5 dúvidas sobre matizador ruivo e dicas de produtos para realçar o tom

Escrito por                    
Atualizado em 22.06.22

Larissa Thaiza

Por
Atualizado em 22.06.22

O cabelo ruivo exige cuidados específicos e portanto, matizar os fios é uma ótima opção para manter a cor vibrante e os fios saudáveis. Para saber mais sobre o matizador ruivo, o cabeleireiro e especialista em colorimetria Leo Mattias respondeu algumas dúvidas frequentes. Além disso, confira uma seleção dos melhores matizadores e suas características para comprar o seu!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Dúvidas sobre o matizador ruivo respondidas pelo profissional

iStock

Para que serve o matizador ruivo?

Léo Mattias (LM): “Eerve para manter o tom do cabelo mais vibrante, pois o ruivo desbota muito facilmente por fatores externos, como calor do secador, chapinha, babyliss e poluição. Banho com água muito quente que pode desbotar e prejudicar muito também. Os pigmentos ruivos são mais grossos e se desprendem mais rápido do fio.”

Com que frequência preciso matizar o cabelo?

LM: “Pode ser usado semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo uma vez ao mês. Depende muito do tipo de fio, mas normalmente em cabelos mais finos o uso do matizador pode ser usado com um tempo mais espaçado; já os fios médios e grossos, será geralmente usado semanalmente. Mais uma vez, vai da percepção da própria pessoa.”

Pode usar o matizador em cabelos ruivos naturais?

LM: “Sem problema algum. Os matizadores só vão deixar o ruivo natural mais brilhoso e vibrante.”

Qual a diferença entre matizador e tonalizante ruivo?

Publicidade

LM: “Os matizadores são encontrados nas versões em shampoo ou em máscaras. Já os tonalizantes são tipos de colorações semipermanente (sem amônia), podendo alterar o tom do ruivo e durar mais tempo.”

Quais os cuidados necessários antes de usar o matizador ruivo?

LM: “Escolher o tom certo. O ideal é pedir um help de um profissional colorista nessa hora.”

Além de matizar os fios ruivos, é importante mantê-los hidratados e nutridos usando shampoos específicos, máscaras de hidratação e nutrição. Dessa forma, é possível aumentar a durabilidade da cor e manter os fios saudáveis.

Os melhores matizadores ruivos

Existem diversas marcas de matizadores no mercado e fica difícil escolher o melhor, não é mesmo? Por isso, confira os 7 melhores de acordo com a opinião de blogueiras que testaram os produtos. Veja só:

1. Matizador Ruivo Intenso Magic Color 3D Sensation – $

matizador ruivo

A mascará matizadora da Magic Color é perfeita para quem deseja intensificar a cor dos fios ruivos com aquele efeito gloss brilhante. A marca promete revitalizar o tom reconstruindo, fortalecendo e nutrindo os fios.

“Ele não fica muito laranjinha, ele é um ruivo mais fechado, combina bem com a tinta e em alguns lugares o reflexo ficou um pouquinho avermelhado. Onde meu cabelo é mais fino, mais danificado, ele acabou pigmentando um pouquinho mais. Mas não manchou o meu cabelo. A aplicação é super fácil, ele auxilia o desembaraço, então também evita manchar. Isso é muito bom.” – De repente ruiva

Compre aqui

2. Matizador Ruivo acobreado Kamaleão Color Raposinha – $$

matizador ruivo

Se você tem o cabelo ruivo acobreado e o tom está ficando sem vida e desbotado, essa máscara matizadora Raposinha da Kamaleão vai realçar a tonalidade dos fios. Além disso, o produto possui propriedades hidratantes que tratam os cabelos enquanto matiza.

Publicidade

“Estou impressionada, eu não esperava que o raposinha fosse ser tão pigmentado assim. [… ]Eu confesso que eu estou apaixonada […] Vocês viram aí tem sim alguns reflexos acobreados, então ficou essa mistura que eu particularmente adorei!” – jul Segalla

3. Máscara Matizadora Kamaleão Color Flamingo – $$

matizador ruivo

A Kamaleão possui outra opção de matizador para quem deseja alcançar tons mais vibrantes. O Flamingo é uma tonalidade intensa, bem pigmentada e dura de 5 a 25 lavagens. Além do mais, o produto não contém a parabenos, amônia e peróxidos – substâncias que podem causar irritações, reações alérgicas e intoxicações.

“Ficou muito bonito, eu amei. Ele [cabelo] está muito mais brilhoso, a cor está muito mais pigmentada. Eu mostrei na luz do dia para vocês verem que está realmente pigmentado. […] Por conta dessas partículas de brilho que tem nele eu acho que foi isso que fez o cabelo ficar bem brilhoso. Claro que a gente hidratou e tal, mas ficou bem brilhoso.” – Juliana Vargas

4. Máscara Amend Realce da Cor Cobre Effect – $$

matizador ruivo

A máscara matizadora da Amend foi desenvolvida especialmente para realçar a cor dos cabelos com tons acobreados naturais ou coloridos. O produto possui ativos, como polissacarídeos nutri-protetores e óleo de avelã que ajudam a recuperar a fibra capilar danificada devido aos processos de coloração.

“Eu realmente gostei bastante da máscara da Amend. […] Ela realmente é bem hidratante, ela hidratou o meu cabelo ontem como nenhuma máscara hidratou nos últimos dias. Eu faço cronograma capilar certinho e nenhuma deixou ele [cabelo] tão hidratado, tão gostosinho quanto ela. Então, assim, eu acho que o valor compensa, […] porque, além dela realçar a cor, voltar aquele ruivo que a gente quer, ela hidrata.” – Camila Mattos

5. Máscara Matizadora Profissional Cobre Salon line – $$

A Salon Line não ficou para trás e também lançou a sua máscara matizadora para cuidar dos fios ruivos. O produto possui pigmentos que potencializam o tom, além de contar com ativos que hidratam, nutrem e devolvem o brilho das madeixas prolongando a cor radiante por mais tempo.

“Sobre o tom dele, eu achei muito bonito. Acho que deu uma boa renovada no ruivo e ele trouxe um brilho de volta para a cor, porque eu acho que meu cabelo já estava ficando um pouco sem graça, meio abatido, meio, sabe, sem alegria de viver. E agora ele está com esse brilho de novo na cor, então eu gostei bastante.” – Thaisa Rangel

Publicidade

6. Máscara Matizadora Keraton Shine Mask Cor Cobre – $$$

Ideal para todos os tipos de cabelo, a máscara da Keraton, além de ter a função principal de intensificar o tom ruivo, ela também trata enquanto colore. O produto proporciona muita hidratação, vitalidade e brilho aos fios ruivos. Sua aplicação é bem simples, porém a marca orienta a fazer o teste de mecha para verificar o tempo de necessário de ação do matizador e, assim, conseguir atingir o tom desejado.

“Esse realmente eu gosto, porque ele é muito forte e apesar de dizer que ele é uma máscara matizadora hidratante, ele não vai ficar no lugar da sua hidratação. Eu acho que seria mais como um condicionador super potente e realmente ele dá uma hidratada, mas não é uma hidratação, sabe. […] Não tenho do que reclamar, ele é realmente um matizador muito bom. […] Ele realmente dá um brilho, sabe!” – Kah e Gabs

Compre aqui

7. Matizador Ruivo Hidratante Mairibel – $$$$

A máscara matizadora da Mairibel é formulada com óleo de argan – um poderoso ativo que promove hidratação intensa, pois é absorvido rapidamente pelos fios. Além disso, o componente reduz o frizz e a agressão causada pela tintura. E claro, o produto promete cumprir a sua função principal de renovar e potencializar a cor dos fios deixando-os mais vibrantes e brilhosos.

“Nossa ficou uma cor linda, super pigmentou, super matizou. Eu já lavei o meu cabelo umas duas vezes. […] E assim meninas, eu amei essa máscara.” – Diário de uma Louca por make

Compre aqui

Agora que você tirou as suas dúvidas sobre matizador ruivo e conheceu as melhores marcas, é só apostar no produto e conquistar o ruivo dos sonhos. Aproveite e saiba tudo sobre cronograma capilar, um grande aliado para manter os fios ruivos bonitos e saudáveis!