5 remédios caseiros para diminuir o ácido úrico e evitar problemas renais

Quem tem tendência a apresentar níveis elevados dessa substância pode se beneficiar dessas dicas

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

O ácido úrico é uma substância que se forma em nosso organismo em decorrência da quebra da purina, uma proteína encontrada em diversos alimentos, como carnes vermelhas, peixes e frutos do mar. Normalmente, o ácido úrico não causa problemas de saúde e é eliminado pelos rins sem maiores dificuldades.

Contudo, em pessoas que sofrem de alguma condição renal, essa substância pode se acumular no organismo na forma de cristais que se depositam em vários tecidos. Quando ele se acumula nos rins, pode provocar o surgimento de cálculos (pedras) e da insuficiência renal.

Quando os cristais se depositam nas articulações, eles podem dar origem à gota, um tipo de artrite que causa dores intensas, vermelhidão e inchaço principalmente nos membros inferiores.

Se você tem tendência a apresentar níveis elevados de ácido úrico, confira estes cinco remédios caseiros que podem ajudar a eliminar essa substância do seu organismo:

1. Vinagre de maçã

Foto: iStock

Os ácidos orgânicos do vinagre de maçã, especialmente o ácido málico, auxiliam o organismo na quebra do ácido úrico, prevenindo a formação de cristais e os processos inflamatórios. Além disso, esse ingrediente também ajuda a regular o pH do sangue, contribuindo para uma melhora geral da saúde.

Leia também: Tudo sobre a doença chamada Gota

Ingredientes e modo de preparo

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (20 ml)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Para preparar, basta diluir o vinagre em uma xícara de água quente.

Como utilizar

A mistura deve ser tomada duas vezes ao dia: a primeira em jejum pela manhã e a segunda à tarde. Siga o tratamento por duas ou três semanas continuamente.

2. Chá de urtiga

Foto: iStock

A urtiga é conhecida por causar alergias e irritações em quem encosta em suas folhas; porém, o chá preparado a partir da planta já processada e pronta para o uso tem benefícios para a saúde, incluindo a redução dos níveis do ácido úrico e uma desintoxicação do organismo.

Ingredientes e modo de preparo

  • 1 colher de sopa de urtiga especial para chás (encontrada em casas de produtos naturais)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Aqueça a água até a fervura, apague o fogo e adicione a urtiga (cuidado para não utilizar folhas frescas e acabar queimando a pele). Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.

Como utilizar

Indica-se tomar de duas a três xícaras de chá de urtiga por dia durante pelo menos dez dias.

3. Chá de cavalinha

Foto: iStock

A cavalinha é uma planta com propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias que estimula a produção de urina e, dessa forma, ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo. Além disso, ela contém antioxidantes que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres e reduzem o risco da formação de cálculos nos rins.

Leia também: Cuide da saúde dos seus rins

Ingredientes e modo de preparo

  • 1 colher de sopa de cavalinha (10 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

O preparo consiste em ferver a água, tirar do fogo, acrescentar a cavalinha e deixar o chá em infusão por 10 minutos com o recipiente tampado. Depois desse tempo, coe a bebida.

Como utilizar

O chá de cavalinha deve ser tomado pela manhã, com o estômago vazio, e pelo menos mais duas ou três vezes durante o dia.

4. Chá de salgueiro

Foto: iStock

A casca do salgueiro, também conhecido como chorão, vime e salso, tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a dor nas articulações, facilitando tratamento da gota. Além disso, ela contém substâncias que ajudam o organismo a processar as purinas, evitando a formação ácido úrico.

Ingredientes e modo de preparo

  • 1 colher de chá de casca de salgueiro (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Adicione a casca do salgueiro a uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe a bebida.

Como utilizar

Os melhores resultados são obtidos quando o chá de salgueiro é tomado pela manhã (não precisa ser em jejum). Se preferir, você também pode aplicar o chá morno nas áreas doloridas com ajuda de um lenço.

Leia também: Os 5 nutrientes mais importantes para a saúde da mulher

5. Chá de cebola

Foto: iStock

O chá de cebola tem propriedades de limpeza do organismo que contribuem para o controle dos níveis de ácido úrico. Além disso, ele contém antioxidantes que auxiliam a quebra dos cristais que por ventura se formem nos rins.

Ingredientes e modo de preparo

  • ½ cebola
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Pique a metade de uma cebola e ferva-a em uma panela com duas xícaras de água. Deixe a mistura em fogo baixo por 10 minutos e tire do fogo em seguida. Coe o chá e adicione o mel para adoçar.

Como utilizar

Recomenda-se tomar uma xícara de chá de cebola pela manhã e uma xícara à tarde por pelo menos duas semanas seguidas. Neste caso, o mel é utilizado para atenuar o sabor forte do chá.

O chá de cebola e as outras dicas para diminuir o ácido úrico apresentadas nesta matéria são receitas caseiras que não são totalmente comprovadas pela ciência. Você não deve substituir ou modificar o tratamento convencional prescrito pelo seu médico sem antes conversar com ele.

Leia também: Artrite e artrose

Dicas pela Web