Ora-pro-nóbis: 15 benefícios que vão te surpreender

Escrito por
Em 26.06.20

iStock

Sabe quando éramos crianças e, no quintal de nossos avós, existiam todo tipo de planta possível? Não sabíamos, mas todas elas serviam para alguma coisa, seja para curar uma ressaca, ajudar na dieta ou curar a dor de barriga. Esse é o caso da ora-pro-nóbis, uma planta bastante comum que tem inúmeras funcionalidades. Vem saber um pouco mais sobre os benefícios da ora-pro-nóbis!

Continua após o anúncio

O que é ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma planta trepadeira e espinhosa muito conhecida por seus benefícios para a saúde. Normalmente podemos encontrá-la em quintais ou feiras. Segundo a nutricionista Émilin Bulla (CRN 11080-PR), essa planta é rica em nutrientes que são ótimos para uma boa nutrição alimentar. Além disso, a especialista diz que essa planta pode ser comumente usada em preparo de chás e saladas. Émilin ainda salienta que há receitas mais inovadoras que fazem uso da ora-pró-nóbis em outros contextos.

15 benefícios da ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma planta com altíssimo teor de proteínas, bem como outros nutrientes muito importantes para a nossa saúde, conforme nossa especialista em nutrição, Émilin Bulla. Segundo ela, a ora-pró-nóbis possui inúmeros outros nutrientes com o cálcio e ferro e ainda é rica em fibras. Ainda sobre essa questão, a nutricionista afirma que a ora-pro-nóbis é uma ótima fonte de reposição do cálcio e ferro.

Dicas de Mulher

  1. Efeito emagrecedor: como possui grande quantidade de proteínas e pouco carboidrato, a ora-pro-nóbis pode auxiliar no emagrecimento saudável. Além disso, por possuir muitas fibras, ela também contribui aumentando a saciedade.
  2. Hidrata os cabelos: como tem poder cicatrizante, a planta da ora-pro-nóbis é perfeita para o tratamento do ressecamento dos cabelos. Ela ajuda a deixar os fios mais macios e fortes.
  3. Substituta da carne: como possui alto teor de proteínas, a ora-pro-nóbis pode ser usada para substituir a carne. Pessoas que fazem uso de dietas veganas e vegetarianas podem usar essa planta em sua alimentação como uma opção para repor as proteínas que precisamos em nosso organismo.
  4. Ajuda no funcionamento digestivo: por ser uma planta muito fibrosa, a ora-pro-nóbis tem poder de ajudar no processo digestivo, isso porque as fibras são essenciais para contribuir com o trato digestivo.
  5. Um ótimo anti-inflamatório: com propriedades anti-inflamatórias, a ora-pró-nóbis possui componentes que ajudam a combater inflamações presentes em nosso corpo.
  6. Poderoso agente detox: além de ser importante no trato de inflamações, essa planta também ajuda a eliminar toxinas ruins para o nosso organismo. Dessa forma, ela atua como um poderoso detox natural.
  7. Poder cicatrizante: como possui capacidade regenerativa, a ora-pro-nóbis é um elemento importante na cicatrização, uma vez que ajuda a regenerar a pele e a recuperar feridas e cortes.
  8. Fortalece a imunidade: por ser fonte rica em vitamina C, a ora-pró-nóbis tem capacidade de fortalecimento à nossa imunidade.
  9. Auxilia na saúde dos olhos: a vitamina A presente nessa planta é muito importante no tratamento de doenças oculares. Por isso, a ora-pro-nóbis é uma planta que tem poder de fortalecimento dos olhos.
  10. Capacidade de repor o cálcio: por ser fonte abundante de cálcio, a ora-pro-nóbis é uma planta muito importante no tratamento da restituição desse componente tão importante para a saúde de nossos tecidos ósseos e cartilaginosos.
  11. Ótima para fortalecer os ossos: rica em fósforo, outro nutriente indispensável no tratamento de doenças ósseas, ou até mesmo para fortalecimento, a ora-pro-nóbis inclui também o cálcio em sua composição.
  12. Auxilia na produção de colágeno e elastina: muito rica em ferro, a ora-pro-nóbis é ótima na prevenção do envelhecimento precoce da pele, pois ajuda na produção de colágeno e elastinas, muito importantes na saúde dos tecidos da pele.
  13. Poder revigorante: por ser fonte de vitamina C, a planta tem poder revigorante, uma vez que essa vitamina é importante para que nos sintamos sempre dispostos.
  14. Auxilia no tratamento da anemia: como é fonte rica em ferro, a ora-pro-nóbis é uma ótima aliada no tratamento da anemia. Neste caso, é importante que as folhas sejam consumidas cruas, em saladas, por exemplo.
  15. Efeito de saciedade: a ora-pro-nóbis é rica em fibras. Por isso, ajuda no controle da fome a ponto de não senti-la tão intensamente. Isso é muito importante para pessoas que fazem uso de jejuns intermitentes, por exemplo.

Incrível perceber que em uma só planta encontramos tantos benefícios, não é mesmo? Entretanto, mesmo com inúmeras funcionalidades, é importante ficar de olho nas contraindicações do consumo dessa planta. Venha saber um pouco mais sobre isso!

Ora-pro-nóbis tem contraindicações?

De maneira geral, a ora-pro-nóbis não possui contraindicações. Porém, é importante o consumidor ficar atento à manifestação de possíveis efeitos alérgicos provenientes do consumo dessa planta, conforme alerta a nutricionista Émilin Bulla.

6 receitas com ora-pro-nóbis que são de surpreender!

Inovar ao cozinhar é muito importante quando precisamos incrementar a nossa alimentação. Investir na ora-pro-nóbis para compor uma dieta rica em nutrientes já é ótimo. Imagina, então, incluí-la em receitas incríveis? Vem conferir 6 receitas com essa planta que vão te deixar com água na boca!

1. Chips crocante de ora-pro-nóbis

A receita de chips de ora-pro-nóbis é uma ótima alternativa de petisco nutritivo que pode ser usado em dietas de reeducação alimentas, uma vez que dá sensação de saciedade.

Continua após o anúncio

2. Suco de ora-pro-nóbis

O suco da ora-pro-nóbis é uma ótima forma de incluir esse alimento em nossa refeição sem tem que ingerir as folhas cruas. O interessante nessa receita é que podemos combinar a ora-pro-nóbis com inúmeras frutas.

3. Pão de ora-pro-nóbis

Esta receita é ótima para quem quer substituir o pão comum, seja por estar fazendo dieta de redução de peso, seja por estar tratando de doença celíaca, já que na receita do pão de ora-pro-nóbis não possui glúten.

4. Pão de queijo de ora-pro-nóbis

Combinar a delícia do sabor do pão de queijo com os benefícios da ora-pro-nóbis é uma alegria surpreendente, uma vez que além de saboroso também é extremamente nutritivo.

5. Omelete de ora-pro-nóbis

A omelete é uma receita sempre presente na mesa daqueles que estão em processo de emagrecimento. Combiná-la com a ora-pro-nóbis é a possibilidade de tornar a alimentação seja ainda mais nutritiva.

6. Torta de chocolate com ora-pro-nóbis

Esta receita é impressionante. Além de poder ser consumida na dieta de redução de peso, pois não vai açúcar, ela também é indicada para pessoas intolerantes ao glúten. O mais legal, ainda que pareça incomum, é o fato da receita prometer uma combinação incrível de sabor.

Continua após o anúncio

Impressionante como uma única planta pode conter tantas utilidades e benefícios, não é mesmo? A ora-pro-nóbis, conhecida de nossos pais e avós é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para nosso organismo. Além dessa planta magnifica, que tal você conhecer a importância do consumo e os benefícios do gengibre?

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.