Decapagem: aprenda tudo a respeito desse procedimento capilar

Escrito por
Em 26.05.20

iStock

Se arrependeu de ter pintado o cabelo ou quer trocar a cor? Provavelmente você terá que passar pela decapagem. Por se tratar de um processo capilar químico, é preciso ter alguns cuidados para não danificar ainda mais os fios. Consultamos o cabeleireiro Edson Idogawa, do Hair Studio Anzen, para tirar todas as suas dúvidas sobre a técnica. Confira:

Continua após o anúncio

O que é a decapagem?

Decapagem é o nome do processo que remove a tinta de cabelo ou colorações artificiais nos fios. Trata-se de um procedimento delicado e duplamente agressivo, pois a decapagem já é uma segunda química, feita após uma coloração.

Como se faz a decapagem?

iStock

A decapagem pode ser feita com produtos específicos de remoção de pigmentos, como o Dekapcolor, e também com a misturinha clássica usada na descoloração: pó descolorante e água oxigenada. Os produtos são aplicados nas madeixas pigmentadas, aguarda-se um tempo de ação e, então, os fios são lavados. Há casos em que apenas uma aplicação é o suficiente, mas, quando a tinta é muito escura, é preciso repetir o processo.

Recomenda-se fazer o procedimento no salão com um profissional, pois trata-se de um processo agressivo, que pode causar corte químico caso feito de maneira errada. Os custos são parecidos com o de uma descoloração comum. Se você insistir em fazer em casa, terá os gastos com os produtos para a decapagem e para a recuperação dos fios.

Decapagem X descoloração

De acordo com o cabeleireiro, são processos semelhantes, mas feitos em momentos diferentes. Enquanto a descoloração é feita para retirar o pigmento natural dos fios, a decapagem é realizada após uma tintura ou coloração artificial. Por isso, a decapagem acaba sendo mais agressiva, porque o cabelo provavelmente já passou por uma descoloração anterior.

Quando fazer a decapagem?

Ela é recomendada quando a pessoa deseja mudar a cor dos fios para um tom claro, mas tem uma tinta escura no cabelo. O especialista ressalta que, quanto mais escuro o pigmento, mais trabalhoso é retirá-lo. A decapagem no cabelo preto, por exemplo, é extremamente trabalhosa, pois é uma coloração escura que demanda mais de uma aplicação para sair e, mesmo assim, alguns pigmentos podem continuar nos fios.

No cabelo laranja, o procedimento é feito para neutralizar o avermelhado nas mechas e deixá-las loiras ou platinadas. Segundo Edson, ela não é recomendada para pessoas que já fizeram algum processo de redução de volume ou alisamento nos fios. De acordo com o cabeleireiro, os produtos utilizados na decapagem são incompatíveis com os usados durante essas químicas anteriores.

Cuidados com o procedimento

Antes de fazer a decapagem, recomenda-se consultar um profissional para verificar o estado dos seus fios e se certificar de que eles aguentam outra química sem muitos danos. Os produtos usados devem ser de qualidade e, após a decapagem, é necessário repor todos os nutrientes perdidos durante o processo. Confira os cuidados necessários e os produtos que podem ser usados em cada etapa:

Continua após o anúncio

Dicas de Mulher

Antes

Dicas de Mulher

  1. Shampoo Anti-resíduos Yenzah, na Época Cosméticos
  2. Creme de Limpeza Capilar Vichy, na Época Cosméticos
  3. Shampoo Fortificante Keune, na Época Cosméticos

Durante

Dicas de Mulher

  1. Dekapcolor, nas Americanas
  2. Pó Descolorante Yamá, na Ikesaki
  3. Água Oxigenada Kert 30 volumes , na Ikesaki

Depois

Dicas de Mulher

  1. Ampola de Reconstrução Capilar Schwarzkopf, na Beleza na Web
  2. Kit Lola Cosmetics Cronograma Capilar, nas Americanas
  3. Máscara L’Oréal para tratamento nutritivo, na Segredos de Salão

É importante cuidar dos fios até mesmo antes do procedimento, para que ele aguente uma decapagem. Além disso, é indispensável que você siga as etapas de nutrição, hidratação e reconstrução, já que elas vão auxiliar na recuperação da sua fibra capilar.

Decapagem: antes e depois

Para que você tenha uma ideia do resultado do procedimento, separamos vídeos e relatos de quem já passou pelo processo. Confira:

1. Decapagem para tirar o preto do cabelo

Só quem já pintou o cabelo de preto sabe como é difícil remover o pigmento escuro das madeixas. Mas nada é impossível! Nesse vídeo, acompanhamos todo o procedimento feito por um especialista.

2. Soap cap: como tirar o vermelho do cabelo

Se você é do time das ruivas, sabe que o vermelho e os tons de laranja sofrem alterações com frequência. Nesse vídeo, vemos um processo de decapagem feito em casa e os resultados de um ruivo antes e depois do soap cap.

Continua após o anúncio

3. Decapagem de cabelo colorido

Para que o pigmento fixe no seu cabelo com uma cor fiel à da embalagem, é necessário que ele esteja “limpo” de outras colorações antigas. Veja como fazer uma decapagem com shampoo e pó descolorante para retirar o colorido. Lembre-se de que esse procedimento só dá certo quando os fios foram pintados com tonalizantes temporários.

4. Decapagem para corrigir cabelos manchados

Uma descoloração geral feita em cabelos tingidos pode resultar em mechas manchadas. Nesse vídeo, acompanhamos como usar a decapagem para corrigir essas manchas e vemos o resultado de uma nova coloração.

A decapagem é um processo complexo e que envolve muita química. Por isso, sempre consulte um profissional antes de fazer, pois o descuido com as madeixas pode resultar em fios muito danificados. Para evitar que isso aconteça, a dica é seguir um cronograma capilar.

Assuntos: Cabelos