7 bons motivos para incluir kiwi na sua alimentação diária

A fruta pode ser uma boa aliada na perda de peso já que possui poucas calorias, além de alto teor de fibras e baixo índice glicêmico

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Reprodução

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De polpa verde, pele de tonalidade acastanhada e com muitas sementinhas pretas no seu interior, o kiwi é uma fruta bastante conhecida e apreciada. Seu sabor pode ser mais ou menos ácido, a depender do nível de maturidade, mas, de forma geral, é exatamente seu gosto levemente azedo e refrescante que chama a atenção!

Gabryella Batista, nutricionista clínica funcional do Instituto Aliança, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, especialista em Nutrição Oncológica e pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento, comenta que o kiwi é nativo da China e que seu maior produtor mundial é a Itália.

Típica de regiões de clima temperado, a fruta é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e fósforo. “Apresenta baixo valor calórico, aproximadamente 50 kcal por unidade, e ainda possui pectina, um tipo de fibra muito importante no controle de dislipidemias”, diz a nutricionista.

Abaixo você conhece melhor os benefícios que o kiwi pode oferecer à saúde e, também, aprende a fazer deliciosas receitas utilizando esta fruta.

7 motivos para comer e amar kiwi

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Tendo tantas propriedades importantes (vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, fibras), não é difícil de imaginar que o consumo dessa fruta ofereça diversos benefícios à saúde, não é verdade?! Conheça os principais abaixo:

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  1. Ação antioxidante: o que se deve à forte presença de vitamina C. “Assim, essa fruta ajuda a combater radicais livres, mantendo a saúde da pele, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças”, diz Gabryella.
  2. Ajuda na digestão: Gabryella explica que a fruta apresenta actinídia, enzima responsável pela digestão das proteínas.
  3. Controle da pressão arterial: a nutricionista destaca que a presença de potássio em grande quantidade equilibra os níveis dos demais eletrólitos, principalmente, sódio.
  4. Controle de peso: Gabryella destaca que a fruta tem baixa caloria, além de alto teor de fibras e baixo índice glicêmico.
  5. Aliado para os diabéticos: a nutricionista explica que o kiwi contribui para o equilíbrio da liberação de insulina; possui baixo índice glicêmico e, com isso, não contribui para o aumento da glicemia de maneira acentuada.
  6. Combate às doenças cardíacas: Gabryella destaca que a fruta possui ação anticoagulante, reduzindo as chances de formação de trombos na corrente sanguínea.
  7. Redução do colesterol: a nutricionista explica que a fruta reduz a absorção intestinal de colesterol devido à presença de fibras.

Vale ressaltar que o kiwi é ainda uma fruta versátil, que pode ser consumida em saladas, sucos, in natura, vitaminados e em receitas variadas.

12 receitas para aproveitar melhor a fruta

Foto: Reprodução / Pitadinha

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1. Geleia de kiwi: um misto de azedinho com doce, e com a “crocância” da semente, que ainda dá um visual bonito à geleia. O preparo é simples e você precisará apenas dos kiwis, de açúcar e maçã.

2. Bolo de kiwi: simples, fofinho e saboroso sem ser muito doce. Ideal para um lanche da tarde, por exemplo, ou para quando você está com vários kiwis em casa e quer fazer algo diferente!

3. Panqueca com calda de kiwi e manga com mel: uma combinação deliciosa. Você usará ovos, farinha de trigo, leite integral, kiwi, manga, água, açúcar, cream cheese, mel e granulado de chocolate.

4. Kanten de baunilha e kiwi: você precisará de ágar-ágar, kiwis, açúcar, leite condensado, leite e baunilha. Para uma sobremesa leve, bonita e gostosa!

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5. Parfait de iogurte e kiwi: além de ter uma apresentação fofa, pode ser servido no café da manhã, num brunch ou até mesmo como sobremesa em versão leve e saudável. E o detalhe é que é supersimples de preparar.

6. Verrini de manga e kiwi: verrine é o nome dado aos “pratos” que na verdade não são servidos em pratos, mas sim em copos! Este leva apenas manga bem madura, kiwis e creme de leite de castanha de caju. Fica bonito e saboroso!

7. Sorbet de kiwi: o rendimento desta receita é de 450ml e você usará apenas kiwis maduros, água, açúcar cristal e vodka. Vale destacar que a quantidade de açúcar pode variar dependendo do quanto o kiwi está maduro. Boa pedida para os dias quentes!

8. Sorbet de kiwi e melão: para fazer esta sobremesa refrescante, você usará apenas os kiwis, melão, açúcar, água e suco de limão. Antes de servir, deixe o sorbet em temperatura ambiente por 5 a 10 minutos.

9. Picolé de limão e kiwi: ótima pedida para os dias quentes! Uma deliciosa, refrescante e prática receita de picolé. Você precisará apenas de limão, água filtrada, açúcar, folhas de manjericão e kiwis.

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10. Picolé de kiwi e morango: quer uma opção de docinho pouco calórico pra comer no meio da tarde ou depois do almoço? Essa é uma ótima ideia! Além de muito gostosa, essa combinação fica linda, e não é difícil de fazer!

11. Shake de chocolate, kiwi e mel: receita que reúne o amarguinho do cacau, o azedinho do kiwi e o doce do mel. Uma opção refrescante e saudável, para quem está com vontade de algo diferente, mas sem “extrapolar a dieta”.

12. Batido de abacate, banana e kiwi: você usará bebida de aveia, abacate maduro, banana, kiwi e folhas de hortelã. É um batido que fica espesso, mas, quem preferir mais líquido, pode acrescentar mais um pouco de bebida de aveia.

Contraindicações do kiwi

Não há grandes problemas associados ao consumo de kiwi. Mas, de forma geral, ele não é indicado para pessoas com cálculo renal, problemas no estômago ou alergia comprovada à fruta.

Para algumas pessoas, a fruta pode causar um efeito laxativo leve, mas, geralmente isto não acontece, e o kiwi pode ser consumido normalmente dentro de uma dieta equilibrada, oferecendo, inclusive, benefícios significativos à saúde!

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