Leite de alpiste: conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa

A semente virou febre nas dietas, tem ação diurética e pode auxiliar na prevenção de doenças

Escrito por Juliana Prado

Foto: Thinkstock

O alpiste é uma gramínea originária da região do Mediterrâneo. Dela é extraída uma semente muito conhecida e comumente utilizada para alimentar pássaros. O alpiste é carregado de nutrientes e, por isso, há algum tempo tem sido consumido por pessoas que buscam emagrecer ou até para auxiliar no combate a doenças, em uma mistura chamada “leite de alpiste”.

Afinal, o que é o leite de alpiste?

A bebida é uma novidade no mundo da alimentação saudável. Segundo a nutricionista Paula Castilho, trata-se de um alimento rico nutrientes como proteínas e vitaminas do complexo E e do complexo B. Apesar de ainda haver poucos estudos sobre este alimento, alguns especialistas afirmam que ele traz uma série de melhoras ao organismo.

Muitos benefícios

O leite de alpiste se destaca por seu poder antiinflamatório natural, que ajuda no sistema imunológico e no equilibro das funções básicas do corpo. Ele ainda conta com ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e também auxilia na manutenção do peso. O alimento é também um aliado no combate ao colesterol e diabetes, pode reduzir a hipertensão e melhorar a tonicidade muscular.

E sua ação não para por aí: o leite de alpiste é indicado para auxiliar no combate a doenças cardiovasculares e muitas outras, como gastrite, hipertensão e doenças hepáticas, como a cirrose. Pessoas com pedras nos rins ou infecção urinária também podem se beneficiar da ingestão deste leite, já que tem efeito diurético, que auxilia na eliminação de toxinas e diminui a retenção de líquidos.

A bebida emagrece?

Segundo a nutricionista Paula Castilho, se o seu objetivo é perder peso, o leite de alpiste pode ajudar, pois as células de gorduras são inflamatórias. Mas a especialista esclarece que, como qualquer outro alimento, ele, sozinho, não faz milagres: é preciso combinar sua ingestão a hábitos saudáveis, uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. A nutricionista destaca a ação diurética, o que diminui o inchaço.

Faça em casa!

Paula Castilho explica que o leite de alpiste pode ser preparado em casa. É muito simples. O primeiro passo é limpar bem as sementes. Então, coloque cinco colheres de alpiste em um copo com água para hidratar e deixe de molho na geladeira por 24 horas. No dia seguinte, o alpiste precisa ser lavado novamente. Coe a água e a substitua por um litro de água filtrada ou fervida. Bata no liquidificador por, aproximadamente, quatro minutos. Coe e beba em jejum 20 minutos antes das refeições.

Lembre-se: ele deve ser feito e consumido no mesmo dia, para que não perca as propriedades. A nutricionista indica o consumo de cerca de dois copos de leite de alpiste ao dia. O leite pode ser bebido com canela ou batido com frutas.

Assuntos: Alimentação

Para você