Moda e Beleza

Como escolher a tinta ruiva ideal para ter os cabelos radiantes que você sempre sonhou

Marina Ruy Barbosa

Atualizado em 13.07.22

Por causa da sua tonalidade cobre, o cabelo ruivo remete ao fogo e transmite características associadas a esse elemento: intensidade, coragem e força. Desse modo, escolher a tinta ruiva correta é essencial para expressar essas características. Para entender sobre o assunto, confira as informações desse post.

Publicidade

Como escolher a tinta ruiva?

Em meio à grande variedade de tintas ruivas disponíveis é normal haver dúvidas entre qual escolher. No entanto, algumas dicas podem ser essenciais para conduzir sua decisão. Acompanhe:

  • Tendo em vista a manutenção da cor, escolha uma tintura que não desbote facilmente;
  • Procure uma tinta ruiva que contemple o tom que deseja em sua tabela de cores;
  • Leve em consideração a cor original de seu cabelo, a fim de evitar grandes dificuldades para atingir a coloração da tinta ruiva;
  • Tenha em mente o custo-benefício da tinta;
  • Dê preferência a um produto que não comprometa a saúde dos seus fios.

Não esqueça de se levar em consideração essas dicas para escolher qual tinta ruiva irá utilizar. Dessa forma, você poderá comprar o item que mais atenda às suas necessidades e forneça um resultado conforme o esperado.

Tons de tinta ruiva

O ruivo abrange uma alta gama de tonalidades. Por conta desse fator, essa cor de cabelo é extremamente democrática, agradando aos mais variados gostos. Com tantas variações de ruivos, surge a indecisão sobre qual tom aderir. Por isso, a cabelereira especialista em ruivas Aliane Costa Pereira salienta a importância de inspirações, pois “procurar fotos de cabelos e peles parecidas com o da pessoa para ter uma ideia se vai gostar ou não é essecial, já que é uma mudança da raiz às pontas”.

Envato

Por este motivo, entender mais sobre cada tonalidade também pode ser relevante. Dessa forma, você pode buscar por inspirações de acordo com o nome correto de cada tonalidade:

  • Ruivo acobreado: é um dos tons mais conhecido e amado pelas ruivas. O acobreado é responsável por proporcionar mais delicadeza ao visual e nunca sai da tendência. A tonalidade apresenta o aspecto de naturalidade e costuma ter uma boa harmonização com diversos tipos de cabelo. Normalmente, esse tom é uma mistura entre o tom 76.44 e o 86.44.
  • Ruivo natural: você consegue atingir essa tonalidade a partir do acobreado, seja ele mais puxado para o claro ou para o escuro. De qualquer forma, é necessário fazer a descoloração em fios mais escuros. A tonalidade denota ousadia e modernidade. Para atingir essa tonalidade, basta utilizar tons com a numeração 86.44;
  • Ruivo doce de leite: versátil, o ruivo doce de leite é perfeito para aquelas que desejam clarear as madeixas e para as deseja escurecer tons de bases mais claras. Ainda é conhecido como ruivo nude, marcado por sua sutileza e beleza. Para este tom, basta fazer uma misturinha entre as tintas de numeração 96.44 e 9.1.
  • Ruivo caramelo: a tonalidade do ruivo caramelo é uma tendência intensa. De tom quente, o ruivo caramelo carrega a doçura até em seu nome. Corresponde a uma ótima opção para quem deseja trazer mais destaque à beleza dos fios. Normalmente, para atingir esse tom basta utilizar tintas com numeração 86.74.
  • Ruivo alaranjado: um dos principais tons que vem à mente ao pensar em ruivo é, sem dúvidas, o alaranjado. Nesse sentido, a cor tem aspecto único e deixa evidente os traços de força e exclusividade da personalidade feminina. Dessa forma, opte por tintas com numeração 76.44.
  • Ruivo vermelho: o ruivo vermelho pode se apresentar em tons mais pigmentados, voltados para o tom magenta. É uma boa escolha para quem deseja fazer uma mudança radical no visual. Para um ruivo vermelho escuro, opte por tintas 66.74 e para um vermelho mais claro, a numeração 76.66.

A variedade de tons de ruivo comprova sua diversidade. Para escolher o melhor, basta seguir sua preferência. Dessa forma, fique por dentro das melhores tintas para renovar o seu visual.

Dúvidas sobre tinta ruiva respondidas por especialista

Envato

Dicas de Mulher (D.M): Qual é a cor do cabelo ruivo natural?

Aliane Pereira (A.P): O ruivo natural pode variar muito, desde o loiro escuro acobreado até o loiro muito claro acobreado. Dependendo da marca muda a numeração, podendo ser -4 ou -7.

Publicidade

D.M: Qual a melhor tinta para ficar ruiva?

A.P: O melhor seria usar coloração profissional, pois contém tecnologia que não danifica o cabelo e desbota menos.

D.M: Quanto tempo dura a tinta ruiva no cabelo?

A.P: Uma vez colorido o cabelo, ela só sai com o crescimento da raiz natural. Com o tempo a cor vai oxidando e alterando o tom, mas a coloração permanece no cabelo.

D.M: É possível ir do preto ao ruivo com tinta?

A.P: Se o cabelo for preto natural, sim. Caso seja preto feito com coloração é necessário fazer uma limpeza de pigmento com descolorante.

D.M: Precisa descolorir o cabelo para ficar ruiva?

A.P: Depende. Se o cabelo estiver natural e sem nada de química, então não é preciso descolorir. Caso tenha alguma coloração ou tonalizante, é preciso descolorir.

D.M: Qual a média de preço para pintar o cabelo de ruivo no salão?

A.P: Varia de 350 a 900 reais. Depende dos seus objetivos, complexidade e estilo de cada profissional.

Publicidade

Sabendo disso, dê atenção às informações fornecidas pela profissional antes de submeter os fios ao procedimento de coloração.

7 melhores tintas ruivas para escolher

Para te ajudar, confira a seleção das melhores tintas ruivas do mercado. Lembre-se de buscar pela numeração correta, para acertar na tonalidade de ruivo que você deseja. Assim, atente-se às informações sobre eles e opte pelo item que mais se adeque às características que procura:

1. Tinta ruiva BeautyColor 76.77 – $

A tinta 76.77 da BeautyColor promete um ruivo brilhoso, com cor intensa por muito mais tempo. Possui tecnologia voltada à segurança com relação às substâncias agressoras, que são responsáveis pelo desbotamento. Em complemento a isso, a tinta oferece proteção contra os raios UV, deixando a tinta ainda mais resistente nos fios.

“É uma tinta de alta qualidade e tem um preço acessível quando comparado a outras tintas. Não deixa nada a desejar no quesito tratamento, manutenção e durabilidade da cor. Ela conta com uma tecnologia que evita que haja muita oxidação com o tempo e ajuda o cabelo a segurar os pigmentos da cor por mais tempo.” –
Gleici Duarte

2. Tinta ruiva acobreado Niely Cor&Ton 7.44 – $

A tinta Cor&Ton 7.44 promete um ruivo acobreado sedoso e com muito brilho. O produto dispõe de uma fórmula pensada na nutrição e proteção dos fios, contendo queratina, filtro UV e gérmen de trigo entre seus principais ingredientes. Vale dizer que a tinta é de fácil aplicação e possui textura cremosa para facilitar a distribuição nos cabelos.

“Não senti nada de ressecamento no meu cabelo com essa tinta, eu gostei bastante. Meu cabelo ficou brilhante, a cor fixou bem, inclusive nos fios brancos.” –
Isabela Alves

3. Tinta ruiva Maxton 7.3 – $

Indicada para diversos tipos de cabelo, a tinta Maxton 7.3 traz aos fios características de um ruivo natural. Além disso, ainda proporciona uma coloração uniforme da raiz às pontas, com uma cobertura perfeita aos fios brancos junto a muito brilho e iluminação.

“Desde a primeira vez que eu passei a tinta, o meu cabelo ficou este ruivo natural, igual ao da foto da caixinha. Eu também não sinto que a cor desbote além do normal.” – Bruuh Canuto

4. Tinta ruiva Koleston 77.44 – $$

Contando com uma tecnologia resistente à água, a tinta ruiva Koleston 77.44 proporciona mais durabilidade à sua cor intensa, que se aproxima ao vermelho. O produto ainda atua na hidratação e nutrição dos fios, o que promove mais brilho e maciez.

“Eu gostei que eu não preciso usar tonalizante com essa tinta. Sério, ela é muito poderosa! Outro ponto positivo é que o tom dela não fica ruim, mesmo com a raiz grande ela consegue aguentar um mês e meio ou dois meses para fazer o retoque.” –
Thais Cavalcanti

5. Tinta ruiva Igora Royal 8.77 – $$

Sendo dona de cores intensas, a tinta Igora Royal é famosa entre as ruivas e corresponde a uma tintura profissional bastante utilizada em salões. Entre seus principais benefícios está a entrega de tons fiéis à cartela de cor e o resultado uniforme que proporciona aos cabelos, mesmo naqueles mais porosos.

“Ela é uma tinta muito fácil de aplicar, a cremosidade dela facilita a aplicação e ela rende bastante. A tonalização dessa tintura é muito bonita, ela tem uma cor muito intensa, eu estou gostando muito desse tom 8.77, que é um ruivo acobreado mais puxado ao laranja.” – Esteffany Marques

6. Tinta ruiva Alfaparf Evolution 8.642 – $$

Indicada para aquelas que desejam um ruivo vibrante e saudável, a tinta ruiva Alfaparf 8.642 foi desenvolvida para garantir durabilidade à coloração, cobertura aos fios brancos e segurança ao couro cabeludo. Assim, o item ainda pertence a uma das principais marcas da Europa, a qual é reconhecida por seus resultados surpreendentes.

“A cor ficou muito bonita, ficou um cobre bem lindo. No geral, achei maravilhosa a cor e se você é ruivinha e gosta de um tom mais puxado para o dourado, então essa é a tua tinta.” – Ruiva de Fases

7. Tinta ruiva Amend 8.4 – $$

Marcado pelo brilho, o resultado da aplicação da tinta Amend 8.4 é uma cor vibrante e de longa duração. Além da coloração, sua fórmula se preocupa com a saúde capilar, ao passo que mantém a estrutura dos fios preservada. Também conta com sachês de ação protetora pós-coloração no kit, em que a tinta é vendida para assegurar a preservação da resistência dos fios.

“A tinta dá uma escurecida no cabelo e eu considerei isso um ponto positivo, até porque quando você faz o retoque a cor fica vibrante e podemos considerar que após algumas lavagens o tom vai desbotar e ficar mais claro. Quando os cabelos ficam na claridade, dá um brilho bem legal. Eu indico muito essa tinta da Amend.” – Paloma Faria

Sabendo disso, as tintas pontuadas poderão trazer um ótimo resultado. Todavia, não deixe de considerar as características do seu cabelo para optar pelo produto que consiga tratar suas madeixas da forma mais eficiente e segura.

Como usar tinta ruiva passo a passo

Para entender ainda mais sobre como utilizar a tinta ruiva, confira os vídeos citados. Assista com atenção, uma vez que explicam mais detalhadamente sobre o assunto:

Transformação: de morena à ruiva em um dia

No vídeo, a youtuber Natalia Santana compartilha o passo a passo que utilizou para fazer uma drástica mudança na aparência. Para tal, ela inicia com a descoloração dos fios para em seguida aplicar a tinta ruiva e finalizar com uma hidratação. Ao final, o resultado não poderia ser outro: um visual renovado e maravilhoso.

Aplicação da tinta ruiva em cabelo desbotado

Amanda Oliveira começa contextualizando que não havia pintado o cabelo todo há muito tempo e, por isso, ele se encontrava bem desbotado. Assim, ela decidiu gravar todo o processo utilizado para a aplicação da tinta ruiva, dando várias dicas ao decorrer do vídeo pertinentes às formas de aplicar a tinta e à manutenção da cor ruiva.

Procedimento para atingir o tom ruivo natural em cabelo com coloração

A cabelereira Cris Kulkkamp detalha os passos que utilizou para obter o tom de ruivo natural em um cabelo com colorações anteriores. Nesse sentido, ela aborda o diagnóstico dos fios e explica, com base nele, o porquê de a forma apresentada durante o vídeo ser a escolhida para atingir o ruivo desejado pela cliente.

Saga ruiva: tintas usadas até atingir o tom perfeito

Ao longo do vídeo, Dobruskii apresenta sua história até atingir o tom de coloração que desejava. Dessa forma, ela pontua quais foram as principais tintas ruivas que utilizou, destacando aquelas que obtiveram resultados positivos e as que não atenderam totalmente às suas expectativas.

Além da tinta, é sempre bom pensar na manutenção e hidratação dos fios, porque esses fatores colaboram com o brilho e a retenção da cor. Dessa forma, confira as matérias sobre tonalizante ruivo e reconstrução capilar.

Redatora apaixonada pela escrita e em inspirar pessoas por meio dela. Adora explorar São Paulo no tempo livre e se mantém sempre aberta a novas experiências. Além disso, é amante de moda, beleza e gatos.