Como fazer sua própria granola caseira em diferentes versões saudáveis

Receitas e sugestões para preparar sua granola em casa com seus ingredientes favoritos

Escrito por Patrícia Cochoni
Reprodução / Tempero Alternativo

Reprodução / Tempero Alternativo

A granola é um alimento saudável, muito popular e inegavelmente deliciosa. São inúmeros os benefícios trazidos pelo consumo frequente da granola, sendo que dentre eles podemos listar a possibilidade de baixar o colesterol, regular a digestão e aumentar a energia.

Apesar de benéfica para a saúde, a granola tem bastante gordura e açúcares provenientes das frutas e nozes, o que a faz altamente calórica.

Para se ter uma ideia cerca de 1 xícara de granola contém aproximadamente 600 calorias. Por isso, o ideal é se limitar a porções de ¼ de xícara e consumi-la com leite e iogurte desnatado que possuem menos gordura.

Confira a seguir o passo a passo e adapte as combinações de granola conforme sua preferência. Você também pode montar combinações com a ajuda de um nutricionista para garantir porções saudáveis e ricas em nutrientes.

Como fazer a granola em casa

Foto: Reprodução / Blog Marola com Carambola

Foto: Reprodução / Blog Marola com Carambola

Fazer a granola em casa é ótimo para controlar o a quantidade de açúcar e gordura que ela possui. Além de ser uma forma de se certificar que ela é livre de adoçantes e conservantes. A receita abaixo é uma boa granola para o dia a dia, saudável e muito gostosa.

Leia também: 10 alimentos para um detox poderoso

  • 3 xícaras (chá) de aveia em flocos grossos;
  • 1 xícara (chá) de avelã sem casca picada;
  • ½ xícara (chá) de coco seco sem açúcar;
  • 3 colheres de açúcar mascavo;
  • ¾ colher de chá de canela em pó;
  • ¼ colher de chá de gengibre em pó;
  • ¼ colher de chá de sal;
  • ⅓ xícara (chá) de mel;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 1 xícara (chá) de frutas secas.

Preaqueça o forno à 300C. Forre uma forma com papel manteiga. Misture os 7 primeiros ingredientes numa vasilha. Coloque o mel e o óleo em uma panela e leve ao forno em fogo médio-baixo até ficar liso. Jogue a mistura do mel sobre a vasilha e misture. Espalhe na forma e leve ao forno por 40 minutos mexendo a cada 10 minutos. Retire, mexa e deixe esfriar. Adicione as frutas secas e reserve em um pote fechado.

Você pode utilizar esta receita como base para criar sua própria granola. Em vez da avelã utilize nozes, amêndoas ou castanha de caju. Inclua semente de abóbora, girassol ou de gergelim. Nas frutas secas coloque goji berry ou uva passa.

Vale considerar outros fatores quando preparar sua granola:

1. Se preferir pedaços maiores de granola acrescente mais mel, pois o açúcar faz com que os ingredientes grudem mais uns nos outros. Outra dica para pedaços maiores é não mexer a granola assim que ela sai do forno.

2. Quando for fazer substituições não esqueça de manter a proporção seco para líquido. Também não se esqueça de considerar que alguns ingredientes são mais doces que outros, agave, por exemplo, é mais doce que outros tipos de açúcar e por isso talvez você tenha que substituir numa quantidade menor.

Leia também: 10 alimentos saudáveis que deixam você satisfeita

3. Temperos como canela e cardamomo ficam ótimos em granola. Mas cuidado para que eles não fiquem intensos demais. Com a canela 1 colher de chá por forma é mais do que suficiente. Já para temperos mais fortes comece com ¼ de colher de chá e vá adicionando mais se desejar.

Combinações para usar com a sua granola

Com a granola pronta as combinações para usá-la são ilimitadas. Além da clássica mistura com leite ou iogurte, você pode utilizar a granola em doces e até mesmo algumas preparações salgadas (sempre estando atento para os ingredientes que usou na sua granola antes de combiná-la).

Você pode utilizar a granola em cookies, muffins ou panquecas para dar uma textura crocante a esses doces. Você também pode salpicar granola sobre saladas que levam legumes mais adocicados como cenoura e batata doce. Pulse a granola com manteiga no processador e você obtém uma mistura que pode ser utilizada para fazer um crumble de frutas. As opções são infinitas. É só colocar a criatividade para trabalhar.

Receitas de granola caseira diferentes

Foto: Reprodução / Blog Cozinha Dalbo

Foto: Reprodução / Blog Cozinha Dalbo

Fizemos uma seleção de receitas de granola caseira pra vocês se inspirarem e criarem sua própria versão de acordo com o gosto de cada um. Não se esqueçam das dicas acima para substituições e de sempre experimentar a mistura antes de colocar no forno, adaptando para o seu paladar.

  1. Granola rápida
  2. Granola com leite de coco
  3. Granola com melado e óleo de coco
  4. Granola sem glúten
  5. Granola multigrãos com cacau
  6. Granola salgada
  7. Barrinha de granola com chocolate

Fazer granola em casa além de mais saudável é mais barata. Ela é bem versátil e não existe uma regra para prepará-la, o que permite infinitas variações. Lembre-se sempre de mantê-la em um potinho fechado para que ela fique crocante e deliciosa por mais tempo.

Leia também: 48 receitas de snacks saudáveis para você fazer na sua casa

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web