Conheça as principais técnicas de como tirar tinta do cabelo

Escrito por
Em 15.02.21

iStock

Por                                
Em 15.02.21

Seja por cansar da cor ou para mudar, aprender como tirar tinta do cabelo é algo que ajuda bastante! Para saber mais, conversamos com a Megue Costa, hair stylist e idealizadora do Emme Vip, especialista em colorimetria pela Vidal Sassoon School (Londres) e em corte pela Academia Llongueras (Buenos Aires). Veja os detalhes!

Publicidade

Índice do conteúdo:

6 maneiras de tirar tinta do cabelo

Megue explica que a melhor maneira de tirar a tinta do cabelo é procurar um(a) profissional. Ele(a) realizará a avaliação da textura, da química e do estado dos fios para, assim, sugerir o processo adequado para retirar os pigmentos. Entre as técnicas de como tirar tinta do cabelo, a hair stylist separou as seguintes:

1. Decapagem

iStock

“Consiste em descolorir a parte com coloração até o fundo de clareamento desejado para colocar a outra cor! É o processo que mais agride os fios, mas, se você não quiser clarear muito, ele é bem eficaz e você se livra da cor indesejada de uma só vez!”, explica Megue.

2. Mechas

iStock

Se o seu cabelo estiver danificado e não aguentar um procedimento de descoloração total, Megue explica que clarear aos poucos com mechas é uma opção. Desse modo, o trabalho é feito de modo gradual até chegar à tonalidade desejada.

3. Shampoo antirresíduo

iStock

Megue comenta que, apesar de a ida ao profissional ser a melhor escolha, há opções como o shampoo antirresíduo para realizar uma limpeza de cor.

“Usar shampoos de limpeza para que essa coloração desbote a cada lavagem. Não passe mais nenhum produto, nem tonalizante ou outras colorações. O shampoo antirresíduo não tira por completo a coloração, mas vai ajudar a desbotar e facilitar na mudança de cor caso a cliente deseje clarear”, explica. A profissional alerta que esse tipo de shampoo acaba ressecando os fios, por isso um tratamento de recuperação deve fazer parte da sua rotina!

Publicidade

4. Clareadores

iStock

Segundo a hair stylist, há alguns produtos que clareiam o cabelo em um ou dois tons, que são shampoos clareadores. Eles têm função de desbotar a cor e são menos agressivos que outras técnicas. Mas ela cita uma contraindicação: “é contraindicado se você já tiver um crescimento natural de raiz, pois ele irá desbotar seu fundo natural também, geralmente para uma cor mais alaranjada”.

5. Shampoozada

iStock

Essa técnica consiste em misturar o descolorante, uma água oxigenada de baixo volume e um shampoo. Deve ser aplicada nos cabelos molhados. Megue explica mais sobre o efeito: “de acordo com o tempo de pausa e a quantidade de tintura no cabelo, é possível clarear de um a três tons. É mais agressivo e deve ser aplicado somente na parte que tem a coloração, com muito cuidado”.

6. Bicarbonato

iStock

“Ele realmente acaba fazendo uma boa limpeza na cor com o uso contínuo, mas, por conta das suas propriedades, deixa o cabelo bem opaco e sem vida”, esclarece. Por isso tenha cuidado na hora de investir nas receitinhas caseiras que alteram a cor, ok?

A hair stylist explica que outras técnicas, como o vinagre e o leite, não são indicados para tirar tinta do cabelo. Isso porque o vinagre tem um pH bem ácido e o efeito ao usá-lo está mais relacionado à manutenção da cor. Já o leite é bom para amenizar o tom verde que fica nos fios loiros, quando vamos para piscina e temos o contato com o cloro. Mas, para a descoloração, o leite não tem efeito, hein!

Saiba mais sobre como tirar tinta do cabelo

Que tal ver vídeos que mostram a experiência e o passo a passo de como tirar tinta do cabelo? Veja as dicas que selecionamos para você!

Aprenda como tirar tinta do cabelo com e sem pó descolorante

Esse é um método que não descolore os fios ou suaviza a cor quando o assunto é tinta permanente. No entanto, se você passou aquele tonalizante ou tinta fantasia, essa técnica ajuda a tirar tudo, inclusive o excesso do matizador. Acompanhe!

Publicidade

Como tirar tinta de cabelo preto azulado

Aqui, você aprende o método da shampoozada para tirar a tinta do cabelo e acompanha todo o processo que a Carol Costa teve com seu hair. O melhor é finalizar com uma hidratação de Maizena para deixar os fios radiantes!

Tirando a coloração vermelha dos fios

A coloração vermelha é uma das mais complexas de remover dos fios, devido à alta pigmentação. No vídeo, você aprende o passo a passo de como tirar tinta do cabelo, além de conferir o resultado!

2 produtos para auxiliar a tirar a tinta do cabelo

No vídeo, a Vanessa Menezes dá a dica de 2 produtinhos para você investir, se a intenção é chegar a tons mais claros que o seu cabelo atual. Os produtos são o DekapColor e o Efassor. Confira as explicações que fazem toda a diferença!

Transformação para tirar tinta do cabelo sem danificar

A Giovanna Carmesini explica como foi a sua experiência de tirar a tinta do cabelo sem danificar os fios. Ela contou com o trabalho de uma profissional, mas toda a sequência para chegar ao resultado é narrada nesse vídeo. Fica uma cor linda!

Depois de ver cada uma das técnicas de como tirar tinta do cabelo, você percebeu que manter um cabelo saudável é superimportante nesse processo, né? Principalmente com a reconstrução capilar, que auxilia nos processos de química para melhorar a saúde dos fios!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Cabelos