6 benefícios do leite de inhame e como fazer a bebida em casa

Escrito por
Em 15.06.21

iStock

Por                                
Em 15.06.21

O leite de inhame é um alimento preparado com o tubérculo que, em algumas regiões do Brasil, é também conhecido como cará. A nutricionista Pollyana Guimarães (CRN 11529), do Grupo Pardini, explicou os benefícios e as contraindicações do inhame. Então, confira, a seguir, mais informações sobre as propriedades desse tubérculo, além do passo a passo para fazer o leite em casa.

Publicidade

Índice do conteúdo:

6 benefícios do leite de inhame

De acordo com Pollyana, o inhame é um alimento rico em vitaminas (vitaminas A, C, vitaminas do complexo B), fibras e outros nutrientes como fósforo, ferro, cálcio e potássio, além de possuir baixo valor glicêmico e lenta absorção. “Além disso, é um alimento rico em diversos nutrientes bioativos (substâncias químicas biologicamente ativas), que auxiliam na prevenção de infecções e inflamações”, completou. Veja mais benefícios apontados pela nutricionista:

  1. Tem propriedades desintoxicantes e depurativas: a vitamina C atua como “um antioxidante importante na eliminação de toxinas do sangue, além de favorecer a síntese de colágeno”, explicou Pollyana
  2. É um potente anti-inflamatório: o consumo do inhame é muito indicado para pessoas com artrite, artrose e reumatismos, isso porque “a diosgenina presente no inhame possui atividade anti-inflamatória. Além de atuar na diminuição dos níveis de colesterol e do estresse oxidativo”.
  3. Fortalece o sistema imunológico: devido às suas propriedades desintoxicantes, depurativas e antioxidantes, o alimento ajuda no fortalecimento do nosso sistema de defesa contra doenças infecciosas, por exemplo.
  4. Auxilia na regulação hormonal: Pollyana explicou que o inhame contém “diosgenina, um fito-hormônio da classe das saponinas esteroidais, que ameniza os efeitos causados no período do climatério”. Dessa forma, ajuda a aliviar os sintomas da TPM, ondas de calor da menopausa, enxaquecas, alterações de humor e sono desregulado.
  5. Melhora o funcionamento intestinal: as fibras presentes no inhame “auxiliam na prevenção de constipação intestinal e promove saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento”, acrescentou a nutricionista.
  6. Alivia alergias alimentares: segundo a profissional, “alguns estudos que mostraram diminuição da inflamação e alívio nas manifestações clínicas”.

Não faltam bons motivos para incluir o leite de inhame no seu cardápio, não é mesmo? Nos próximos tópicos, confira os cuidados necessários com o consumo da bebida, além de dicas importantes para acertar no preparo.

Cuidados com o consumo do leite de inhame

Apesar de seus benefícios, algumas variedades de inhame podem oferecer riscos à saúde se forem consumidas cruas. Nesse sentido, a nutricionista alertou: “o leite de inhame é um alimento bastante funcional, mas é preciso cuidado, pois o inhame é rico em ácido oxálico.”

“O consumo desse alimento no seu estado cru pode causar alergia em algumas pessoas, por isso é importante cautela para alguns grupos”, complementa Pollyana. Por esse motivo, o consumo deve ser evitado por pessoas com sensibilidade ao ácido oxálico, idosos, gestantes, lactantes, portadores de anemia ferropriva e de problemas renais.

Por fim, a nutricionista sugeriu o seguinte preparo: deixe 4 inhames descascados e picados em cubos de molho durante 8h, descarte o líquido e lave-os em água corrente. Depois, bata o inhame com 1 litro de água filtrada e fervente no liquidificador, passe a mistura por uma peneira fina ou um coador de pano e está pronto. A bebida pode ser armazenada em uma garrafa de vidro e conservada na geladeira por até 3 dias.

Como fazer o leite de inhame

Quer aprender outra forma de preparar o leite de inhame? No vídeo abaixo, a bióloga Camila Victorino ensina como diferenciar o inhame que pode ser consumido cru da variedade que é rica em ácido oxálico. Acompanhe todos os detalhes e o passo a passo da receita:

Ingredientes

  • 300 gramas de inhame descascado
  • 3 xícaras de água filtrada

Modo de preparo

  1. Corte o inhame em cubos pequenos;
  2. Deixe de molho em água filtrada durante 12 a 24 horas;
  3. Escorra a água e lave o inhame em água corrente;
  4. Em um liquidificador, bata o inhame com as 3 xícaras de água filtrada;
  5. Coe a bebida usando um coador voal. Depois, é só armazenar o leite na geladeira, em uma garrafa de vidro.

Agora que você já sabe como preparar a bebida corretamente, que tal aprender como fazer outros leites vegetais? Aproveite para conferir os benefícios e várias receitas de leite de arroz. Assim, você pode variar sempre o cardápio!

Publicidade

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.