Farofa de Natal: 12 receitas perfeitas para deixar a sua ceia ainda mais especial

Escrito por
Em 09.11.19

iStock

Com a chegada das festas de fim de ano, é comum pensar na família reunida em volta de uma mesa farta. O peru pode até ser o protagonista, mas a farofa de Natal também é um prato importante, afinal, quem não gosta de se deliciar com esse acompanhamento? Seja com ou sem uva passa, fica fácil conseguir uma farofa gostosa com as receitas abaixo.

Continua após o anúncio

1. Farofa de Natal com bacon

Bacon é aquele tipo de ingrediente coringa, ideal para incrementar o sabor de diversos pratos salgados, e com a farofa isso não é diferente. Para que seu sabor se destaque, a farinha de mandioca é frita na gordura da carne. Simples, essa opção ainda pode ser usada como base para um preparo mais elaborado.

2. Farofa de Natal com calabresa

Se você quer uma farofa com um sabor bem marcante, vale a pena combinar a farinha de mandioca com calabresa, bacon e pimentão vermelho. Além desses itens, manteiga, azeite e temperos também entram em cena. E ainda tem a uva passa como opcional.

3. Farofa de Natal com pimentão

Se você curte pimentão, essa receita pode ser a ideal, pois ela leva duas versões: a amarela e a vermelha. Sem complicações, bacon também entra em cena para deixar a farofa ainda mais gostosa. Vale a pena conferir o passo passo no vídeo.

4. Farofa de Natal com extrato de tomate

Você pode surpreender facilmente seus convidados com essa opção. Isso porque essa é uma farofa que fica úmida devido ao uso de azeite, manteiga e extrato de tomate. Assim, você consegue inovar um pouco na textura sem ter muito trabalho na cozinha.

5. Farofa de Natal com batata palha

Continua após o anúncio

Para dar um toque crocante ao seu acompanhamento, a batata palha é uma boa escolha de ingrediente. Além disso, nessa receita, você aprende como deixar sua farofa bem colorida e cheia de sabor. A lista de ingredientes pode até não ser das mais curtas, mas o resultado compensa.

6. Farofa de Natal de cenoura

Feita com farinha de mandioca, cenoura, bacon, cebola, manteiga, cheiro-verde, sal e azeite, essa é uma opção bem prática para você testar na sua cozinha. Mesmo com poucos ingredientes, o resultado fica incrível. Se você não quer ter muito trabalho, confira essa opção.

7. Farofa de Natal com ervilha

Nessa receita, ervilha e uva passa são usadas em grande quantidade. Mas o acompanhamento que tem a farinha de mandioca como base ainda leva uma boa quantidade de bacon, pimentão vermelho, cenoura e temperos. Toda essa combinação forma um sabor irresistível.

8. Farofa de Natal com ovos

Além de farinha de mandioca e ovos cozidos, essa receita ainda leva bacon, cebola, cenoura, azeitona verde, sal, pimenta-do-reino e azeite. Se o tempo for curto ou você quiser dar mais atenção aos outros pratos, dá para testar essa opção básica, mas que não deixa o sabor de lado.

9. Farofa de Natal apimentada

Para obter uma farofa com um sabor picante, a sugestão dessa receita é usar a pimenta-de-cheiro. Além dela e da farinha de mandioca, você vai usar uva passa branca e preta, cebola, cheiro-verde, bacon, cenoura, sal e tomate. Com poucos ingredientes, você já consegue um sabor bem marcante.

10. Farofa de Natal com banana

Continua após o anúncio

A uva passa não é a única fruta que garante uma farofa com sabor agridoce. Nessa receita, banana também é usada. Farinha de milho, manteiga, bacon, cenoura, cebola, alho, azeitona e temperos ajudam a completar o sabor do acompanhamento.

11. Farofa de Natal com maçã

Faça um deliciosa farofa natalina usando farinha de mandioca, maçã, uva passa, cenoura, pimentão, milho, azeitona, cebola e margarina. Essa é uma receita extremamente simples de ser feita e, assim, sobra tempo para você dedicar aos outros pratos.

12. Farofa de Natal com amêndoas

Lascas de amêndoas deixam a sua farofa pra lá de especial. Se ela ainda for combinada com nozes, seu acompanhamento pode ficar bem crocante. Além disso, outro ingrediente inusitado usado nessa receita é a ameixa. Se você quer sair do comum, veja todas as dicas dessa receita.

Viu só quantas receitas de farofa de Natal gostosas que você pode testar na sua cozinha? Com tantas opções, você vai querer fazer esse acompanhamento o ano todo! E tem mais: se você quiser economizar nas festividades de fim de ano, confira essas receitas de ceia de Natal econômica.