possui diversos benefícios para a saúde do corpo e mental. Confira também a matéria sobre aromaterapia e conheça outras especiais que auxiliam no equilíbrio entre corpo e mente.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar