Orelha inflamada: dermato esclarece quais as causas, tratamentos e como evitar

Escrito por
Atualizado em 26.11.20

iStock

O uso de brincos e piercings podem acabar deixando a orelha inflamada. Se esse é o seu caso, fique tranquila! A dermatologista Renata Marques (CRM-RJ 814717) esclareceu nossas dúvidas sobre o problema e ainda nos deu dicas para lidar com ele. Olha só:

Continua após o anúncio

Por que a orelha fica inflamada?

Renata indica que, na maioria das vezes, a inflamação ocorre devido à alergia do material da joia colocada. níquel é o metal que mais causa alergia. Os sintomas geralmente são vermelhidão, dor e excreção de pus. Vale ficar de olho!

Como tratar a orelha inflamada

A dermatologista diz que deve ser realizado o uso de uma pomada ou creme com anti-inflamatórios e antialérgicos. Além disso, evite atrito e tocar no furo com as mãos sujas. Ele deve estar sempre higienizado! E lembre-se de sempre consultar seu ou sua dermatologista.

Como evitar a orelha inflamada

O mais apropriado é evitar o contato com o material ao qual você é alérgica. Então, fique atenta às jóias que utiliza e aposte nas que não te fazem mal. Opte por metais biocompatíveis com o corpo, como o titânio, ele é a opção mais segura. Ainda, evite colocar as mãos sujas e não abuse do atrito em um furo recém-feito.

Alergia a bijuterias x orelha inflamada

Neste vídeo, o Dr. Lucas Fustinoni (CRM-PR 30155) comenta um pouco a respeito da alergia a peças de bijuteria, explicando alguns dos motivos de isso acontecer e de que forma evitar esse tipo de inflamação.

Seguindo as dicas e ficando de olho nos seus brincos você poderá cuidar ou evitar uma orelha inflamada sem grandes problemas. Confira esses 30 piercings na orelha para se inspirar e arrasar com a joia certa!