10 benefícios do óleo essencial de gerânio, método de uso e curiosidades

Escrito por
Em 11.06.21

iStock

Por                                
Em 11.06.21

Conhecido como o óleo da feminilidade, o óleo essencial de gerânio é muito utilizado na aromaterapia. Com propriedades anti-inflamatórias, bactericida e antissépticas, ele pode combater desde acne até algumas infecções bacterianas. Para entender melhor sobre seu funcionamento, a aromaterapeuta Melody Faustino e a dermatologista Renata Janones (CRM-MG 35196 | RQE 23427) falam um pouco sobre seu uso. Confira a seguir!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o óleo de gerânio

Segundo as especialistas, o óleo essencial de gerânio é retirado das folhas de Pelargonium graveolens. A aromaterapeuta Melody, explica que “para obter 1 kg do óleo essencial de gerânio, é necessário de 500 a 600 kg da planta fresca” que passa por “um processo de destilação por arraste a vapor”.

O óleo, que de acordo com Melody, “possui um aroma floral seco, rosáceo, delicado e marcante” tem ações terapêuticas. A dermatologista Renata afirma, por exemplo, que a essência “pode ser usada como componente em produtos cosméticos, perfumes e diluído em óleos de massagens”, trazendo efeitos “anti-inflamatório, antioxidante, antitumoral, antimicrobiano e ainda ser um protetor cardíaco e hepático”. Além disso, Renata deixa uma dica: “é realmente relaxante! Eu gosto de pingar uma gota na minha máscara facial de argila branca e deixar agir por 20 minutos”.

Em relação à utilização tópica do óleo essencial de gerânio, Melody explica que “os óleos essenciais não são considerados produtos prontos, eles precisam ser diluídos, de preferência, em uma fonte 100% vegetal, sem derivados de petróleo, pois são extremamente concentrados e poderosos”.

Além disso, deve-se atentar ao local de compra do óleo, priorizando a qualidade do produto. Renata, por exemplo, conta que prefere comprar em destilarias brasileiras, e afirma: “compro pela internet ou em lojas de produtos naturais na minha cidade. Custa cerca de R$100,00 cada 10 ml”.

10 benefícios do óleo de gerânio

iStock

Segundo Melody, o substrato é “considerado o óleo essencial da feminilidade”, e suas propriedades trazem “excelentes resultados em tratamentos faciais e de beleza”, mas os benefícios não param por aí. Confira abaixo o que as especialistas revelaram sobre este maravilhoso óleo essencial:

  1. Auxilia na regulação hormonal: De acordo com a dermatologista Renata, o óleo essencial de gerânio “é considerado o óleo da mulher porque tem efeitos semelhantes aos dos hormônios femininos”, o que pode ajudar na regulação destes.
  2. Auxilia no tratamento de pele oleosa e acneica: Segundo Melody, o óleo possui propriedades “antifúngicas, antibacterianas”, além de também ser adstringente, o que pode auxiliar no tratamento de peles com acne e oleosidade excessiva.
  3. Diminui os sintomas de TPM e menopausa: Justamente por ser um regulador hormonal, com efeitos semelhantes aos hormônios estrogênio e testosterona, o óleo essencial de gerânio “é muito utilizado para reduzir sintomas de TPM, climatério e menopausa”, afirma Melody.
  4. Previne infecções: Por ter ação antibactericida e antisséptica, o óleo pode ajudar na prevenção de diversas infecções. Melody afirma, por exemplo, que “sua ação antifúngica auxilia na prevenção da instalação da cândida albicans”.
  5. Ótimo relaxante muscular: Conforme a dermatologista Renata, “os maiores constituintes do óleo essencial de gerânio são o citronelol e o geraniol. O citronelol tem ação vasodilatadora e relaxante muscular”, o que produz uma ação calmante e tranquilizadora aliviando tensões.
  6. Possui efeitos anti-idade: Melody discorre que o óleo pode “promover efeitos anti-idade, homogeneizador e clareador da pele”. Quando diluído em óleos vegetais e até mesmo em cremes, o óleo essencial de gerânio auxilia no tratamento antienvelhecimento, amenizando linhas de expressão e o aspecto da pele.
  7. Tem ações psicoativas: O óleo essencial de gerânio pode auxiliar no controle da ansiedade e estresse. Renata afirma que o óleo “altera as ondas cerebrais, tendo efeito calmante e sedativo”.
  8. Auxilia no processo de hemostasia: De acordo com Melody, o óleo também possui propriedade que auxilia na hemostasia, que diz respeito aos processos circulatórios que previnem coágulos e hemorragias. “Pode ser usado em casos de hemorragias, menstruação muito abundante, sangramento de gengiva”, afirma a aromaterapeuta.
  9. Ameniza reações alérgicas: Por ter efeito anti-inflamatório propiciado pelo componente citronelol, o óleo de gerânio auxilia no tratamento de dermatites e alergias cutâneas, amenizando a coceira.
  10. Possui ação antioxidante: Segundo Renata, o efeito antioxidante do óleo de gerânio provém do componente geraniol, que auxilia na proteção das células, combatendo os radicais livres, prevenindo doenças e agindo contra o envelhecimento.

Sem dúvidas os benefícios são diversos e auxiliam corpo e mente. Porém, como cada corpo tem necessidades diferentes, sempre procure um dermatologista ou aromaterapeuta para tirar dúvidas ou compreender o melhor método a ser utilizado.

Contraindicações do óleo de gerânio

Como dissemos anteriormente, os benefícios do óleo de gerânio são variados, mas existem contraindicações. Segundo a dermatologista Renata Janones, “muita cautela deve ser tomada por pessoas que não podem usar hormônios, como mulheres com cânceres de mama e útero”, por isso, sempre consulte o seu médico.

Publicidade

Além disso, ambas as profissionais não indicam a ingestão do óleo de gerânio, recomendando o uso tópico e inalatório do substrato. Melody atenta: “Esse é um assunto sério! Ingerir óleo essencial de forma aleatória e sem indicação pode trazer efeitos colaterais indesejados”.

É interessante conhecer e aprender sobre produtos naturais que trazem tantos benefícios para o corpo, você não acha? Por isso, se quiser continuar se aprofundando no assunto, confira também essas maravilhosas curiosidades sobre o óleo essencial de cravo.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Cosméticos